Mundo Mulher

Decoração - Valorize seu Quintal

Decoração - Valorize  seu Quintal Quintais e enormes, com árvores frutíferas, horta e um bom espaço que faziam a alegria da criançada são hoje raridade.

Geralmente o que sobra de área não construída é pouco e, muitas vezes tem que acomodar, área de serviço, lazer das crianças, churrasqueiras, etc.

Entretanto, com a ajuda de profissionais ou com bom senso e criatividade, você poderá aliar funcionalidade, beleza e aconchego.

Primeiramente, tenha em mente a lei de uso do solo que exige uma porcentagem que varia de 15% a 30% de permabilidade à água da chuva. Lembre-se também de outros detalhes, conforme dicas da arquiteta Neusa Baiocchi:

- o terreno precisa escoar para o ralo que leva à galeria de água pluvial
- desníveis que retém água e a terra úmida, em contato direto com a casa, podem provocar infiltrações. Uma faixa de 60cm a 1m. de cerâmica na parede é uma boa solução.

Árvores frutíferas ou hortas não são incompatíveis com a beleza.

Uma jaboticabeira, um cajueiro, um pé de ata, são árvores de pequeno porte e podem estar presentes em quintais com áreas um pouco maiores. Que tal plantar alface e cebolinhas em vasos?

Um bom projeto poderá transformar o seu quintal, no local mais aprazível da casa, abrigando churrasquira, jardim, cascata, árvores, piscina, etc.

Veja algumas dicas:

- De acordo com o terreno disponível, o quintal pode ser a área de lazer da casa. Em quintais menores, que abrigam área de serviço e varanda-com ou sem churrasqueira-crie uma divisão entre as partes. Construa aí um murinho vazado, coloque uma treliça ou faça uma cerquinha de banco de aroeira. Depois é só ornamentar com plantas.

- O piso do quintal tem de se harmonizar com o acabamento utilizado na obra. Há no mercado uma variedade de material cerâmico que ajuda a manter limpo esse espaço. Pisos de cor clara refletem a luz e às vezes incomodam a visão. Mesmo assim, prefira os pisos claros aos escuros para refletir também o calor. O tom pode variar conforme haja sombra.

- Em área permeável com grama, faça caminhos de acesso usando placas soltas de cimento. Se houver uma árvore frutífera, pavimente em volta da planta, na projeção da copa. Você pode usar cascalho, paralelepípedo, tijolos ou outro material que facilite a limpeza das folhas e dos frutos que caem.

- O muro é um elemento que barra a visão e nem sempre é bonito. Você pode revesti-lo com cerâmica, pedra e fazer uso de pinturas texturizadas, que protegem e eliminam a necessidade de manutenção freqüente. Pinte com um tom mais escuro que o escolhido para a obra. Já a hera, apesar de colocar todo o ambiente verde, exige manutenção contra insetos e poda. O muro também pode servir de suporte para plantar maracujá, que além do fruto, dá uma flor muito bonita.

- Em quintais pequenos, ervas e temperos podem ser cultivados em vasinhos de cerâmica, dispostos em prateleiras ou no próprio muro. Pés de pitanga e acerola podem ser cultivados em vasos maiores.

- Hortinhas e plantas frutíferas precisam no mínimo do sol da manhã.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Eletrônicos - Submarino.com.br
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher