Mundo Mulher

MEDICINA ESPORTIVA DEFENDE A PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO COMO UM DOS MÉTODOS DE EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

02/07/2010

Quem acha que a musculação e o emagrecimento não combinam, está equivocado, pois a modalidade pode ser uma boa alternativa para quem deseja perder peso de forma eficaz e saudável. A fisiologia do exercício, uma disciplina da Medicina Esportiva, defende que quem pratica musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino, sendo que, até 15 horas depois, essa taxa continua 7% mais alta, o que significa que a pessoa que é adepta a musculação consome mais energia, mesmo quando em repouso. Já a atividade aeróbica, apesar da queima de gordura durante o exercício, seu efeito termina assim que se interrompe a atividade.

 

“A musculação, aliada a um programa individualizado de reposição de nutrientes, equilíbrio hormonal e dieta personalizada, aumenta a performance esportiva do paciente, trazendo o emagrecimento e longevidade”, explica Dr. Mohamad Barakat, da Clínica RenuLife, médico especializado em nutrologia, fisiologia do exercício e performance humana e fisiologia do envelhecimento. “Não acredito em perda de peso sem a inclusão do exercício físico na rotina diária. Na RenuLife nós desenvolvemos protocolos específicos para ganho de massa muscular e perda de massa gorda, levando em consideração que cada ser humano é um indivíduo único e por isso necessita de uma análise e programa personalizado”, declara o médico.

 

Segundo Dr. Barakat, uma pessoa que pratica 30 minutos de musculação intensa, pode gastar praticamente a mesma quantidade de calorias de uma pessoa que corre por uma hora, já que os benefícios que a musculação trás são a médio e longo prazo. “O aumento do percentual de massa magra, ou seja, músculo, eleva imediatamente a taxa de metabolismo basal, e o consumo de energia é através de carboidratos, por isso deve-se sempre estar devidamente alimentado”, explica.

 

O aspecto dieta é apontado pelo médico como fundamental para o sucesso do programa de emagrecimento, e deve ser devidamente elaborada, já que quando ingerimos carboidratos ou gorduras, temos um aumento no metabolismo basal de somente 4%, enquanto que com proteínas, o aumento é de 30%, e o efeito pode permanecer por até 12 horas, além de prolongar muito a saciedade alimentar.

 

Os tratamentos oferecidos na Clinica RenuLife, auxiliam os pacientes sobre qual a melhor forma de se exercitar, os melhores exercícios de aquecimento, alongamento e de tonificação que melhor se enquadram no biotipo de cada pessoa, além de cuidar da alimentação.  Para quem deseja entrar em forma, ficar com o corpo torneado e com músculos bem definidos, a musculação é uma boa opção.

 

Vale lembrar que qualquer pessoa pode praticar exercícios físicos com variedades técnicas, com ou sem equipamento, tanto em casa, quanto na academia ou até mesmo em parques e ao ar livre, desde que sob orientação de um profissional habilitado.

 

A RenuLife é uma das pioneiras no Brasil na prática da Medicina Preventiva, e agora oferece um trabalho personalizado de Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício.  A clínica é reconhecida e utilizada por um público que acredita que a prevenção é o melhor remédio. Filiada ao The New York Institute for Preventive Medicine, de Nova York e ao Salerno Center (USA), do famoso Dr. John Salerno, de Nova York, especialista que trabalhou com Dr. Atkins (Atkins Center).  

 

 

Twitter @DrRenulife

Facebook www.facebook.com/renulife  

www.renulife.com.br

Andréia Wingeter - andreia@spoke.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja