Mundo Mulher

Triangulação de cores para Decoração

Triangulação de cores para Decoração Consulte Aqui Nosso Arquivo de Matérias  

TRIANGULAÇÃO DE CORES PARA DECORAÇÃO

José Bruno dos Santos
Designer de Interiores

A decoração envolve várias técnicas. Daí valer a pena destacar certas “dicas”, que talvez venham a ser muito importantes. Algumas, nem tanto. Mas, o que se pode afirmar é que, em se tratando de cores, devemos conhecer, mesmo, essa questão. O exemplo que pode ser bem percebido, é quando entramos num determinado ambiente e sentimos aquela sensação agradável. Ou não... Cuidado, então, e comece a notar o equilíbrio, a harmonia e a proporção que devem ser alcançados.


Esses três fatores são muito importantes. As cores, porém, devem estar bem inseridas neles, podendo remeter-nos a uma atmosfera monocromática ou, então, com duas cores ou mais. Ainda que se tenha optado pelo estilo monocromático, a triangulação de cores deve estar presente; porém, em tons mais suaves ou mesmo, escuros.
Quando falamos em triangulação, referimo-nos à posição das cores em forma triangular. Entretanto, se preferir, pode ser vertical, horizontal ou diagonal. Assim, pode-se identificar o equilíbrio, a harmonia e a proporção, aliados à agradável sensação que as cores podem nos proporcionar.


Devido à triangulação, o ambiente fica uniforme, pois os pontos de cores ficam em vários locais do ambiente. Só para dar um exemplo: um objeto vermelho na estante, mais uma faixa lateral no tapete, mais quadros com molduras vermelhas, igual a triangulação de cores. Não há nenhum segredo. Deve-se tão somente ter cuidado em não exagerar e carregar nas cores; principalmente, se o ambiente for pequeno. Pois, quando maior, menos mal.
Em se tratando de itens grandes como sofás, mesas, estantes e paredes, utilize cores leves e claras. Podem ser frias ou quentes; mas, em pouca quantidade. Os itens menores devem receber cores mais alegres e chocantes, pois são mais fáceis de trocar de lugar.


A triangulação de cores é essencial, para se obter bons efeitos em um projeto decorativo bem pensado. Isso vale para todos os ambientes, em todos os lugares do mundo. Fique claro, no entanto, que cada região, bem assim cada pessoa, tem afinidade com determinadas cores. As que mais lhe agradam, é óbvio.
Comece, então, a organizar sua casa dentro desse esquema. Vai haver muita diferença. Apenas uma observação: não se esqueça de que decoração de interiores é, também, ilusão de ótica. Por isso, é bom pensar bastante, sobre o que vai fazer e que resultado espera. Afinal, nada melhor do que um ambiente pensado de forma criteriosa e prática. Concorda? Reflita sobre isso, até a próxima “dica”.



   
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja