Mundo Mulher

O REINO ANIMAL INVADE A CASA COR GOIÁS 2011

28/05/2011

Assim como na moda, bichos na decoração sempre fazem muito sucesso. As tendências mudam, mas eles estão sempre presentes. Os animais já tiveram – e continuam tendo – múltiplas releituras, podendo ser, por exemplo, clássicos (dentes de marfim, empalhados na parede, tapetes de peles) e kitsch (galgos de porcelana, pingüins de geladeira, borboletas no tampo da privada, almofadas de leão). O importante é que as reinterpretações desse reino que tanto fascina têm o seu glamour e dão mais aconchego aos ambientes.

Cada vez mais, os modelos fakes – de plástico, gesso, porcelana, madeira, tecidos sintéticos, pelúcia e outros materiais – estão sendo utilizado na decoração. Essa nova tendência pode ser conferida na Casa Cor Goiás 2011, onde os bichos estão chamando a atenção dos visitantes.  Estilizadas ou não, as representações animais invadiram literalmente a mostra goiana, marcando presença em quase todos os ambientes de forma discreta ou não.

O ambiente Hall de Entrada traz um belo exemplar de uma onça escultórica que remete a uma simbologia de proteção, principalmente por estar na entrada da casa; no Lounge Tecnológico, coelhos e gatos irreverentes contribuem para o clima de descontração que é característico do espaço; no Loft 1, um gatinho de vidro colocado sobre a cabeceira da cama “vigia” o ambiente, e se destaca por seus detalhes pintados à mão; no Lounge Merzian, dois cães entalhados em madeira são peças centrais na decoração do ambiente; já no Estar, Varanda e Lavabo do Apartamento, cãezinhos de vidro colocados sobre uma mesa lateral apresentam visual charmoso e irreverente.

Na Suíte do Bebê, um carneirinho e um ursinho de pelúcia contribuem para a atmosfera infantil do espaço, enquanto que a Suíte da Menina de Oito Anos do Apartamento traz um gato e um urso estilizados pelo renomado designer brasileiro Romero Brito. O Living, por sua vez, exibe modernos elefantes coloridos, que dão um ar de descontração ao ambiente; na Sala Íntima, um cão com customização mitológica divide espaço com um charmoso cavalinho de balanço. Um gato estilizado (também de autoria de Romero Britto), dois gatinhos em vidro branco, cães de guarda em vidro e vaquinhas customizadas são destaques no Closet do Casal, enquanto galos entalhados em gesso ocupam a mesa central do Lounge Tecnoseg. Ainda neste ambiente, um cão em vidro atua como “vigia” do espaço. No Café da mostra, galos de vidro dividem a cena com papagaios e outros pássaros perfeitamente ambientados em árvores e abajures decorativos.

A Casa de Veraneio está repleta de representações de animais, que incluem vaquinhas irreverentes, miniaturas em madeira de animais da selva, uma cabeça de vaca feita em resina exposta na parede, além de um hipopótamo entalhado em madeira. O ambiente traz também bichinhos feitos em vidro branco, como passarinhos, um vaso de planta que tem o formato de um pato e um cão da raça Buldogue.

Outro espaço onde os bichinhos são utilizados com muito bom humor é o Refúgio para Ingrid Guimarães, onde uma grande estante é ocupada por representações de papagaios, galos, ursos, patos, macacos, ursos polares e outros bichinhos. Ainda neste ambiente, duas cabeças de alce estilizadas remetem aos clássicos empalhados na parede, cavalinhos de balanço dão um ar lúdico ao espaço e um cachorrinho de pelúcia chama a atenção por sua semelhança com o animal verdadeiro. Na entrada do espaço, um cachorro de vidro de porte médio chama a atenção dos visitantes por seu porte elegante.

A Suíte do Bem Estar exibe uma luminária em formato de coelho que é um ícone do design contemporâneo. O Loft 7 traz mini-elefantes em cores variadas, além de duas cacatuas feitas em vidro branco. Na garagem, duas almofadas exibem desenhos de um alce e uma toupeira em situações descontraídas, dando um toque de bom humor ao ambiente. O Armazém do Sebrae, por sua vez, traz peças elaboradas por artesãos goianos e que estão à venda no espaço, como bois, galinhas, ursinhos de pelúcia e patos em estilos, cores e materiais variados.

Lado simbólico - Como não é possível redecorar a casa inteira a cada ano, a simples aquisição de um novo objeto pode mudar todo o estilo e, principalmente, a energia de um ambiente.  E quando os bichos são os objetos escolhidos, a energia fica poderosa. As representações de animais fazem parte de tradições milenares e simbolizam as forças energéticas caracterizadas de cada animal.

A figura do animal foi e será indissociável da cultura dos homens. Desde a antiguidade, e em razão da conexão das aves com o céu, os animais representam o elo sobrenatural entre o céu e a terra. Os atributos dos símbolos variam em função das diferentes entidades culturais.

As representações de animais podem ser Religiosas como no Egito dos Faraós, na América pré-colombiana, na Índia e de vários outros países onde o animal era cultuado e adorado como uma divindade.  Podem ter Caráter temporal como na astrologia e no calendário Chinês. Representações políticas como o galo na França, o burro e o elefante dos partidos Democratas e republicanos dos Estados Unidos ou o urso da cidade de Berlin.  Podem ser Mitológicas como os animais fantásticos da mitologia grega chinesa ou hindu. Os animais também estão representados na Astrologia Chinesa como Rato, Tigre, Gato, Dragão, Serpente, Cavalo, Macaco, Galo, Cão, Porco; e na Astrologia Zodiacal - Áries, Touro, Gêmeos, Caranguejo, Leão, Escorpião, Sagitário, Aquário e Peixes

Fotos:
1 e 2 - Casa de Veraneio
3- Closet do casal
4- Living
5-Lounge Tecnológico
6- Sala Íntima

Conheça o simbolismo dos animais:

Alce – resistência, poder, fibra, força, habilidade para realizar suas tarefas, auto-estima.

Andorinha – proteção, calor do lar, perspectiva apropriada.

Babuíno – defesa da família. 

Beija-flor – alegria, brincadeira, felicidade, amor e néctar da vida.

Cachorro – lealdade, amor, proteção, habilidade para farejar dificuldades, silêncio compreensivo, uso correto de intuição.

Cavalo – poder, fibra, resistência, fidelidade, liberdade, viagem, adverte de possíveis perigos, acelera o crescimento pessoal.

Coelho – malícia, paradoxo e contradição, intuição, pensamento rápido, fertilidade e nova vida.

Coruja – poder feminino, visão aguda, mensageiro de segredos e presságios, sabedoria do silêncio.

Elefante – força, realeza, sabedoria ancestral, remoção de obstáculos.

Galinha – ouvindo a voz interior, fertilidade e sacrifício.

Galo – proteção, sexualidade, poder da voz, capacidade de observar e ressurreição.

Gato doméstico – independência, vendo o invisível, mistério, magia.

Girafa – perspicácia, habilidade para alcançar novas alturas, comunicação, ver alem dos medos.
 
Hipopótamo – uso adequado da agressão, uso da agressividade maternal, idéias novas, proteção da família.

Javali – habilidade para pressentir perigo, coragem, proteção, habilidade para achar a verdade.

Leão – libertar-se das tensões, forte ligação com a família, força, coragem, energia, assertividade da feminilidade.

Lince – sutileza de visão, adivinhação, desenvolvendo sensações psíquicas, guardião dos segredos e mistérios.

Papagaio – cura pelas cores, sarcasmo, vida conjugal, direção e sabedoria para pensar antes de falar.
 
Pato – conforto emocional, energia da água, vendo claramente as emoções, proteção.

Pantera Negra/ Onça – viagem astral, energia guardiã, símbolo do feminino, reivindicando o verdadeiro poder, morte e renascimento. .
 
Toupeira – destacando a auto-expressão, desprendimento, guardião de historias, agressividade.

Urso – despertar do poder do inconsciente, curador, morte e renascimento, transformação, defesa, sabedoria.

Urso Polar – introspecção, solidão, especialista para navegar em águas emocionais, habilidade para achar alimento em paisagens estéreis, força em face a adversidade, comunicação com o espírito, sonhos, morte e renascimento.

Vaca – colocando-se alerta ao perigo, satisfação, amor, compartilhando em comunidade.

Veado – gentileza, inocência, encanto por novas aventuras, habilidade para escutar, equilíbrio entre graça e beleza.


CASA COR GOIÁS 2011:
Local: Espaço Merzian - Av. T-2 Nº 299 – Setor Bueno
Período: 13 de maio a 21 de junho de 2011
Horários da Bilheteria: das 15h às 22h, de terça a sexta-feira
                                    das 12h às 23h, sábado, domingo e feriados
Ingressos: R$ 30,00 – inteira
                  R$ 15,00 – meia (com a apresentação de comprovante de estudante referente ao ano de 2011)
Manobristas no local
Mais informações: www.casacor.com.br ou pelo telefone (62) 3224-2023
Patrocinador Master: Louças e Metais Deca
Patrocinadores Nacionais: Todeschini, Suvinil e Caixa
Patrocinador local: Merzian Construtora
Apoio Local: Coreto Alberflex, Tecnoseg, Navesa
Apoiador Institucional: Grupo SustentaX
Participação Especial: Sebrae-GO, Aldeia, Rio Quente Resorts, Royal, Novo Mundo e Nextel
Organização: A Casa Cor Goiás é organizada pela SE Promoções e Eventos, franqueada da Casa Cor Promoções e Eventos, uma empresa do Grupo Doria Associados e Grupo Abril
Responsáveis pela SE Promoções e Eventos Ltda.: Eliane Martins e Sheila Podestá

DORIS COSTA/TAYSA LARA – casacorgoias2011@gmail.com

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja