Mundo Mulher

Decoração no Reino das Crianças

Decoração no Reino das Crianças Consulte Aqui Nosso Arquivo de Matérias
As Matérias divulgadas neste link são de inteira responsabilidade do autor


Decoração - No reino das crianças

Quarto dos pequenos exige uma decoração moderna e versátil, sem perder o ar lúdico e de brincadeira Margareth Gomes Mobiliário de marcenaria limpa, uma boa iluminação, ambiente arejado, muitas, muitas almofadas, cortinas com motivos descontraídos imprimem sensação de aconchego e bem-estar ao quarto das crianças. Os pimpolhos modernos adoram música, praticam esporte e curtem de paixão brinquedos eletrônicos, sem esquecer dos mais lúdicos.

O quarto para essa turminha cheia de energia se transforma no cenário de um universo bem particular. É onde eles sentem que o terreno da casa recebe sinal verde para o exercício de suas travessuras e passaporte livre para demonstrar seus gostos pessoais. A decoração deste ambiente é versátil, com elementos que remetem às atividades diárias e hábitos de vida. Não há um só padrão. Mas com bom planejamento e truques simples dá para criar uma atmosfera divertida no quarto dos filhos.

Para não gastar muito, a designer de interiores Rose Campos Vaz recomenda, na composição da moldura principal do ambiente, escolher uma base de cor neutra como pano de fundo (branco e off-white) e pincelar cores vivas de acordo com o estilo da criança nos detalhes, nos objetos e kits de cama. "Ajuda a manter o projeto atualizado por mais tempo", ensina. Uma decoração que ultrapasse a linha cronológica dos primeiros anos de vida. Os tons pastéis também são um curinga precioso tanto nos móveis quanto nas paredes, para melhor aproveitamento do quarto nas diferentes fases de transformação de bebê até a pré-adolescência, orienta a arquiteta Débora Mesquita.

A única ressalva é não adotar uma linha monocromática. Não combina nadinha com moleques que esbanjam alegria. O contraste na ambientação vem de uma parede diferente, que deve ter o palpite da criança, combinar com os temas que mais a agradam no dia-a-dia: esportes, desenhos ou de objetos que complementam este cenário. "Cores fortes e vivas simbolizam alegria e dinamismo e na maioria das vezes modernidade. Os tons suaves trazem um ar mais tranqüilo e mais sofisticado", explica a arquiteta Isabela Machado. A valorização da circulação, com espaços mais livres, e a correta organização dos brinquedos são garantia de leveza neste tipo de decoração, destaca a arquiteta Marília Carneiro Abrão. Mas nada de poluir o quarto com excesso de elementos decorativos. Qual o maior diferencial na decoração do quarto do menino e o da menina? Essa convenção de cunho cultural tem cada vez menos peso. Há uma forte tendência no campo da decoração de flexibilizar o conceito de feminino e masculino.

Ficam mais evidentes nos acessórios finais do que no mobiliário. Uma cartela de tons verdes, marrons e azuis em detalhes de paredes, cortinas, estofados e outros vem agradando as meninas, que saem do tradicional tom cor-de-rosa e mesmo do pink. Já os meninos moderninhos não se furtam a experimentar tons de vermelho e de roxo. O sucesso do projeto muitas vezes não está ligado ao orçamento, mas sim à criatividade em soluções bacanas e leves. Sem complicações.

BANCO DE IDÉIAS

¤ Os acabamentos em cores claras são uma tendência em móveis para quarto de criança. Devem ser de material de fácil manutenção, laváveis e resistentes, livre de quinas-vivas e com divisões internas inteligentes para armazenar tudo. O MDF e a fórmica branca são hoje as melhores opções.

¤ Nichos nas paredes e mesmo nas prateleiras permitem uma composição interessante e bem definida e deixam o espaço mais livre para a circulação. As bancadas entram para auxiliar a harmonia do conjunto.

¤ Porta de vidro ou de material quebrável deve ser evitada por questão de segurança. Pode ser substituída por fórmicas coloridas, feitas por encomenda. Tecidos de estofados devem seguir esta linha, primando pelo toque macio.

¤ No quesito iluminação, deve-se extrair o máximo da luminosidade natural. Recomenda-se ter um ponto central e outros auxiliares, como abajures, pendentes e arandelas.

¤ Para as paredes, vale apostar em tintas que recebem ímãs (para estampar fotos e recados, direto sobre a parede); listras de cores e larguras variadas, e adesivos vazados.

¤ Painéis confeccionados em papel machê também personalizam as paredes.

¤ Para uma mudança rápida e livre da sujeira, o papel de parede é o preferido.

¤ Na hora de definir objetos para pontuar a decoração de recém-nascido até os 3 anos, melhor recorrer a elementos que despertem a percepção visual, como móbiles. De 4 a 7 anos, é hora de retirar o berço e a cômoda e dar lugar a bancadas de estudo e à inclusão de novos equipamentos: computador, TV, aparelho de som e outros.

¤ Uma solução inteligente (e que demanda menos gastos) é criar móveis que possam passar pelas diferentes fases, sofrendo pequenas adaptações.

¤ Tapetes antialérgicos com toque macio são uma ótima pedida para brincar no quarto com blocos de encaixes e brinquedos pedagógicos.

¤ Na decoração, arranjos de parede com quadros devem se harmonizar com o mobiliário. O acrílico funciona bem em painéis de fotos monocromáticas transparentes e adesivadas.

¤ Peças feitas em MDF podem assumir várias funções como módulos decorativos, com nichos colocados em alturas de fácil acesso nas paredes, em cantos e laterais de armários. ¤ Muito cuidado para não cair na tentação de poluir o espaço com exagero de peças, móveis e adereços.

(Fonte de consulta: designer de interiores Rose Campos Vaz e arquitetas Débora Mesquita, Isabela Machado e Marília Carneiro Abrão)

Cristina Cabral

Um misto de armário e moldura suspensa na parede guarda roupas e brinquedos de uma menina que adora bonecas. O painel em laca branca transforma-se num objeto de arte e é funcional ao mesmo tempo. A cama branca com colcha cor-de-rosa, bem suave, e as almofadas no mesmo tom criam uma atmosfera de cantinho de conto de fadas. A almofada-chinelo em vermelho vibrante alegra o espaço, bem como os bichinhos de pelúcia. Versátil, a decoração do quarto permite que a criança cresça num lugar bem aconchegante e moderno. Proposta da arquiteta Isabela Machado


 
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja