Mundo Mulher

Prédios verdes ganham destaque no Dia Mundial do Meio Ambiente

Prédios verdes ganham destaque no Dia Mundial do Meio Ambiente

06/06/2012


No Dia Mundial do Meio Ambiente, a construção civil comemora nos canteiros o avanço da sustentabilidade nas obras. A transformação da consciência ambiental no setor ganha corpo com o compromisso das construtoras na adoção de técnicas e materiais sustentáveis e na oferta aos clientes de serviços diferenciados, que economizam água e energia e preservam a natureza.

A CMO Construtora é um dos cases exemplares de compromisso com o verde. A empresa lançou, em 2010, o Programa CMO de Olho no Verde e normatizou as ações daconstrutora no planejamento de empreendimentos desde a escolha dos terrenos,formação da mão de obra, materiais utilizados, tecnologias sustentáveis aplicadas até a orientação dos futuros moradores.

Dois dos últimos lançamentos da marca, o Varandas de Copacabana, no Parque Amazonas, e o Natural Residence, no Jardim Goiás, já reúnem as mudanças e oferecem aos futuros moradores diferenciais, como reuso de água, telhado verde, aquecimento com energia solar, além de uso de materiais e recursos considerados verdes,como areia e madeira certificadas.

Para o diretor da CMO Construtora, Marcelo Moreira, este compromisso reafirma os valores da empresa e está no dia a dia dos trabalhadores de todas as suas obras. “A construção civil pode diminuir o impacto das suas obras com medidas que exigem investimento e mudança de postura. Foi, neste sentido, que lançamoso programa e temos seguido uma padronização em todos os canteiros”.

Insumos

Na área de materiais e recursos, o Programa CMO de Olho no Verde dá preferência para insumos reciclados e regionais, além de rapidamente renováveis, verifica a procedência de toda sua matéria-prima para evitar material advindo de exploração indevida da natureza ou de mão de obra infantil ou escrava. Inclui também o item “contribuição urbana”, que visa qualificar a intervenção da obra na cidade.

São ações desta categoria como a redução de áreas alagáveis pela chuva, cobertura ecalçada verde do empreendimento, muro vegetado, sombras naturais, paisagismo produtivo com adoção de árvores frutíferas, bicicletário e redução da poluição luminosa noturna. O uso racional da água e da energia são destaques do programacriado pela CMO, que inclui mais de  50 itens de sustentabilidade no total.

Desde 2010, em cada empreendimento lançado, a equipe técnica avalia quais destes itens de sustentabilidade são com compatíveis com a obra. No memorial descritivo decada lançamento, o consumidor tem a informação de quais itens de sustentabilidade do Programa CMO de Olho no Verde foram aplicados. 

 
Marcela Guimarães -  marcela@comunicacaosemfronteiras.com
 
 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja