Mundo Mulher

PRÊMIO CASA CLÁUDIA

PRÊMIO CASA CLÁUDIA

01/04/2011

ANA PAULA BARROS VENCE PRÊMIO CASA CLÁUDIA NA CATEGORIA MOSTRAS DE DECORAÇÃO

Arquiteta e designer arrebatou o público com seu Loft Bauhaus

 

Um dos destaques da mostra Casa Cor Brasília 2010, a arquiteta e designer Ana Paula Barros ficou com o primeiro lugar do Prêmio Nacional Casa Claudia Design de Interiores na categoria Mostras de Decoração na opinião do público que votou via internet. Ana Paula teve o Loft Bauhaus escolhido pela comissão julgadora formada por arquitetos, designers de interiores, professores, jornalistas e formadores de opinião como um dos mais interessantes dentre as inúmeras mostras realizadas no país. Os concorrentes foram selecionados a partir de critério como inovação, funcionalidade, iluminação, sustentabilidade ambiental, acessibilidade, conforto termoacústico, e materiais. O evento de premiação, marcado para a quinta 31 no Museu da Casa Brasileira, será apresentado pelo jornalista Zeca Camargo e homenageará a artista plástica Beatriz Milhazes. Os profissionais consagrados receberão certificados e troféus, além de integrarem matéria da edição de abril da revista Casa Claudia, principal publicação nacional do setor há 34 anos.

 

Em sua primeira edição, o Prêmio Casa Claudia contabilizou 754 inscritos.Confira abaixo a relação completa dos preferidos pelo público:

 

- Mostras de Decoração: Ana Paula Barros

- Apartamentos: Guilherme Torres

- Casas Urbanas: Debora Aguiar

- Decoração na Praia: Fernanda Marques

- Decoração no Campo: David Guerra

- Lojas: Alan Chu e Cristiano Kato

- Restaurantes: SuperLimão Studio

- Hotéis e Pousadas: Elianne Klenner e Carla Michel

- Escritórios e Consultórios: Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz Arquitetos

- Jardins: Gil Fialho

 

Abaixo, um pouco mais sobre o projeto vencedor de Ana Paula Barros

 

 

LOFT BAUHAUS

Escola que originou o Modernismo inspira Ana Paula Barros na homenagem a Lúcio Costa

A arquiteta Ana Paula Barros surpreendeu na interpretação do tema proposto pela Casa Cor Brasília 2010, que homenageou o cinqüentenário de Brasília na figura do arquiteto e urbanista Lúcio Costa. No Loft, ambiente de 160 metros 2, um dos maiores da mostra, a referência ao grande brasileiro se deu através de elementos buscados na Bauhaus, famosa escola alemã que praticamente fundou o modernismo no design e na arquitetura inspirando muitos profissionais, caso de Lúcio Costa. Responsável justamente pelo traçado de uma das mais grandiosas obras modernas a céu aberto do mundo, a Capital Federal, Lúcio Costa e Bauhaus falam a mesma língua e Ana Paula a traduziu com maestria.

Inspirado na famosa Glass House de Philip Johnson, um dos fundadores da Bauhaus ao lado de Mies Van der Rohe, que defendiam conceitos como “less is more”, o espaço explorou quatro dos cinco pontos da arquitetura moderna: planta livre, pilotis, fachada livre e janelas em banda. Embora as linhas retas e a arquitetura limpa estejam presentes na concepção arquitetônica, os elementos naturais e orgânicos como pedra, ferro, e madeira, que são uma constante no trabalho de Ana Paula, conferiram aconchego e acolhimento imprescindíveis a uma casa para se admirar e, principalmente, para se viver.

O ambiente foi composto de uma grande sala/home/jantar, que também assume a função de varanda, além de quarto, banheiro e cozinha. Matéria prima de primeiríssima linha marca presença. Mereceram destaque os armários desenvolvidos pela Ornare, a marmoraria da M Cunha, os eletrodomésticos Viking, os móveis da Hill House, a marcenaria da Santo Ofício e o piso em madeira pinus ecologicamente correta By Silva.

Sobre Ana Paula Barros

Ana Paula Barros, mineira de Uberaba, é formada em Arquitetura e Urbanismo com Mestrado em História da Arquitetura pela UnB. Presença sempre destacada em mostras como a Casa Cor e Mostra Artefacto, por exemplo, ela escreveu, em 2001, o livro Residências em Brasília. Atualmente encara com muita disposição o desafio de elaborar o Curso de Designer de interiores para a Confederação Nacional do Comércio. Seu nome consta em inúmeros projetos assinados em Brasília, entre eles espaços conhecidos do público como o ECCO (Espaço Cultural Contemporâneo), o prédio que abriga as lojas Carla Amorim, Ana Paula e Espaço Maria Tereza, Ícone Parque, Hotel Meliá Brasília, o restaurante Zuu entre tantos outros.

 Charlotte Vilela - m.charlotte@uol.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher