Mundo Mulher

Faça tatuagens e piercings sem erro e com segurança

Faça tatuagens e piercings sem erro e com segurança

 

 Se antes as tatuagens e os piercings eram vistos com preconceito, hoje é difícil encontrar alguém com um corpo livre de desenhos ou furos. Os procedimentos estão mais seguros, assim como as técnicas de remoção. Mas, antes de sucumbir ao desejo quase irresistível de tatuar aquele desenho perfeito, é preciso tomar alguns cuidados, já que uma tatuagem ou um piercing mal-cuidados podem trazer prejuízos à saúde. O dermatologista Alexandre Filippo, coordenador do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia, lembra que o primeiro passo é escolher um local com licença apropriada para fazer piercings e tatuagens.

Além disso, o estabelecimento deve ser extremamente limpo e só usar material descartável. - Prestar atenção nestes detalhes é muito importante, já que isso evita o risco da pessoa pegar uma infecção ou até uma doença mais séria. O ideal é conversar com outros que já fizeram tatuagens ou piercings e pegar recomendações de lugares e tatuadores com boa reputação - aconselha o dermatologista. Fazendo a escolha certa Com mais de 20 brincos pelo corpo, a bodypiercer Pérola Rodrigues, do Estúdio Banzai, lembra que, em vez de seguir modismos, a pessoa deve escolher um piercing ou uma tatuagem com bastante calma para não se arrepender depois. - Todo mundo quer ser diferente, seja por um corte de cabelo, pela roupa ou por um piercing, mas percebo que aquela febre já passou. Há uns dois anos, todas as mulheres queriam um brinco no umbigo. Acho que hoje quem decide por uma perfuração é porque gosta mesmo e vai mantê-la por muitos anos - diz Pérola.

Segundo ela, as mulheres fazem mais piercings do que homens e os locais mais perfurados atualmente são a língua, o nariz e a cartilagem da orelha. Para a bodypiercer, manter a saúde do furo não é nenhum segredo. Ela recomenda lavar o local duas vezes ao dia com sabonete antiséptico e procurar um especialista no primeiro sinal de inflamação. Se o piercing for na língua, é preciso ter cuidado na hora de escolher o brinco, já que alguns podem lascar os dentes. Os especialistas recomendam começar com piercings de material macio, como nylon, e evitar ficar mordendo ou brincando com a bolinha do adereço.

A estudante de moda Sarah Andrade, de 25, que tem duas tatuagens e dois piercings, optou por intervenções discretas. Para ela, cada uma das marcas foi feita para simbolizar um momento especial. Longe de se arrepender dos desenhos ou dos brincos na orelha e no nariz, ela quer mais: - Sempre penso em fazer mais tatuagens e estou esperando o momento certo. Do piercing eu já cansei um pouco e às vezes tiro os brincos, principalmente por causa do trabalho, mas adoro olhar para um desenho no meu corpo e recordar uma época, lembrar de como eu era e como eu sou agora.

Gosto do processo todo, desde a escolha até a hora de exibir o desenho - explica Sarah. A tatuadora Lia Calheiros, também do Banzai, diz que as tatuagens recordistas em pedidos são as borboletas, as estrelas e os ideogramas chineses. E, diferente dos piercings, as tatuagens precisam de atenção redobrada para não darem problema. - Um erro muito comum é a pessoa desobedecer às ordens dos tatuadores e ir para a praia ou pegar sol alguns dias depois de ter feito a tattoo. Isso é um problema, já que a água do mar pode infeccionar o local, o sol desbota o desenho e o resultado final fica péssimo. A tatuagem é uma ferida que precisa de tempo para cicatrizar - explica Lia. Ela sugere que, nas duas semanas depois de fazer o desenho, a pessoa deixe a tatuagem arejada, limpa e protegida do sol.

Lia também recomenda que se evite alimentos gordurosos ou que possam causar alergias, como os crustáceos e a carne de porco. Depois de cicatrizado, o desenho deve receber uma generosa camada de filtro solar sempre que for exposto ao sol. Para não ter problemas com a tatuagem ou com os piercings no futuro, o dermatologista Alexandre Filippo sugere que as pessoas evitem tatuagens coloridas, principalmente as feitas com tinta branca, laranja e amarela, que não saem mesmo com muitas aplicações de laser. Alexandre também é contra tatuar nomes de maridos, namorados ou artistas e bandas do momento, e áreas grandes ou sempre expostas. No casos dos piercings, ele sugere apenas que as pessoas evitem os brincos grandes ou aqueles que alargam a pele.

Fonte: Goiasnet.com/O Globo

   
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja