Mundo Mulher

Remodele seu corpo nesse verão

Remodele seu corpo nesse verão

25/01/2012

Remodelar o corpo através da lipoescultura continua fazendo sucesso entre as mulheres. A cirurgia plástica retira a gordura localizada de uma área e reaplica em outra, corrigindo as imperfeições. Para quem não está satisfeito com o que vê no espelho, a lipoescultura é a opção perfeita para deixar o corpo enxuto e mais harmonioso.

Quem garante é o cirurgião plástico Tomaz Nassif, Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, chefe do Serviço de Microcirurgia Reconstrutiva do Hospital federal dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, e professor do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da PUC - Rio. Na entrevista abaixo, o médico fala um pouco mais sobre o assunto.

 


1) Como é feita uma lipoescultura? Quais áreas podem ser corrigidas?

Lipoescultura é a denominação que se dá à combinação de lipoaspiração com lipoenxertia. Nem sempre a lipoenxertia é associada à lipoaspiração, sendo utilizada apenas em casos especiais, onde há indicação de aumentar o volume em algumas áreas, para se obter um resultado mais harmonioso e equilibrado.

Na grande maioria dos casos, entretanto, a lipoaspiração isolada consegue dar conta do recado, retirando a gordura acumulada, sem que haja necessidade de adicioná-la concomitantemente. Portanto, o termo lipoescultura é muitas vezes empregado de forma errônea.

A princípio, qualquer área do corpo onde existe tecido celular subcutâneo pode ser corrigida. Mas as áreas mais indicadas são o abdome, os flancos (pneus), as coxas (interna e externamente), os braços e o pescoço.

 


2) Qual o tipo de anestesia? Quanto tempo dura a cirurgia?

A anestesia pode ser local, peridural ou geral, apropriada para cada caso, dependendo do número de áreas a serem tratadas e da extensão das mesmas. A cirurgia terá a sua duração dependente exatamente do porte da cirurgia. Pode variar de uma a quatro horas de duração.A quantidade de gordura a ser retirada e o número de áreas a serem tratadas são limitadas para cada procedimento.

 


3) E o período de recuperação?

    

Para as lipoaspirações de porte médio, que constituem a maioria dos casos, a recuperação é relativamente rápida, em torno de 15 dias.Mas, evidentemente, existem prazos diferentes para as diferentes atividades como: sair de casa, voltar ao trabalho (depende do tipo), voltar às atividades físicas, etc.

4) Há necessidade do uso de cinta após a lipoescultura?

 

Sim, o uso de cintas modeladoras é fundamental durante pelo menos três semanas. Controla o edema (inchaço) e traz conforto e segurança para o indivíduo.

 


5) O paciente pode voltar à vida normal em quanto tempo?

 

Depende da vida normal de cada um. Se é uma pessoa ativa e praticante de esportes, em torno de 30 dias. Se, ao contrário, trata-se de pessoa que quer apenas voltar a dirigir e sentar-se à mesa de trabalho, este prazo pode ser bem mais curto, em torno de 10 a 15 dias.

 6) A partir de quantos anos e até que idade o procedimento é indicado?

 

A lipoaspiração é indicada principalmente para as pessoas jovens, com boa qualidade de pele e que não sofreram de efeito sanfona, ou seja, de grandes variações de peso. Entretanto, pode ser indicada em qualquer idade.Em pessoas mais velhas é comumente associada a procedimentos cirúrgicos como face, mamas e abdome, melhorando os resultados.

 


7) É possível emagrecer com a lipoescultura?

 

A lipoaspiração não deve ser indicada para emagrecimento, mas apenas com o objetivo de eliminar a gordura localizada.Entretanto, uma lipoaspiração importante em um abdômen, por exemplo, dá a sensação de que a pessoa efetivamente emagreceu.

 


8) Após a lipoescultura, a gordura pode voltar a aparecer na mesma região?

 

A lipoaspiração retira as células de gordura em termos numéricos, isto é, não emagrece as células mas efetivamente remove estas células. Portanto, se a pessoa ganhar peso, as áreas que foram lipoaspiradas não terão a mesma tendência a engordar e aumentar de volume. A gordura somente volta a aparecer nas mesmas regiões se a pessoa vier a ter grandes variações de peso.

 Camila Mendonça - camilaseculoz@gmail.com

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja