Mundo Mulher

Cuidados com a pele

Cuidados com a pele

02/10/2009

Você sabia que o maior órgão do corpo humano é a pele? Ela é um órgão que permite ao ser humano sentir e interagir com o meio, além de ter um papel importante na regulação do calor e na proteção do organismo.

A pele é composta por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, que são diferentes em termos de estrutura e função. Clique aqui para saber mais detalhes sobre cada uma delas.

Como a pele é um órgão externo, que podemos ver e tocar, é nela onde percebemos mais facilmente os sinais do envelhecimento.

Envelhecer é natural e faz parte da existência do ser humano, porém manter-se bem, e aparência jovial mesmo com o passar dos anos é o desejo da maior parte das pessoas.

Por que envelhecemos?

O processo de envelhecimento é causado por duas razões: os fatores naturais, que fazem parte da essência do ser humano, como características genéticas e predisposições de cada indivíduo, e também por fatores externos. O envelhecimento por fatores naturais é previsível e progressivo com o passar do tempo. Ocorre de forma mais suave, lenta e gradual.

Entre os fatores externos que contribuem para o envelhecimento, o excesso de exposição ao sol certamente é o mais perigoso por ser responsável pelo engrossamento da pele, surgimento de rugas, manchas e mesmo de alguns tipos de câncer pele, além de causar queimaduras. Ocorre de forma mais intensa nas regiões do corpo constantemente expostas, como rosto, pescoço, colo, braços e mãos. Esse processo é conhecido como fotoenvelhecimento.

Outro fator externo importante é o estresse: ele intensifica a produção de radicais livres e desequilibra o processo de envelhecimento natural do organismo. A má alimentação, o sedentarismo e o consumo de bebidas alcoólicas também aceleram o envelhecimento e prejudicam a saúde como um todo.

Quais são as marcas mais comuns do envelhecimento?

Com o passar do tempo e com a ação do fotoenvelhecimento, a pele se torna mais grossa e perde elasticidade. Primeiro surgem as rugas de expressão (dinâmicas) e depois as rugas definitivas (estáticas), acompanhadas pela flacidez da pele.

Estas alterações podem aparecer ao redor dos 30 anos, considerando-se o tipo de pele, a predisposição genética e o grau de exposição solar.

Como se formam as rugas?

As rugas são marcas (nem sempre desejáveis) que aparecem com o envelhecimento da pele. Existem basicamente dois tipos de rugas faciais: as rugas dinâmicas e as rugas estáticas.

As rugas dinâmicas são aquelas causadas pela ação dos músculos faciais, visíveis somente com o rosto em movimento (quando rimos, choramos ou fazemos alguma expressão, por exemplo). Como conseqüência destas freqüentes contrações, com o passar do tempo, surgem as linhas de expressão na testa, ao redor dos olhos (“pés-de-galinha”), vincos entre as sobrancelhas. Estas são as rugas dinâmicas, também conhecidas como rugas de expressão.

As estáticas são aquelas rugas geralmente mais profundas e permanentes, visíveis com o rosto mesmo em repouso. Elas definitivamente já “marcaram” a pele. São decorrentes do envelhecimento intrínseco em combinação com a ação de agentes externos (exposição ao sol, vento, fumo, poluição), mas também podem ser uma evolução das rugas dinâmicas não tratadas, que pioram e se acentuam com o passar do tempo.

Os diferentes tipos de rugas requerem diferentes tipos de tratamento, entre eles a aplicação de Toxina Botulínica Tipo A ou preenchimentos.

Dá para prevenir o envelhecimento?

Já que não há como influir nos fatores genéticos, podemos dar uma ajuda à pele controlando os fatores externos que influenciam seu envelhecimento. O processo de prevenção tem que começar com uma revisão dos próprios hábitos e estilo de vida, seguido de uma visita ao médico que poderá dar orientação especializada para que a prevenção seja realmente efetiva.

A prevenção ainda é o melhor caminho para manter a aparência mais jovem e ninguém melhor que um médico especialista para mostrar o que realmente funciona. Existem diversos procedimentos e programas de tratamento adequados para cada tipo de pele e idade. Pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença! .

http://www.rugasnuncamais.com.br

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja