Mundo Mulher

Dia do Aviador - Ambiente da Casa Cor Brasília homenageia profissionais do ar

10/10/2012


No mês em que se comemora o Dia do Aviador, 23 de outubro, uma boa oportunidade de conhecer o universo da aviação é visitar o Quarto do Aviador na Casa Cor 2012. Idealizado pelas arquitetas Gislaine Garonce, Jucielle Lima e Valceli Monteiro, o ambiente foi inspirado na carreira do Tenente Coronel da Aeronáutica, Francisco Garonce. O espaço, além de ter objetos e fotos pessoais do oficial, foi totalmente decorado com peças de colecionador que remetem à profissão.

Fotos e aviões em miniaturas estão espalhados por todo o quarto. Com detalhes e cores que remetem ao cotidiano de um aviador, o projeto buscou referências nos pioneiros da aviação mundial e nos pilotos da atualidade. O glamour e arrojo típicos desses profissionais serviram de inspiração para a mescla de opções tecnológicas de ponta com detalhes e peças históricas, criando um contraste harmônico e único.

Com a predominância da cor Azul Marine, o ambiente possui um clima de tranquilidade e aconchego. A utilização dessa tonalidade remete a um dos lançamentos da última Feira Mundial de Design de Milão, presente no vidro da Cinex instalado nos armários planejados da Evviva Bertolini. Juntamente com a coloração do espaço, a diferenciada iluminação cria um cenário de luminosidade conhecido no ambiente profissional dos pilotos como “céu de brigadeiro”.

Para dar um toque ainda mais especial na decoração, na parede do espaço possui uma hélice de avião feita a partir de uma madeira especialmente tratada para suportar grandes esforços, com acabamentos metálicos. É uma peça raríssima que foi utilizada no início do século XX, nos primórdios da aviação, e que integra o acervo do Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira, localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. A sua exposição foi autorizada pelo Comando da Aeronáutica, exclusivamente, para a Casa Cor 2012.

Data comemorativa

O dia 23 de outubro foi a data escolhida para homenagear os aviadores porque foi nesse mesmo dia, do ano de 1906, que Alberto Santos Dumont, a bordo do 14 Bis, voou pela primeira vez na história com um “aparelho” mais pesado que o ar. O piloto conseguiu percorrer uma distância de 60 metros a uma altura de 2 a 3 metros. Após esse feito, Santos Dumont foi considerado o Pai da Aviação.


Claudia Mohon - vogacontato1@gmail.com

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja