Mundo Mulher

Decoração Minimalista

Decoração Minimalista Consulte Aqui Nosso Arquivo de Matérias  

 

Decoração Minimalista

A máxima do menos é mais visível no apartamento de 24 metros quadrados, exclusivo para solteiros. Bancadas, armários e nichos acondicionam com equilíbrio eletrodomésticos e eletrônicos. Os ambientes surgem totalmente integrados: sala, cozinha, quarto e banheiro. A marcenaria limpa e de cor clara amplia o espaço reduzido. Pequenos detalhes em peças decorativas oferecem aconchego.

As janelas grandes proporcionam a luminosidade ideal. Proposta da arquiteta Jacira Leão para a construtora Consciente Universo particular Solteiros investem numa decoração mais minimalista, porém cheia de atitude e requinte Margareth Gomes Não é porque se mora sozinho, por opção, por ser um solteiro convicto, por ter se divorciado, que a residência tem de ser sem graça. Muito menos aparentar ar de total desleixo. Os solteiros costumam ter muito orgulho de seu próprio casulo, jovens ou mais velhos. Não se furtam a receber amigos ou paqueras, mesmo que o apartamento tenha medidas mais enxutas.

O estilo single de viver é uma tendência que ganha cada vez mais novos adeptos no mundo. Em geral, essa tribo comunga alguns ideais: quer conforto, poucas paredes e portas a atrapalhar a livre circulação e adota a distribuição funcional do mobiliário. Projetos integrados – como lofts, duplex com pé direito alto, cozinhas americanas – estão no topo da lista de desejo desse consumidor superexigente, de vida dinâmica (trabalha muito) e que adora toques personalizados de modernidade. O sofá tem de ser uma delícia, o colchão excelente, os eletrodomésticos e eletroeletrônicos de última geração. Isto é, os solteiros apostam numa decoração prática, que prima por uma escolha seletiva de peças. Sem jamais entulhar de badulaques o lugar. Cada ambiente é explorado ao máximo, no pouco tempo que passam em casa.

A liberdade de definir a decoração retrata traços da identidade do morador. No Brasil, o IBGE registra que o número de pessoas que moram sozinhas já atingiu a marca de 4 milhões. Uma fatia que já ocupa 9% dos lares brasileiros. Para deixar esse cantinho estiloso, profissionais da área investem em soluções criativas. como a pintura de paredes em tons mais neutros, espelhos, vidros e portas de correr nos armários. Rendem amplitude.

As arquitetas Simone Moura e Jacira Leão observam que a ala masculina adota o conceito de marcenaria limpa. Os homens correm atrás de um espaço legal com poltronas para leitura ou descanso, móveis utilitários, que passeiam do escritório para o quarto, exploram muito o uso de bancadas e nichos embutidos nas paredes. Tudo vai depender da personalidade e do bolso. O proprietário da construtora Consciente, Joaquim Barbosa, diz que o mercado de unidades exclusivas para solteiros é uma descoberta interessante. “É um público que quer uma moradia gostosa, com espaços bem aproveitados e condomínio barato.

” Os lofts, são uma opção requintada e atraem empresários, profissionais liberais, funcionários públicos. Os arquitetos Bruno Veras e Juliano Costa explicam que uma boa racionalização da tecnologia é pedido certo nesse perfil de solteiro.

Não abre mão de uma casa com equipamentos de som, projetores, TV de plasma (bem fininha), laptop wi-fi (sem fios). Espaço intimista O mobiliário de linhas retas, atemporal, simplifica a rotina e oferece uma sensação de aconchego à sala, ao quarto e ao escritório.

São ambientes pontuados por poucos adornos.

Esculturas sempre são bem-vindas, jogadas num canto de forma despretenciosa.

A moldura dos espaços recebe ainda peças decorativas como vasos (em cores) e quadros.

A iluminação costuma ser cenográfica, indireta, com destaque para um ar de penumbra, mais intimista.

O ar-condicionado é obrigatório para o solteiro de maior poder aquisitivo.

Ele também não dispensa banheiras de hidromassagem nem um frigobar no quarto.

Na linha de acessórios, as cortinas mais solicitadas são as persianas.

No quarto, uma cama super com colchão king size é eleita como o personagem central.

O solteiro quer desfrutar sempre de um sono restaurador. Sem direito a pesadelos.

Na cozinha americana (com abertura para a sala), pedem passagem fogões sem bocas (de vidro temperado) elétricos, coifas industriais, microondas, sanduicheira, grill, geladeira, peças com design e tecnologia arrojada.
Os armários acondicionam eletrodomésticos bacanas.
É comum na tribo dos solteiros receber amigos com delícias irresistíveis, feitas pelo chef da casa, e, é óbvio, para serem provadas em ocasiões únicas e para poucos.
Mas no dia-a-dia, o solteiro (elas estão tão ativas quanto eles no mercado de trabalho) mal tem tempo para esquentar uma comida rápida. Na maioria das vezes, está habituado a refeições na rua.

Para quem anda com a grana curta, os especialistas orientam a ir montando a residência devagar. Sem preguiça de percorrer lojas e lojas até achar aquela peça que tem a sua cara. Afinal, é você e sua personalidade que vão aparecer neste cenário único.

FAÇA CERTO

¤ Espelhos aplicados numa parede e em armários dão a ilusão de ótica e alongam espaços pequenos

¤ Sofá-cama retrátil. Pode ser usado por hóspedes. Ou compre um de medidas mais enxutas para a sala ou escritório. Pode ser feito sob medida em marcenarias. Aposte em linhas retas e braços menos volumosos

¤ Invista em peças curinga, tipo gaveteiro, usado como ponto de apoio para trabalhar. Vai do escritório ao banheiro, para guardar coisas

¤ Tons claros na parede sempre ampliam a área útil do apê. Armários de porta de correr facilitam a vida

¤ No quarto, cabeceiras espertas em forma de painel valorizam o ambiente. Pode-se comprar um colchão box e montar como cabeceira um painel com vários tipos de revestimentos (madeira, couro ou até mesmo tecido)

¤ Invista em materiais naturais, como balaio, para revistas e jornais. Pufes de madeira servem para sentar, como de mesa de apoio de canto ou de centro. Têm múltipla função

¤ Outra opção é um banco de madeira comprida como de mesa de centro e que pode abrigar pufes embaixo, que saem dali como assento para visitas

¤ Se a grana está curta e o estilo é mais despojado, que tal usar na sala um sofá e um tapete repleto de almofadões?

¤ Não é preciso ter uma obra de arte nas paredes. Basta recorrer a materiais alternativos, como fotos, painéis, imagens da internet, etc.

¤ Outra sugestão é usar araras cromadas com as roupas à vista ou pendurar ganchos na parede ¤ Geladeira, fogão, microondas, grill, sanduicheira, na linha branca, jamais morrem, ultrapassam modismos

¤ A combinação de vários estilos, materiais e cores deve ser feita com arte, no equilíbrio de volumes e acabamentos. Preto e vermelho ou preto e branco estão no ranking dos tons mais explorados em mobiliário

¤ Coleções são mágicas. Elas mostram pitadas da personalidade. Separe uma área do ambiente para suas coleções e deixe-as em destaque

¤ Os arquitetos cobram em média, em Goiânia, 30 reais por metro quadrado na concepção de um layout para esse tipo de moradia. Às vezes, uma consultoria permite racionalizar mais os gastos. Sem aquisições desastrosas e desnecessárias

Fonte: O Popular - Sebastião Nogueira

 


   
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja