Mundo Mulher

Cirurgia Plástica x Corrida

22/05/2012


 
Mulheres que praticam a corrida precisam redobrar o cuidado na volta aos treinos após a colocação de próteses de silicone nos seios.  A vontade de voltar à rotina de treinos é enorme, mas é preciso recomeçar com cuidado para que a prática esportiva se torne, de fato, uma aliada à cirurgia.
 

De acordo com o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti, médico da Santa Casa de Misericórdia do Rio e professor do Instituto Carlos Chagas,  a paciente que se submeter ao implante de silicone nos seios ou nos glúteos só está liberada para atividades físicas,  em média, 40 dias depois da cirurgia, lembrando sempre que é o médico quem precisa autorizar a volta aos treinos. Após a liberação, a paciente deve ainda usar um top que dê bastante segurança aos seios e uma bermuda mais grossa que dê uma boa sustentabilidade aos glúteos, sem esquecer de manter as visitas regulares ao cirurgião nos períodos estipulados.
 
Além de um acompanhamento médico é ideal que um profissional de educação física também acompanhe todo o processo. Segundo o professor de Educação Física Eduardo Mourelle, coordenador do Espaço Corrida, do Espaço Stella Torreão, no Rio, após a cirurgia, a volta aos treinos precisa ser mais leve, começando pela caminhada. Sendo assim,  é fundamental diminuir o volume e a intensidade do treino para ir ganhando progressivamente o ritmo anterior. Quem já treinava antes pode contar com o auxilio da memória muscular retornando à antiga forma mais rápido. 
É importante lembrar também que, no pós-operatório, é preciso reduzir a ingestão calórica já que o gasto energético é bem limitado, para o professor Eduardo Mourelle, o ideal é ter o  acompanhamento com uma nutricionista.
 
O exercício físico é muito importante após a cirurgia. A prática de atividades físicas melhora o contorno da região, valorizando ainda mais a estética, reduz o inchaço corporal e aumenta o gasto energético, auxiliando na perda ou manutenção do peso corporal. O importante é que cirurgião plástico e o preparador físico trabalhem em conjunto para um resultado com mais qualidade e segurança.


Dr. Ricardo Cavalcanti, Cirurgião Plástico e do professor de Educação Física, Eduardo Mourelle.

Giulia Peluso - giulia.peluso@trevocomunicativa.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja