Mundo Mulher

TEMPO DE MADEIRA NA DECORAÇÃO

TEMPO DE MADEIRA NA DECORAÇÃO

21/01/2012

 Arquitetos afirmam que projetos com madeira deixam o ambiente mais aconchegante

Arquitetura e Decoração são como moda: a cada temporada um determinado material vira o quente da estação. E, como em uma semana de moda em que todos resolvem utilizar um determinado tecido, na última edição da Casa Cor os arquitetos apostaram em massa em um ingrediente principal: a madeira. Ela teve honras de favorita em praticamente todos os ambientes da mostra. Pisos, revestimentos de paredes, móveis, objetos de decoração.
 

E por que, afinal, ela virou objeto de desejo do momento? A arquiteta Elaine Ramos, da Elaine Ramos Arquitetos Associados, afirma que a madeira sempre está relacionada a aconchego, conforto térmico, casa gostosa de ficar. "A madeira é uma das minhas marcas-registradas, tanto que sempre apostei nelas em meus projetos", lembra. Entre as atuais preferidas da arquiteta figuram madeiras bonitas e maleáveis, fáceis de trabalhar, como a peroba, o frejó e a amêndoa. Mas a madeira de demolição também é aposta certeira. " Gosto muito de madeira de demolição, que é sustentável e proporciona ambientes lindos” diz Elaine.


Para a arquiteta, madeira também é sinônimo de conforto. "As pessoas hoje estão muito voltadas para suas casas, seus refúgios e a madeira é uma das matérias-primas perfeitas para conseguir esse estado de aconchego doméstico", acredita Elaine, fã do contraste de madeira rústica com materiais mais frios, como o mármore polido. "Rende um contraste muito interessante" comenta, lembrando que também existem tecnologias como o piso de cimento com veios idênticos aos da madeira de verdade. Segundo a arquiteta é bom levar em conta que madeira não é exatamente um material barato. Se colocarmos no papel a dobradinha madeira de qualidade + design assinado, como acontece com móveis de grife, o valor pode ficar bem salgado. Por isso é bom ter alternativas na manga.
Uma das mais recentes é a chapa FORMICA que imita madeira de demolição. Mas no cardápio de opções, disponível no site da marca, é possível garimpar outras, com estampas similares a praticamente todos os tipos de madeira e sugestões, inclusive, de acabamentos diferenciados: mais fosco, mas brilhante, com os veios mais ou menos destacados no projeto. Além dessa alternativa, o usuário pode optar por usar laminas de madeira que, aplicadas em MDF, ficam lindíssimas e com o mesmo aspecto do produto original. “Em locais como churrasqueiras e cozinhas, pode-se utilizar o porcelanato que imita perfeitamente a madeira.” afirma Elaine.
 

          Voltando aos originais, Elaine acredita que sempre vale a pena investir na madeira, mesmo sendo mais caro. "A madeira natural é, e sempre será soberana. Sua sensação visual e tátil são insubstituíveis", explica a arquiteta. Elaine faz apenas uma ressalva aos clientes: que seja usada somente madeira certificada, de reflorestamento ou de demolição, inseridas no modelo atual do ecologicamente correto. Apesar de essa questão despertar muitas outras. "Madeira ecologicamente correta é a que você tem no seu entorno, porque há sempre o impacto ao ambiente gerado pelo transporte da material-prima", diz.

       Se essa é uma das preocupações de quem gosta de madeira, mas sente uma certa "eco-culpa", a opção é mesmo apostar nos genéricos e, por que não? Dá até para brincar de faça em casa com papel Contact que imita madeira. Dependendo da intenção decorativa, é uma solução das mais divertidas e baratas. Comprar móveis usados é outra. Lojas de antiguidades e brechós estão repletas de boas opções de móveis - e você não precisa se ressentir com a utilização de nenhuma árvore extra por isso.

Elaine Ramos Arquitetos Associados

Av. das Américas, 500 Bloco 20 S/ 312 -  Downtown - barra da Tijuca

3153-7932
Luanda Melo - dmc21@dmc21.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja