Mundo Mulher

Escritórios instalados em casa

05/07/2010

Trabalho com estilo

Nos escritórios instalados em casa ou nos ambientes corporativos, a ordem é criar cenários confortáveis e práticos

Sabe aquele ambiente impessoal dos escritórios, onde papéis se acumulam numa bagunça visual em meio ao corre-corre? Em substituição a esses espaços, sem nenhum traço de identidade, os home offices modernos esbanjam simpatia. Graças aos avanços tecnológicos, com conexão rápida e acesso fácil à internet, muitos profissionais têm optado por criar em casa miniestações de trabalho. Seja para efetuar parte das tarefas (ou todas elas), sem se deslocar até o escritório ou empresa, seja para usar projetos que estimulem o convívio com a família, sem isolar-se. Uma saída eficaz para fugir do caótico trânsito das cidades.

Mesmo as empresas contemporâneas já têm descoberto o ótimo cartão de visitas que se tem às mãos quando se investe em ambientações mais confortáveis, com mais personalidade na estética visual. Nesses espaços destinados ao trabalho, a arquitetura de interiores imprime marcas fortes. Transforma-os cada vez mais em ambientes aconchegantes. Mas sem perder o pé na funcionalidade.

Hoje, a boa ergonomia é peça essencial na construção de um escritório. Móveis confortáveis, iluminação correta, boa ventilação. Além do efeito decorativo e sensorial, o home office exige fácil manutenção na limpeza diária.

Sem poluição
Os escritórios têm por obrigação retratar um cenário versátil, que possa ser usado para receber clientes de uma maneira mais informal, realizar reuniões e videoconferência. Por isso, acessórios como persianas, cortinas, tapetes e outros objetos não devem ter muitos detalhes. O que poderia dar ao espaço uma cara e uma sensação de poluição visual, além de servirem para desviar o foco de atenção.

Uma dica do arquiteto Marcos Queiroz é usar tons amarelados nos acessórios, que segundo ele servem de estímulo para a inteligência. Aliás, os tons neutros e sóbrios são sugestões das arquitetas Natália Veloso e Karine Espírito Santo para projetar ambientes agradáveis e que incentivem a produtividade. Preste atenção: a circulação tem de ser bem dimensionada, deixando no ambiente uma atmosfera aprazível.

Nada de encher o escritório com as últimas tendências, com novidades que achou numa viagem, com o vaso superbacana que ganhou de um amigo, com o presentinho da namorada, da mulher... A marcenaria merece ser bem dimensionada, com peças que ofereçam equilíbrio e proporção à metragem do ambiente, observa a designer de interiores Simone Sebba. Fluidez é tudo neste espaço.

Obras de arte podem decorar as paredes e servem como um antídoto contra um visual uniforme. Mas sempre com a perspectiva de que excessos estéticos não são bem-vindos para não distrair a mente. Tem gente que pode até argumentar que só consegue criar em ambientes mais ricos em detalhes. O home office vai funcionar de acordo como perfil de seu usuário.

Quando o escritório está localizado num prédio comercial de linhas contemporâneas, alguns projetos já preveem a inserção de um anexo. Trata-se de uma espécie de quarto para um dia em que o executivo não teve tempo de terminar o trabalho e resolve dar uma descansada ali mesmo. Nas grandes metrópoles, esta é uma solução já adotada há algum tempo.

Foto 1 - A sobriedade e a racionalidade são itens essenciais ao exercício da advocacia e delineiam o perfil deste ambiente. Respirando uma atmosfera prática e funcional, o espaço serve para reuniões e videoconferências. O conforto é peça-chave seja na mesa central

 

 

Foto 3 - Nas metrópoles urbanas, em que jovens executivos trabalham nas regiões centrais e moram em condomínios mais afastados, às vezes, para ganhar tempo, há quem já arrisque montar um escritório-estúdio. Isto é: um ambiente multiuso, integrado, que permite até

Goiasnet.com/ Margareth Gomes – O Popular

Foto 2 - Seguindo o desenho de um home office contemporâneo, o mobiliário deste ambiente pensado para abrigar um escritório de marketing apresenta um visual limpo. A boa ergonomia é valorizada na mesa de reunião e nas cadeiras com braços integradas com computadore

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja