Mundo Mulher

SPAS

23/09/2010

Novo ponto de encontro entre  a família e os amigos, os spas  em casa saem do anonimato  e invadem varandas e jardins

 

Na novela Passione, da Globo, quando não está sendo maltratada pelo marido ou se refugiando nos braços dos amantes, a bela Stela, personagem de Maitê Proença, cuida da saúde física e mental em um bem equipado spa montado na cobertura do apartamento onde mora. O cenário é um dos mais usados na história fictícia da trama e serve muito mais do que simples espaço de relaxamento e cuidados íntimos. É tanto ponto de encontro de amigos em festinhas quanto palco das eternas brigas da desajustada família.

Se a vida imita a arte, a arte também é um retrato do que a sociedade vive. O spa doméstico é hoje uma forte tendência em residências, principalmente quando instalado ao ar livre, em contato direto com a natureza e com projetos grandiosos e luxuosos.

 

Muitas pessoas estão substituindo as piscinas por ofurôs e hidro-spas. Mas os apartamentos também contam com esse luxo, que sai da intimidade e invade as varandas, sacadas e banheiros de uso coletivo. Mesmo pequenos cantinhos podem ser adaptados. Mais que tendência, tornou-se mania, sonho de consumo, garantia de mais qualidade de vida. Os spas são redutos para amenizar o estresse, renovar as energias, reforçar a beleza e a estética, melhorar o sono e a sensação de bem-estar, aliviar dores, favorecer a meditação e o autoconhecimento.

Alguns projetos já observam quesitos como sustentabilidade e empregam materiais ecologicamente corretos. No mercado, a variedade de equipamentos para spas, ofurôs e banheiras de hidromassagem é tão grande quanto a oferta de produtos cosméticos indispensáveis nesses locais. Das linhas artesanais aos cosméticos sofisticados que levam até ouro em sua formulação, os itens formam um arsenal na guerra em busca da beleza.

A tecnologia garante o avanço nos equipamentos de design moderno, que acabam servindo também como um aliado a mais na decoração. Para atingir o objetivo de bem-estar, as banheiras são dotadas de recursos para hidroterapia, têm assentos reclináveis e confortáveis e acessórios ultrassofisticados como monitor LCD e DVD player. Em áreas externas, as cascatas e fontes garantem a beleza. A iluminação vai além do efeito estético - tem ainda poderes curativos da cromoterapia.

 

Natureza ao lado

 

A natureza entra para a casa ou a casa se incorpora à natureza? Tanto faz. O importante é que haja integração e harmonia. Há mais de cinco anos, a empresária e designer de interiores Ednara Braga empregou o que conhecia como tendência em design e como novidade na área de lazer doméstico na própria casa. Mandou instalar um ofurô próximo à piscina, na área externa da residência.

A lembrança da natureza era um direcionamento, por isso ela optou pelos tons de verde que fazem referência a um rio e quis que o ofurô ficasse integrado ao jardim. "Nosso objetivo era relaxar. Queríamos um espaço antiestresse para usufruirmos após um dia de trabalho. Para melhor resultado, a água é aquecida. Ali tomamos um drinque e podemos ver as estrelas e a lua", relata.

 

Embora reclame da falta de tempo para melhor aproveitar o espaço, Ednara Braga diz que as luas cheias são um bom pretexto para as reuniões ao ar livre, entre elas, festas com amigas e com direito a uma massagista. O efeito decorativo é outra vantagem. "Esse cantinho embeleza qualquer casa. O ofurô é mais importante que uma piscina por ser pequeno, de manutenção simples e por poder ser coberto, o que facilita a limpeza. Usamos muito mais o ofurô do que a piscina", salienta.

Interação socialA família da estudante de Direito Carolina Alves Luiz Pereira também instalou um spa na área de lazer da residência, com piscina e hidromassagem com aquecimento solar e a gás e iluminação adequada para valorizar a proposta de relaxamento. Há dois anos, a família construiu a casa pensando nessa integração.

 

Em dúvida entre um spa e uma sauna, eles ficaram com o spa. "Fizemos a coisa certa", acredita Carolina. E é lá que todos se reúnem, principalmente à noite, para conversar, descansar e cuidar da saúde física e mental. "É um ritual obrigatório. Foi um investimento na construção que valeu a pena. Já viramos a noite na hidro em reunião com amigos", lembra. Outra turminha que curte a novidade é o grupo de sete afilhados de Carolina. "Eles adoram o que chamam de “piscininha", conta.

 

Como toda novidade, o começo é sempre mais badalado. "No início utilizávamos mais o spa. Hoje, com a vida corrida, as sessões foram reduzidas", admite Carolina. Mas ela destaca que o local ainda é o preferido da família. "Sou muito ligada em cuidar do bem-estar. Adoro sais de banho, sou viciada em cosméticos. Já comprei até sal do Mar Morto em Buenos Aires. É ótimo para esfoliar a pele", garante. Ela aponta também o benefício à saúde. "Os tratamentos desincham as pernas. É bom principalmente para meus pais, que são hipertensos."

A paixão de Carolina por esses recursos começou há tempos. Ela faz banhos de ofurô em um centro especializado. "O ofurô é mais zen. Saio de lá pisando em nuvens", afirma. Mas, quando quer lazer com grupos maiores, é ao spa doméstico que ela recorre.

Cantinho especial

 

O spa da casa da economista Mileide Teodoro Neto também foi criado há dois anos a partir de acordos familiares. O marido de Mileide fazia questão de uma sauna. Ficou decidido então que substituiriam a piscina por um spa com hidromassagem interligada à sauna por um vidro. O resultado agradou a todos, inclusive às crianças, que estão sempre se divertindo nesse cantinho especial.

 

Além da hidro, o spa na área externa é equipado com aquecedor, iluminação e cascata. "Temos uma área de lazer que embeleza a casa com charme. Investimos alto, mas não nos arrependemos. A manutenção é barata e mais fácil do que cuidar de uma piscina", frisa.

Como a hidro da casa de Mileide comporta até 12 pessoas, as sessões de lazer são compartilhadas também com amigos. O programa invariavelmente começa com caminhada e termina na sauna e na hidro, com bebidinhas e comidinhas.

 

"É um ponto de encontro descontraído. O aquecimento da água é um atrativo. Um banco garante o conforto. Quem trabalha muito gosta de fazer sauna para relaxar e dormir melhor", justifica Mileide, que aproveita o spa também para hidratar os cabelos. O espaço é abastecido com produtos cosméticos diversos. E até coleguinhas dos três filhos do casal já foram convidadas para um dia da beleza, que comemorou o aniversário de 9 anos de uma das filhas. As convidadas mirins se divertiram na hidro, fizeram sauna com um kit completo de cosméticos e ganharam os cuidados de uma massagista e uma manicure. "Deixei a sauna não muito quente e elas amaram a festa. As crianças usam a estrutura mais do que a gente pela falta de tempo", assume a economista.

 

Hora do relax

 

A prática de utilizar a água como condutora de bem-estar físico e mental remonta há mais de 2 mil anos. As termas eram frequentadas pelos romanos que buscavam o descanso e suas propriedades terapêuticas. Em Spa, cidade da Bélgica, desde o século 14 suas águas são famosas por terem efeitos medicinais.

E é da hidroterapia que vem o termo spa, do latim sanus per aquam (saúde pela água). Mas o local se popularizou mesmo na virada do século 19 para o século 20, quando novos benefícios foram sendo descobertos. E agora, nesta última década, os spas domésticos são mais uma alternativa aos espaços urbanos e às estâncias hidrotermais, com a praticidade de serem instalados no conforto das residências. "À medida que sugiro para os clientes um espaço de relaxamento, todos abraçam a ideia. Alguns optam por um spa apenas para o casal e outros, quando têm filhos maiores, pedem um espaço coberto na varanda", relata a arquiteta Ana Maria Miller. Ela especifica três tipos de spas: o do casal, que normalmente é no próprio banheiro e algumas vezes no quarto, próximo ao banho; o familiar, normalmente instalado na varanda para ser usado pela família e convidados, e o mais usado atualmente, aquele junto à piscina na área externa.

 

"Em todos eles, o objetivo é convivência e relaxamento", explica. Ana Maria Miller ensina que é preciso definir bem e rever a utilidade do spa para melhor adequação. "Além disso, contratar um profissional de arquitetura é a melhor opção", frisa. Como dica para reduzir os custos, ela cita o aproveitamento da estrutura da piscina.

 

Modismo

 

A arquiteta Kerley Melo reconhece que há um modismo nas instalações de spas em residências, mas adverte que a novidade pede espaços mais amplos. "Além da comodidade, as pessoas buscam ter o prazer e o conforto de poder se cuidar dentro da sua própria casa. É um investimento alto, mas bastante prazeroso. É importante conferir as condições das instalações elétricas e hidráulicas para evitar transtornos", alerta Kerley Melo.

 

As arquitetas indicam os itens básicos que devem compor um spa: banheira de fibra de hidromassagem com vários jatos, maca para massagens, iluminação com cromoterapia, indireta e pontual, e espaço agradável para relaxamento com boa ventilação.

 

Como montar

 

O verde é indispensável.Se o spa for montado em área externa, crie amplos jardins com variedade de plantas. Se o espaço for pequeno ou interno - em banheiros ou sacadas - decore com vasos de plantas resistentes, pedras e cascalhos de árvores.

 

Aproveite a luz natural o máximo que puder.E não abra mão da iluminação como um recurso que não só embeleza o ambiente, mas é capaz de criar efeitos especiais que facilitam o relaxamento. Há também equipamentos de cromoterapia para tratamentos mais específicos. Os equipamentos mais modernos empregam tecnologia de fibra ótica que oferece recursos sofisticados com baixo consumo de energia.

 

Velas aromatizadas e incensos criam um clima zen, aconchegante, tranquilizante, romântico e intimista.

 

A música é importante.Instale uma aparelhagem adequada ao ambiente. Selecione bem as músicas.

 

Tenha sempre em casa cosméticos indicados para tratamentos de beleza,infusões para relaxamento, sais e óleos essenciais para energizar.

 

Se o spa for instalado no banheiro, utilize paredes de vidro para integração com o quarto. O vidro é também interessante quando usado como separação entre sauna e hidromassagem nos spas externos. Ele amplia os ambientes e confere beleza.

 

Para pequenos orçamentos,a dica é mesclar aparelhos básicos com toques na decoração.

 

Caso o orçamento permita, explore as novidades tecnológicas das peças inteligentes (acionamento e desligamento automático até pelo celular).

 

No mobiliário e nos acessórios, opte por tons leves e cores ligadas à saúde e ao bem-estar, como o verde, que lembra a natureza, ou o azul, como nos tons empregados no spa da novela Passione.

Fonte: O Popular / Ana Cláudia Rocha

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja