Mundo Mulher

Casa com cara de casa

Casa com cara de casa

18/02/2012

 

Livros, porta-retratos, plantas e até brinquedos desbancam vasos e esculturas na hora de tornar a decoração mais humana e personalizada

 
- Ter uma casa ou apartamento com a cara da família nem sempre é uma tarefa fácil. Em uma época em que a moda dita dos papéis de parede ao design dos móveis, imprimir a própria personalidade na decoração do lar exige sabedoria e ousadia na hora de compor cada ambiente. É preciso habilidade para não deixar que o estilo pessoal do morador fique ofuscado em meio às tendências.
 

Especialmente nos apartamentos compactos, é importante lembrar que os objetos pessoais que circulam pela casa no cotidiano, provavelmente, irão “aparecer” mais, pois o espaço para “escondê-los” é menor. Portanto, o ideal é que o projeto consiga inseri-los na decoração, associando a estética à funcionalidade.
 

Essa foi a proposta da designer de interiores, Doriselma Mariotto, para os apartamentos decorados do Residencial Flam Park, primeiro empreendimento da Brasal Incorporação em Goiânia. Na estante da sala, formada por nichos, os livros do morador ganharam destaque, assim como porta-retratos e plantas com a mesma importância de objetos de decoração. A ideia é apresentar a personalidade dos moradores já no ambiente social da casa.
 

Doriselma Mariotto explica que buscou a humanização no projeto, elemento que cria identidade entre o ambiente e o futuro morador. “Mesmo sendo um espaço modelo para vendas é importante a pessoa sentir que poderia morar ali, este fator de identificação melhor a negociação e torna possível que o cliente imagine como será o seu futuro lar”, explica.
 

Com esta preocupação, a designer conseguiu criar dois modelos de apartamentos, com três quartos, aconchegantes e um espaço para ideias criativas e realistas sobre o que é possível fazer na própria casa. “Eu humanizo o apartamento para que o visitante se veja lá dentro”, afirma a profissional, que escolheu livros de leitura, porta-retratos e plantas para enfeitar os nichos da sala de estar e home. “Desta forma indico a possibilidade de aproveitar objetos já existentes e que o dono da casa normalmente tem apreço por eles”.

 

No caso dos livros, a designer priorizou a criação de um canto de leitura, o que nem sempre é lembrado nos grandes projetos. Uma poltrona com iluminação especial e mesa de apoio no canto da sala, que é integrada com a varanda, cumpre esta importante função dentro do apartamento. Para os amantes da leitura, a solução encontrada pela profissional pode ser considerada charmosa e muito fácil de ser aplicada em qualquer projeto.

 

Além destes objetos, o apartamento decorado mostra como a família pode aproveitar a presença das crianças para alegrar ainda mais a decoração. Os ambientes em comum, segundo a designer, podem mostrar a presença delas ao usar brinquedos entre os enfeites, como uma miniatura de lambreta e um helicóptero, e quando o espaço é adequado, reservar uma área para que eles estejam junto aos pais na hora da tarefa ou mesmo do trabalho no computador.

 

 

Logística
Outro fator importante para a designer na montagem de um apartamento decorado e que deve ser o foco dos clientes em busca de empreendimentos em construção para a moradia é a logística de armários, divisões e mobiliário. “Sempre prevejo algo simples, como uma escrivaninha com caderno e lápis, para que o cliente não pense só no lazer, mas também nas tarefas que terá que cumprir na sua futura casa”, afirma ela.
 

Nos banheiros, é preciso prever espaço para pasta e escova de dente e os acessórios para os cabelos. Além das toalhas e do tapete, que não são decorativos, mas usados no dia-a-dia devem ter seus espaços já reservados. “O lugar tem que mostrar que acolherá as atividades que fazemos em casa, como o banho e o descanso”.

 

A cozinha também mostra que praticidade e beleza podem andar juntas. Da bancada que divide o ambiente com a sala, é possível avistar as panelas, o secador de louças, o gancho para o pano de prato e os temperos como em qualquer casa. O diferencial, segundo ela, está na combinação de elementos modernos e coloridos mesmo no local onde se realiza as tarefas do dia a dia.
 
 
Luisa Dias-  luisa@comunicacaosemfronteiras.com

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja