Mundo Mulher

Obras de arte - Em perfeita harmonia

14/07/2012

Obras de arte ganham novo status dentro da decoração, não apenas pela parte estética, mas também pelo valor cultural e sentimental de cada peça


 
Decoração perfeita para quem adora artes plásticas e ambiente moderno. A tela na parede, imitando um traçado de pincel com tinta, é ousada e ao mesmo tempo deixa o ambiente descontraído e quente, em contraste com a parede imitando cimento
 
Quem disse que obra de arte precisa permanecer como privilégio dos olhos de curiosos e apreciadores em galerias e museus? Simples objeto decorativo para uns e uma joia rara para outros, as obras de arte têm sim um lugar essencial na decoração de ambientes, conferindo personalidade e modernidade às residências.


“Obra de arte tem que apaixonar”, aconselha a gerente comercial da Época Móveis e Decoração, Maria Alcivone Marques. “Não adianta comprar porque alguém sugeriu ou apenas porque está valorizada. Você vai conviver por anos com a peça. E uma obra de arte não é algo descartável, é um investimento eterno”, ensina. Os estilos são variados e se encaixam perfeitamente na parede ou na mesa de centro, seja em pop art, uma obra clássica, contemporânea ou moderna. Cada uma tem seu espaço e valor, basta estar de acordo com o orçamento de quem a adquiriu e a casa onde vai morar.
 

Maria Alcivone afirma que o mercado de obras de arte em Goiás está aquecido. “O público é variado. Recebo clientes que querem apenas um objeto decorativo e outros que já procuram por um artista específico para investir. Mas sem deixar de levar em consideração a harmonia”, afirma. Mesma opinião é compartilhada pela arquiteta Priscila Rassi. “Atualmente, a arte está valorizada, principalmente os itens feitos por artistas goianos”, destaca.

BOM SENSO

Ao adquirir uma obra de arte, vários pontos devem ser levados em consideração, desde os mais simples – e normalmente óbvio –, como, por exemplo, se a peça estará em harmonia com o restante do ambiente, até onde será posicionada para não poluir a decoração. “A pintura em tela é o objeto mais tradicional e mais procurado. Versátil, cabe em qualquer ambiente”, afirma Maria Alcivone. No entanto, ela alerta que o bom senso na escolha do tema e do local onde o quadro será colocado são primordiais para a beleza do conjunto.


Mesmo com o uso de peças grandes, Maria Alcivone afirma que itens menores – como adornos, que incluem pratos, bandejas, taças, vasos, porcelana – são fundamentais para valorizar o local em que a obra será posicionada. “Algumas pessoas evitam esse tipo de decoração porque na hora de limpar pode quebrar com facilidade, mas é inquestionável que essas peças complementam e valorizam a decoração”, destaca.

Fonte: O Popular - Daniela Gaia / Gerson Lima

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja