Mundo Mulher

Coloração dos cabelos neste inverno

05/06/2010

Tons que aquecem

No inverno, a coloração dos cabelos explora variações de marrom com mechas ou luzes douradas. O corte desfiado cria uma aparência marcante

Mudamos peças do guarda-roupa para esperar os dias mais frios, selecionando itens que tragam conforto e elegância. Mas e os cabelos? Eles também devem acompanhar tendências e receber cuidados especiais que mantenham o viço diante do clima seco e frio.

Como o inverno pede cores quentes nos fios, as variações de marrom estão em evidência. “No inverno as cores ficam mais fechadas: mel, caramelo, capuccino, chocolate, castanhos acobreados, tom de açúcar mascavo”, confirma a cabeleireira Simone Hespanhol. As variações favorecem todos os tipos e tons de pele. “Quanto mais clara a pele, mais escura deve ser a tintura para um bom efeito de contraste de cores”, ensina o cabeleireiro Éder Bueno Macedo. “Cabelo tem de chamar a atenção pelo olhar, parecer pintado de uma forma quase natural, apresentar harmonia”, frisa Simone Hespanhol.

Para quebrar a formalidade das cores amarronzadas, algumas mechas ou luzes em tons dourados deixam a aparência mais leve e jovial. O importante é fugir das tinturas monocromáticas. Éder Bueno alerta que o marrom deve ser mesclado. “Não se deve usar o tom puro. Mesclar com tons de bege ou com mechas californianas dá um resultado muito melhor. E as mechas não são marcadas, no estilo zebra. Elas são mais naturais”, frisa.

Da mesma forma, segundo ele, as luzes voltam com destaque, mas também são mais finas e discretas, apenas para amenizar o efeito da tintura. “As luzes iluminam o rosto, dão vida, clareiam a pele”, explica Éder. “Não fica nada marcado ou certinho demais”, completa a cabeleireira Hélida Viana. Ela aposta nas luzes californianas em tonalidades platinadas como destaque.

Para quem não gosta de grandes transformações ou mudanças radicais, a dica é usar os tonalizantes, que não têm o poder de clarear muito, também na cartela de marrom. Eles são ideais para quem quer disfarçar o surgimento dos primeiros fios brancos ou para adolescentes, que ainda não querem uma tintura pesada.

“A opção é buscar tons com uma abertura pequena, apenas para clarear um pouco os fios. Assim, é possível fazer uma mudança gradativa”, sugere Éder Bueno. A vantagem do tonalizante é que ele vai saindo com as lavagens e não deixa a raiz marcada, portanto, é de fácil manutenção.

Já para quem prefere os tons de loiro, Éder Bueno garante que eles nunca saem de moda. Nesse caso, ele indica os platinados, puxando para os dourados usados com mechas em bege. “Mas nada chapado e, sim, muito bem tratado”, adverte o cabeleireiro.

E para as mulheres que não abrem mão dos tons avermelhados, os quentes como o acaju ainda sobrevivem, só que agora chegam menos vibrantes. E também ficam bem com a sobreposição de mechas.

Os novos sistemas de coloração estão desenvolvidos para não agredir ou danificar os fios e, ao contrário, proporcionar hidratação enquanto colorem. A fixação da tinta é bem maior, com menor desbotamento. E as nuances de tonalidades são muito mais diversificadas.

Uma tendência é deixar a raiz mais escura e as pontas mais claras. Mas os cabeleireiros avisam que a raiz também precisa receber tinta. Deixar o tom natural escuro com as pontas clareadas crescendo e sem retoques é sinal de desleixo. Esse contraste deve ser feito no salão, de forma proposital, apenas com efeito natural. Essa naturalidade também vem nos cuidados pós-coloração, tão importantes quanto o processo de tintura (veja dicas). Não deixe a atenção restrita ao salão. Mantenha em casa os cuidados necessários.

Para seguir a linha descontraída da coloração, os cortes estão mais desfiados sobre uma base mais reta. E as franjas estão voltando. O comprimento na altura dos ombros é sempre mais elegante. Mas não há ditadura e os cortes partem dos curtos aos longos, seguindo o estilo pessoal de cada mulher. As ondas retornam, deixando as chapinhas um pouco de lado. Entram em cena o baby liss e os modeladores.

CUIDADOS

Antes de qualquer definição, procure um bom profissional e trace o melhor corte e a melhor cor para seus cabelos. Observe o formato do rosto e o tom da pele. Seu estilo de vida também deve ser observado.

Praticidade é um requisito importante. Opte por um corte e uma tintura que facilitem os cuidados diários.

Para manter a beleza após a coloração, use xampu e condicionador de manutenção com vitaminas e uma máscara de tratamento. Eles vão garantir o brilho e a firmeza da cor até o próximo retoque. Mas evite lavar os cabelos todos os dias para não acelerar o desbotamento. Os produtos devem conter filtro solar.

Para lavar os cabelos, prefira a água em temperatura morna ou fria. A água muito quente desidrata e quebra os fios, além de deixar a raiz mais oleosa e descamar o couro cabeludo.

A hidratação é muito importante em razão do clima seco e dos efeitos dos processos químicos. Dependendo do tipo de cabelo – seco ou oleoso –, hidrate ao menos a cada 15 dias. A hidratação evita o ressecamento e deixa os cabelos sempre saudáveis. Existem tratamentos chamados de hidrotonalização, que devolvem a cor numa mistura de hidratantes e colorantes.

Evite o uso frequente de escovas e chapinhas. Se elas forem indispensáveis, capriche ainda mais na hidratação.

Retoque a tintura a cada 25 dias – dependendo da cor da tinta e do surgimento dos fios brancos, a cada 15 dias. As mechas podem ser retocadas após 60 dias. E é bom lembrar que, se não puder fazer a manutenção, é melhor não tingir os cabelos.

Fotos:

1- Juliana Arantes posa de modelo para o cabeleireiro Éder Bueno, que optou por um corte desfiado em camadas. Na coloração, ele usou um duo de cores mesclando o marrom com pontas californianas avermelhadas feitas com luzes e transparências

2- Um cabelo escuro foi a base para a cabeleireira Hélida Viana renovar o visual de Francielle Guimarães. Ela fez luzes californianas em degradê até chegar ao tom prata. A raiz se mantém no natural preto. Os fios longos foram escovados e cacheados com baby

3- O corte curto perfilado de Simone Ferreira foi trabalhado pelo cabeleireiro Ademir Ferreira Bento. Nas cores, ele usou um marrom avermelhado com mechas douradas para dar luminosidade

4- A cabeleireira Simone Hespanhol trabalhou os cabelos de Rafaella Clemones, modelo da Agência Global Models, explorando o comprimento longo e o volume. As ondas são preservadas

 

 

Goiasnet.com-  Ana Claudia Rocha

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja