Mundo Mulher

Unhas coloridas

03/11/2009 

A cartela de cores dos fabricantes de esmaltes está cada vez mais diversificada. O azul escuro e cintilante foi a grande cor do inverno passado e, neste verão, a promessa é um verde claro e cremoso. Para esta temporada, há ainda as cores fluo, como rosa, laranja e vermelho, em tons bem acesos. Apesar de toda essa euforia colorida, os tons mais chamativos perdem em vendas, há anos, para os tons de branco e de vermelhos.

Manicures de várias cidades de São Paulo entrevistadas pelo G1 em recente evento de beleza na capital paulista afirmaram que, mesmo com várias opções de cores, as clientes acabam escolhendo brancos transparentes no dia a dia. Logo em seguida, vêm os vermelhos.

Há 8 anos trabalhando como manicure, Aparecida Vieira, de 30 anos, conta que poucas mulheres fogem do convencional e escolhem cores diferentes. “Elas vão direto para o básico”, diz. Mas a manicure Neide Cabral, de 44 anos e com 10 de profissão, observa que há mudanças de comportamento.

“Eu tenho que acompanhar os lançamentos porque algumas clientes já estão pedindo. São poucas, mas eu tenho de ter no estoque cores fluo e furta-cor, por exemplo”, diz a manicure, que estima em 5% a parcela da clientela que abusa das cores.

Ousadia

É nessas consumidoras mais abertas à ousadia que os fabricantes de esmaltes miram a cada lançamento. “Antes, a mulher não pensava o esmalte como um acessório de moda. Hoje, ela está se permitindo ousar mais do que em relação há quatro ou cinco anos”, afirma Victor Munhoz, gerente de produtos da Impala.

A recepcionista Caroline Leite, de 25 anos, faz parte desse universo de mulheres citado por Munhoz. Ela abandonou os beges, rosas e brancos há dois anos, quando experimentou o vermelho. “Hoje em dia, raramente pinto de alguma cor clarinha, e olhe que troco de esmalte umas duas vezes por semana”, diz a jovem, que conta ter cerca de 150 vidrinhos em casa, sendo quase todos de “cores diferentes”.

Há seis meses, a funcionária pública Alexandra Haseyama, de 28 anos, experimentou fugir do branquinho por sugestão de amigas, que ofereceram o vermelho. “Hoje em dia, eu pinto de azul, verde, laranja e nenhuma delas pinta dessas cores”, conta Alexandra”. “Se uso branquinho, parece que estou pintando para ir trabalhar”.

Novidades

Munhoz conta que as cores de esmalte são lançadas em sintonia com as cores que vão ditar a moda no vestuário a cada temporada. O trabalho de adequação também é citado por Mel Girão, diretora da unidade de Beleza e Higiene Pessoal da empresa responsável pela Risqué.


A diretora conta que, a cada temporada, a empresa e o estilista Reinaldo Lourenço se unem e, juntos, criam as cores de acordo com as tendências mundiais. “O processo funciona de seguinte forma: o estilista apresenta sua inspiração e referências de cores e texturas para a equipe que faz uma releitura dessa inspiração”, detalha.

Ao longo das temporadas, a grife Chanel também tem se tornado responsável pela cor que as brasileiras vão usar nas ruas. Foi assim com o blue satin, um tom de azul marinho brilhoso, e agora com o verde batizado de jade. O verde é uma das apostas dos fabricantes nacionais nesta temporada.

As tendências no exterior são a inspiração da empresa familiar que produz os esmaltes Big Universo. “Comecei a acompanhar a internet e os blogs sobre esmalte e vi que a precisávamos ser mais ousados e seguir uma tendência do exterior porque as consumidoras estavam pedindo”, conta Clarissa Ezaki, gerente comercial da marca, que lançou recentemente o tal verde jade.

‘Basicão’

Das três marcas consultadas pelo G1, o branco transparente é a cor líder de vendas há anos e está longe de ter a sua liderança ameaçada por qualquer azul, laranja ou verde que apareça por aí.

“Muitas empresas não permitem que suas funcionárias usem cores chamativas ou um verde ou amarelo, por exemplo”, observa Clarissa. A diretora Mel Girão afirma que “as brasileiras gostam do tom suave porque sempre está na moda e dá impressão de uma unha bem cuidada e feminina”. Por isso, justifica ela, o esmalte branco e transparente batizado de renda é o mais vendido do Brasil há dez anos.

Na Impala, conta Munhoz, os branquinhos ocupam os primeiros lugares do ranking de vendas. Logo em seguida, vêm os vermelhos e os tons rosados clarinhos. Cores diferentes só dão as caras lá pela 20ª colocação.

Goiasnet.com/G1

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