Mundo Mulher

Banheiros - Território de bem-estar

23/09/2011

 
O design arrojado pede passagem na configuração de banheiros-spas que convidam ao relax total

 
Uma ilha de sossego é a proposta em evidência neste banheiro de um loft concebido para horas de descanso. A poltrona flutuante permite uma pausa refrescante na hora do banho. Um sutil toque de natureza aparece no cenário com plantas em vasos e com banquinhos em madeira. Bem distribuída, a bancada com cubas separadas acomoda um casal que adora se arrumar um na companhia do outro. Proposta da designer de interiores Fátima Lima
 


Com um design atemporal, o spa mistura o requinte do mármore Carrara e do porcelanato para criar uma composição em que a banheira de hidromassagem é a protagonista do ambiente. Acessórios coloridos passeiam com graça pelo banheiro. Espelhos em pontos estratégicos ampliam as medidas e conferem leveza a ambientação. Proposta da designer Doriselma Mariotto
 

 
Numa atmosfera bem despojada, o ambiente valoriza uma banheira de formato ousado. Por todo o ambiente, espalham-se surpresas que revigoram o espaço com o uso de peças de arte de várias épocas e linguagens, a exemplo do espelho sobreposto a um pintura contemporânea. A cadeira colorida do designer francês Philippe Stark e o tapete proporcionam aconchego num contraste divertido que quebra a estética do branco. A iluminação projeta nuances de tons, realçando o cenário descontraído. Proposta do arquiteto Leo Romano


 
O ambiente convida a horas de puro relax. O painel impresso da obra do artista plástico japonês Akiyoshi Kitaoka, mestre das ilusões óticas, ganha destaque no cenário. A cromoterapia é realçada ainda pelo uso do futom vermelho com almofadas. O projeto luminotécnico recorre ao uso de leds, de baixo consumo energético e que dá um clima de suavidade ao espaço. Tudo pode ser controlado pelo iPad ou iPhone. Proposta do arquiteto Edu Cintra e da designer de interiores Rosângela Leão
Nada daquele banheiro monótono, todo branquinho, de base neutra, com aparência de laboratório. Aos poucos os brasileiros estão modificando o cenário deste ambiente. Transformados em salas de banho, em spas de relaxamento, os banheiros cada vez mais enchem os olhos, a espelhar um oásis interior que respira uma estética agradável.

Quando se investe em revestimentos lúdicos, coloridos, o resultado impressiona e inspira momentos de tranquilidade. Não importa se as medidas são quase minúsculas ou generosas.

Com um bom desenho arquitetônico é possível criar ambientes aconchegantes, ideais para uma pausa a dura rotina diária. O céu e o bolso são os limites para produzir ambientações de estilo arrojado. Os banheiros contemporâneos misturam acabamentos frios (porcelanas, mármores, granitos, louças) com revestimentos mais quentes: papel de parede, películas adesivas (impermeáveis à água). Além de receberem acessórios como futons, almofadas, vasos, objetos decorativos, tapetes, cortinas, persianas.

Mesmo os acessórios fixos, como torneiras, cabideiros, porta-toalhas, chuveiros, sanitários, banheiras, mostram uma cartela múltipla de modelos, tamanhos, materiais, linguagens, que agradam pela leveza estética em sintonia com a facilidade de manuseio. São peças reguláveis e com duchas retratéis que trazem o selo da economia d´água. A designer espanhola Patrícia Urquiola, o francês Philippe Stark e outras referências mundiais criaram linhas de louças e acessórios que já podem ser encontradas no Brasil.

Casais

Pensando no quesito organização e numa boa política de vizinhança entre casais, as cubas aparecem em extensões enormes. Surgem em dupla, paralelas na bancada, para atender marido e mulher ou novos modelos de configurações familiares. Por baixo delas nichos abertos ou fechados, em marcenaria exclusiva e resistente à umidade, guardam os itens de higiene e de beleza e podem ter pontos de cor num visual retrô ou adotar uma proposta mais clean.

Os chuveiros demarcam território em dose dupla, o que já convida a um banho a dois. Sauna, banheira de hidromassagem ou ofurô para um banho de imersão? A escolha da instalação de um ou de todos esses itens aguça o sentidos e depende da vontade do usuário. Minijardins e jardins verticais também ganham terreno nos banheiros spas.

Você tem o hábito de ler no banheiro? Pode-se recorrer a poltronas. A automação da iluminação é outro recurso capaz de mudar o visual a um simples toque. Pontos periféricos de iluminação dicroica (mais barata) criam ambientes mais aconchegantes. E jogos de texturas transformam o banheiro-spas num ambiente fluído e que aguça os sentidos.
 
O Popular - Margareth Gomes - Fotos: Ricardo Lima

 

 

 

 


 

 


 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja