Mundo Mulher

Caspa - sabe o que é?

25/10/2009

A forma mais comum e leve da dermatite seborréica é a caspa, caracterizada por descamação acelerada da pele, sob forma de flocos ou escamas brancas, secas, visíveis, soltas ou aderidas a um filme de sebo, sem sinais clínicos de inflamação, podendo progredir através da vermelhidão, irritação e aumento de descamação para a dermatite seborréica propriamente dita.

É uma doença inflamatória da pele, crônica (de duração média a longa), recorrente (retorna, apesar do tratamento), não contagiosa, que ocorre em áreas cutâneas ricas em glândulas sebáceas. Nestas regiões, as escamas da pele tornam-se mais espessas e oleosas. A dermatite seborréica acomete dois terços da população mundial.

Sua causa é desconhecida, havendo eventualmente predisposição familiar e discreta predominância no sexo masculino.

O fator predisponente é o aumento na produção de sebo (seborréia). A descamação ocorre mais frequentemente no couro cabeludo, na face, atrás das orelhas e no peito - estas áreas possuem uma grande quantidade de glândulas sebáceas. Algumas vezes, podem formar-se camadas espessas de escamas.

Sintomas característicos da caspa: Descamação do couro cabeludo (flocos brancos) Coceira no couro cabeludo Sensação de sujeira nos ombros Maior oleosidade nos fios Causas da caspa: Presença do fungo causador da caspa Mudanças bruscas de temperatura (como banhos quentes e frios intensos) Estresse Alterações hormonais

Fonte autorizada - http://www.maiscabelo.com.br/

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja