Mundo Mulher

Mostra Morar mais por menos

Mostra Morar mais por menos 18/08/2010 Criar um ambiente que alie lazer e natureza pode ser uma ótima opção para reunir a família e os amigos

 

 - Toda casa tem a cara do dono, mas nenhum espaço reflete tão bem sua personalidade quanto o jardim. Quem gosta empresta cuidados e mimos ao ambiente. Há aqueles que cuidam das plantas e cultivam hortas. Outros investem num espaço de aconchego para os fins de semana com a família e os amigos. Para atender a esse público, nos 40 ambientes da mostra Morar mais por menos — o chique que cabe no bolso, os visitantes podem conferir algumas sugestões para incrementar a área externa da casa. Como um resort particular, esses espaços vêm ganhando um quê de relaxamento, adornado por gazebos, lagos, redes e ofurôs. Até mesmo as crianças receberam o prestígio dos grandinhos.

Varanda da pizza
Integrar um espaço gourmet à natureza foi a proposta da designer de interiores Silvana Monte Rosa e da paisagista Flávia Muniz. Decorado por móveis de madeira de demolição e forno a lenha, o caminho de decks flutuantes conduzem o visitante ao destaque do espaço: o jardim. ´´Os moradores da cidade gostam de receber os amigos na área externa da casa, por isso nosso intuito foi levar esse ambiente para perto da natureza´´, explica Silvana. Do lado de fora, o lago segue o conceito oriental de harmonia do feng shui. ´´A água representa a renovação de energia e as carpas, a longevidade. Já o paisagismo foi elaborado com forrações de flores de cores diferentes e vegetação adequada ao local. Tudo para transmitir uma sensação de bem-estar nas pessoas”, explica Ido Pellicano, do Viveiro Aroeira, que também participou do projeto.


Spa da família brasiliense


Criado pelas arquitetas Cristina Farago, Fabíola Lopes e Luciana Coelho, o espaço proporciona um momento de relaxamento para toda a família. “Fizemos um spa que pudesse ser aproveitado por pais e filhos e, para isso, reunimos o contemporâneo e o rústico no ambiente. Há, inclusive, um ofurô para o casal e outro apropriado para as crianças, que também ganharam mesa e cadeiras para curtir o ambiente com os adultos”, explica Cristina.

Espaço Cerrado
O lugar é um cantinho de paz projetado pelas arquitetas Camilla Barcelos, Eliane Borges e Tânia Fernandes e pelo paisagista Romero Melo. Os galhos tortuosos de uma paineira do cerrado incrementam a proposta de aconchego do ambiente, onde um gazebo, composto por colunas de PVC, convida ao descanso. Um caminho de tijolos dispostos pelo sistema de encaixe, além do mobiliário rústico típico da cidade de Pirenópolis (GO), harmoniza a proposta. “O espaço externo está sendo cada vez mais explorado e de forma sustentável”, constata o paisagista.


Jardim dos 50 anos
Linhas retas e curvas seguem o desenho de capital, homenageada pelo paisagista Romero Melo neste ambiente. O espaço ornado por plantas de fácil manutenção, como pandanus, buchinhos, cycas revoluta e bismarckia azul (espécie de palmeira em forma de leque), revela a preocupação em preservar e valorizar a vegetação do cerrado. A fonte de água do jardim ameniza a baixa umidade. “Também queríamos mostrar que o jardim é um espaço democrático, que agrega valor ao imóvel, como a moldura de um quadro”, acrescenta o paisagista.

 




Serviço
Mostra Morar mais por menos
Até 29 de agosto, de terça a sexta, das 16h às 22h. Sábados e domingos, das 12h às 22h.Na União dos Escoteiros do DF,
ao lado do MDO Squash, Setor de Clubes 3
Preços: R$ 15 (meia-entrada, cartão
Sempre Você e cadastro na bilheteria).

Fonte: Goaisnet.com/Lugar Certo/Maria Júlia Lledó - Correio Braziliense
Veja mais:
Lugar Certo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja