Mundo Mulher

Agora é a hora para encarar o tratamento de varizes

Agora é a hora para encarar o tratamento de varizes

Agora é a hora para encarar o tratamento de varizes

Para garantir pernas impecáveis para o verão, o tratamento de varizes deve ser iniciado agora. E para aquelas pessoas que decidiram dar fim ao problema, uma boa notícia chegou a Santa Catarina: um novo tratamento acaba de chegar por aqui pelas mãos do médico Marcelo Mandelli.

O médico Marcelo B. Mandelli, cirurgião vascular e Coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, estreou no estado, após avaliar o método em Barcelona no início do ano, o que há de mais moderno para o tratamento de varizes: o Synus Novadiode 980, um laser endovascular de diodo utilizado na terapêutica de varizes, inclusive nas veias safenas.

Este aparelho associa as duas técnicas mais modernas na área da cirurgia vascular: o laser e a cirurgia endovascular. A cirurgia endovascular é uma técnica inovadora por ser uma intervenção minimamente invasiva, ou seja, com pequenas incisões na pele, menor trauma cirúrgico e conseqüentemente uma recuperação mais rápida.

As veias mais calibrosas, que até agora só eram eliminadas através de cirurgia, podem hoje ser tratadas pelo novo laser. Ele também apresenta indicação nos vasos de menor calibre, podendo ser associado ao laser de Nd-Yag 1064, que o médico já utiliza no tratamento destes vasos.

“Com a utilização destes dois modernos equipamentos, as indicações de cirurgia estão cada vez mais restritas, e quando a intervenção é necessária, a recuperação é mais rápida com a associação do laser”, afirma Dr. Marcelo. No tratamento das veias safenas, o laser de diodo realiza a ablação (cauterização) interna da veia, sem a necessidade de fazer sua retirada.

O aparelho possui uma fibra ótica que transmite à distância a energia do laser. O tratamento é realizado através da introdução desta fibra ótica no interior da veia por uma pequena punção das safenas.

O laser emitido promove a ablação interna com fechamento das safenas sem rompimento das veias colaterais diminuindo o trauma cirúrgico. “Essa é a mais nova e promissora técnica para abolir o refluxo nas veias safenas”, afirma o médico. O laser endovascular apresenta resultados surpreendentes nas varizes reincidentes, nas veias calibrosas inestéticas dos pés, nas pacientes com histórico de flebites ou úlceras e nos casos onde há fibroses (cicatrizes) nas pernas.

Com a utilização do laser, o tempo de internação é reduzido e o pós-operatório também é muito mais simples, com menos hematomas, podendo haver o retorno mais breve às atividades normais.

“Entretanto, devemos lembrar que o laser endovascular não é útil para todos os casos, e que o tratamento convencional também é eficiente. A correta avaliação do cirurgião vascular é necessária para determinar as vantagens com a aplicação do método caso a caso”, salienta o cirurgião.

Vantagens do tratamento com Laser Endovascular É um tratamento minimamente invasivo; Pode se realizada apenas com anestesia local; É um tratamento seguro com pouca possibilidade de complicações; É um tratamento de rápida recuperação, que possibilita uma rápida retomada das atividades.

Enviado por Clarissa Antunes - Em Voga Comunicação

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja