Mundo Mulher

OS 3 Rs DO REJUVENESCIMENTO FACIAL -Dr. Otávio Macedo

OS 3 Rs DO REJUVENESCIMENTO FACIAL -Dr. Otávio Macedo

 Hoje em dia, naturalidade é a palavra de ordem quando o assunto é rejuvenescimento facial. De acordo com a tendência atualmente seguida pela maioria dos países, incluindo Estados Unidos e Brasil, o tratamento global da face é o principal enfoque dos médicos nos consultórios, o que significa não mais tratar uma ruguinha ou outra, mas sim olhar o rosto em sua totalidade, considerar todas as técnicas disponíveis e buscar em cada técnica sua melhor indicação e benefício. O resultado é um rejuvenescimento com harmonia, naturalidade e equilíbrio facial.

 Seguindo esta tendência, um dermatologista norte-americano criou os 3R´s do rejuvenescimento facial, que resumem perfeitamente as necessidades da pele envelhecida: Renovar a pele, Relaxar os músculos e Recuperar o volume e redefinir os contornos faciais. 

 O envelhecimento natural e intrínseco provoca mudanças na aparência da pele como perda de brilho, flacidez, aparecimento de manchas etc. Estas alterações são maximizadas pelo envelhecimento extrínseco, causado pelos fatores ambientais, principalmente pela ação do fotoenvelhecimento (causado pelo sol). A pele se torna mais grossa e seca. Também surgem as manchas e as rugas, primeiramente as de expressão. A pele perde o ácido hialurônico natural e, portanto, seu volume; de certa forma, ela murcha, resultando os sulcos mais profundos, as rugas estáticas e as sombras características da face envelhecida. 

 No Brasil, o dermatologista membro da Academia Internacional de Dermatologia Cosmética, Dr. Otávio Macedo, também utiliza o conceito dos 3R´s em seus pacientes. Segundo o especialista, eles funcionam como aspectos-chave que devem ser considerados no rejuvenescimento facial.

 R1 - Renovar a pele

Renovar a pele significa tratar as manchas que se formam ao longo dos anos, principalmente com a exposição solar, atenuar as rugas mais superficiais e recuperar a firmeza do rosto. Os tratamentos mais indicados para esta finalidade são os peelings químicos ou de cristal e os lasers (Fraxel). Eles atuam recuperando a qualidade e a uniformidade da pele, estimulam a produção de colágeno e a recuperação celular. “O peeling provoca a descamação da epiderme, fazendo com que surja uma camada mais nova e saudável, sem rugas ou manchas”, explica o Dr. Otávio Macedo.  

 R2 - Relaxar os músculos

As rugas dinâmicas se formam pela ação dos músculos faciais durante a mímica facial. Portanto, para tratar estas rugas é necessário atuar nos músculos responsáveis por sua formação. BOTOX® (toxina botulínica tipo A) é o tratamento mais indicado para esta finalidade, pois quando aplicado, atua relaxando o músculo e atenuando as rugas. O tratamento com BOTOX® é indicado, principalmente, para os pés-de-galinha, as rugas da testa, da glabela (região entre as sobrancelhas)

“É importante destacar que o BOTOX® não deve se resumir a uma única aplicação, mas consiste em um tratamento que contribui para reeducar a mímica facial, prevenindo também o aparecimento de novas rugas”, ressalta o dermatologista.

R3 - Recuperar o volume e redefinir os contornos faciais

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo humano e tem a função de reter água, hidratando e conferindo volume à pele. Com o passar dos anos, ele se degrada e o organismo diminui sua capacidade de repor a substância. Os resultados são o aparecimento de rugas, flacidez e a perda de volume facial.

 O rejuvenescimento global da face inclui também a recuperação deste volume perdido, a redefinição dos contornos faciais e o preenchimento das rugas mais profundas e estáticas.  O tratamento mais indicado para esta finalidade é a aplicação de preenchedores de ácido hialurônico.

 De acordo com Dr. Otávio, o rejuvenescimento facial deve ser tridimensional e deve considerar o rosto em sua totalidade, buscando de cada técnica o seu melhor benefício. “Um rosto jovem não é apenas livre de rugas. Ele tem volume, contornos bem definidos, luminosidade e uniformidade”, resume. Para o sucesso do tratamento, no entanto, é fundamental buscar um médico especialista habilitado na técnica de aplicação.

Aline Marques - aline.marques@bm.com

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher