Mundo Mulher

Fonoaudiologia e Ortodontia em prol de rostos mais bonitos e saudáveis

Fonoaudiologia e Ortodontia em prol de rostos mais bonitos e saudáveis

23/11/2012

As especialidades lançam mão de técnicas e aparelhos bucais que rejuvenescem o rosto e corrigem as suas funções. 

 

Praticar exercícios físicos é fundamental para a promoção e manutenção da saúde. As atividades físicas enrijecem os músculos, fortalecem os ossos e ajudam a combater a flacidez. Isto não vale apenas para os membros inferiores, superiores e o tronco. O rosto também precisa se exercitar para manter a musculatura forte e densa. “A flacidez muscular facial prejudica a funcionalidade do rosto e a sua estética, já que sua aparência fica envelhecida”, afirma a fonoaudióloga Nilse Waltrick Köhler, especialista em Distúrbios Miofuncionais da Face.
A flacidez dos músculos faciais favorece o surgimento de linhas de expressão, rugas e sulcos e altera a forma original do rosto. Nilse explica que a face tem o formato de um triângulo. Na juventude, a forma geométrica fica com a ponta na região do queixo e a base na linha dos olhos. “Com o envelhecimento, os músculos perdem força e ficam flácidos. Como consequência, a base do triângulo passa a se localizar na região interior, ou seja, a posição da face é invertida”, destaca a especialista, integrante da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial, em Curitiba, no Paraná.
As anomalias dentofaciais, alterações na funcionalidade dos dentes, arcadas dentárias e músculos mastigatórios, também são responsáveis pelas mudanças estéticas do rosto. A execução incorreta da respiração, mastigação, deglutição, fala e sucção, funções denominadas estomatognáticas, modifica o funcionamento da musculatura. “A ação muscular inadequada acarreta no envelhecimento precoce da face”, ressalta o ortodontista e ortopedista-facial Gerson Köhler, membro da equipe da Köhler Ortofacial.
A boa notícia é que com o auxílio da Fonoaudiologia Estética e da Ortodontia é possível reposicionar o rosto em sua dimensão vertical original e recuperar as funções de suas estruturas com o uso de um aparelho bucal dinâmico, de sessões de ginástica facial e da realização de tratamento ortodôntico nos casos indicados. “As anomalias dentofaciais são tratadas com a Ortodontia, especialidade que também indica o Oralift, órtese bucal que atua como um reversor do envelhecimento facial ao promover uma ginástica passiva na musculatura”, declara Gerson.
O Oralift é uma órtese ativa que tem estimula a capacidade natural de neutralizar o envelhecimento da face causado pelo desequilíbrio e enfraquecimento muscular. O aparelho cria um novo hábito postural na mandíbula, gerando estímulos que fortalecem os músculos flácidos do rosto. “O efeito é semelhante à de um lifting, com a vantagem de que é uma intervenção não-cirúrgica que possui resultados satisfatórios”, esclarece o ortodontista e ortopedista facial Juarez Köhler, que participou de um curso de atualização em Londres com Nick Mohindra, cirurgião-dentista que desenvolveu o Oralift.
 
O tratamento com o Oralift ainda pode ser associado à atuação terapêutica da Fonoaudiologia Estética. A especialidade possui técnicas que auxiliam na tonificação muscular, no funcionamento adequado das funções estomatognáticas e no equilíbrio miofuncional e estético da face. “São indicadas sessões de mioterapia orofacial, fortalecimento muscular e exercícios faciais. O paciente aprende a relaxar os músculos mais exigidos e a tonificar os que correm risco de sofrer com a flacidez. A busca pelo equilíbrio é o ponto chave”, evidencia Nilse.
A atuação interdisciplinar e o tratamento integrado garantem um rosto mais jovem, saudável e com funcionamento correto. Os três especialistas concordam que a principal vantagem é que estas técnicas não são invasivas. “O paciente não precisa sentir dor e nem desconfortos e não corre o risco de sofrer com eventuais efeitos colaterais. Nossa visão é integral, ou seja, o rosto é tratadoa no nível estético e funcional - de forma interdisciplinar com outras especialidades médicas e odontológicas que se fizerem necessárias - para assegurar bem-estar e saúde ao paciente”, acrescenta Juarez, membro especialista da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), filiada à World Federation of Orthodontists (WFO).
Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Site: http://www.kohlerortofacial.com.br
Blog: http://gersonkohler.wordpress.com
E-mail: kohler1@uol.com.br

Verônica Pacheco - veronica@todacomunicacao.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja