Mundo Mulher

Cabelos - Cacheados estão de volta

Cabelos - Cacheados estão de volta

 08/10/2009

A era da chapinha e da escova progressiva está com os dias contados, graças à volta dos cachos incentivada pelas atrizes globais. O cabelo encaracolado de Taís Araújo, na novela Viver a Vida, da Rede Globo, está dando o que falar. O cabelereiro Daniel Bento Ferreira conta que muitas mulheres já se mostram dispostas a assumir os cachos e chegam no salão com o desejo de imitar o visual da atriz. “Novela dita moda e acho que as pessoas também estão querendo mudar, assumir a beleza natural”, diz o cabelereiro.

De acordo o Daniel, pode paracer estranho, mas manter cabelos cacheados bonitos e saudáveis não é tarefa fácil. “Os cabelos enrolados são naturalmente mais ressecados e requerem cuidados especiais”, explica. É preciso dedicação para desfilar cachos bonitos por aí, mas nada que faça a adepta desistir do visual. O cabelereiro indica uma boa hidratação, pelo menos de 15 em 15 dias, e o uso de produtos específicos com filtro solar como cuidados fundamentais.

Admiradora dos lindos cachos da atriz Ana Paula Arósio, a empresária Danielle Gomes Nunes, de 27 anos, adora seus cabelos anelados. “Uso meus cabelos bem enrolados, mas, confesso, é preciso muito cuidado para mantê-los bonitos. Quando quero ficar diferente faço uma escova, mas prefiro os cachinhos”, diz. Para Danielle, na era das escovas progressivas, é raro quem assuma os cachos, por isso hoje em dia as “cacheadas” são originais.

Hidratação
Comprar um bom creme e hidratar em casa é uma opção, mas uma hidratação feita no salão de vez em quando é indispensável. “O profissional vai indicar o produto ideal que cada cabelo precisa, além de saber a melhor maneira de aplicar e massagear”, destaca Daniel. O cabelereiro Anair Santos esclarece que a hidratação devolve água e nutrientes perdidos pelos fios, dando peso ao cabelo, o que define melhor os cachos.

Danielle explica que, após lavar o cabelo, é importante usar um leave-in para definir os cachos e baixar o volume. “Não uso secador. Prefiro deixar secar sozinho, pois assim fica mais bonito. Hidratação é indispensável. Faço de 15 em 15 dias. Pentear os cabelos secos é cruel”, enumera.

Goiasnet.com/Camila Blumenschein/ O Popular

Cuidados no uso de produtos

Segundo o cabeleireiro Anair Santos , a oleosidade nos fios é causada pelo organismo ou pela forma errada de lavar. “Cabelo anelado guarda muitas impurezas por causa do uso de produtos finalizadores. Por isso é preciso lavar bem para retirar os resíduos. Sempre sugiro passar o xampu no mínimo duas vezes.” Daniel aconselha o uso de um xampu antirresíduo de 30 em 30 dias.

O exagero no uso de produtos é outro erro. Algumas mulheres de cabelos cacheados passam muitos produtos, “melecando” a raiz. “É indicado passar o produto dois ou três dedos depois da raiz e não exagerar na quantidade”, afirma Daniel. Anair revela que a caspa, que aparece em muitos cabelos enrolados, é um sinal de rejeição. “O acúmulo de impurezas causa fungos e por isso aparecem as indesejáveis caspas”, informa.

Natural
A modelo Kedima Santos, de 24 anos, sempre assumiu com orgulho seus cachos. “Meu cabelo sempre foi assim, com muito volume e bem enrolado. Acho lindo e tem a ver com a minha personalidade. Gosto do que é natural e sou a favor de quem assume os cachos”, afirma. Kedima costuma lavar as madeixas com xampu e condicionador específicos para seu tipo de cabelo e faz hidratação, mas sem exageros, pois, segundo ela, pode ficar oleoso.

Item dispensável de muitas “cacheadas”, o secador é útil na hora de Kedima arrumar os cabelos. “Uso secador com difusor, pois define meus cachos.” Kedima relata que ter as madeixas onduladas é vantajoso, pois, além de não ter de se tornar escravo da chapinha, este tipo de cabelo é maleável. “Isso é bom para mim, principalmente por causa da minha profissão, pois tenho mais opções para penteados. Os lisos são mais difíceis de incrementar”, observa.

A empresária Thalassa Duarte, de 26 anos, é outra que se orgulha dos seus cachos, que sempre foram a sua marca. “Nunca passou pela minha cabeça mudar. Acho muito bonito. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena.” Toda semana Thalassa vai ao salão hidratar suas madeixas. “Não posso ficar sem hidratação, porque meu tipo de cabelo é naturalmente mais ressecado. Sem contar que o tratamento é ótimo para definir os cachos”, ressalta.

O xampu e o condicionador têm de ser específicos, pois, de acordo com ela, caso contrário o cabelo fica com um mau aspecto. Quando viaja para praia, o creme com protetor solar é item indispensável na bolsa da empresária. “Tem de cuidar senão os fios ficam ressecados e o cabelo perde a beleza.”

>

  DICAS

¤ Invista em xampus e condicionadores indicados para o seu tipo de cabelo. Ao lavar, passe o xampu mais de uma vez e retire bem o condicionador. É importante usar um xampu antirresíduos de vez em quando para retirar o acúmulo de produtos nos fios.
¤ Use um bom modelador de cachos ou leave-in e um produto reparador de pontas. Após o uso do leave-in tire o excesso de água com uma toalha, apertando os cachos, isso ajuda a defini-los.
¤ Passe os produtos somente no comprimento e nas pontas dos cabelos e não exagere na quantidade.
¤ Hidrate os cabelos pelo menos de 15 em 15 dias.
¤ Se quiser diminuir o volume, opte por um corte assimétrico, feito em camadas.
¤ Nunca penteie o cabelo seco e não durma com ele molhado.
¤ Nunca prenda o cabelo molhado. Este hábito, além de desfazer a ondulação, pode causar fungos.
¤ Se você tem o cabelo anelado, acordou com ele bagunçado e não quer lavá-lo todos os dias, coloque um pouco do leave-in na mão úmida e aplique na parte onde o cacho foi desfeito.
¤ Apare as pontas de dois em dois meses.

Fonte: cabelereiros Daniel Bento e Anair Santos

Goiasnet.com/Camila Blumenschein/ O Popular

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja