Mundo Mulher

Receber com Estilo

Receber com Estilo    

Planejar suas festas é fundamental para evitar sustos e garantir um day after prazeroso e cheio de boa lembranças.

Uma festa de arromba, um encontro íntimo ou uma reunião para poucas pessoas?

Almoço, jantar ou coquetel?

Depois de escolher o tipo de recepção que você quer oferecer, planeje com calma todos os detalhes para que tudo saia perfeito.

Decidido o tipo de festa, faça o orçamento. Ponha as contas no papel e veja até que ponto é possível comprometer seu bolso sem ter dor de cabeça depois.

Se sua casa ou apartamento comporta o numero de pessoas que você pretende convidar, ótimo. É sempre a melhor opção. Mas se você tiver que recorrer ao salão de festa do prédio, por favor, dê um trato nele.

Esses salões são sempre inóspitos, gelados e com uma iluminação apropriada para uma delegacia! Encha de plantas, leve algumas poltronas confortáveis, tapetes e todos os abajures que você tiver em casa.

Calcule a quantidade de comida e bebida de acordo com o numero de convidado. Evite o desperdício, mas tenha sempre alguma coisa estocada em caso de emergência.

Faça a lista de convidados e lembre-se de que a afinidade entre eles vai dar o tom certo à sua comemoração. Evite convidar desafetos ou pessoas recém-separadas para a mesma data. Tente equilibrar o numero de homens e mulheres. Ao convidar, transmita alegria e prazer. Informe o motivo da festa (se houver), cardápio e nome dos outros convidados. Aproveite para explicar se o traje vai ser esportivo ou se você quer todo mundo de terno e gravata. Para reuniões informais, basta telefonar ou enviar um e-mail com três ou quatro dias de antecedência. Se o evento for formal, o ideal é convidar cerca de dez dias antes. Nesse caso, um convite impresso funciona melhor.

Nunca deixe de dar indicação do traje. Nada pior do que organizar uma festa e não se divertir por conta do excesso de tarefas.

Facilite sua vida enfeitando a casa de flores na véspera.

Contratar um garçom, uma copeira ou auxiliares (vale uma convocação extra para a empregada) pode ser sinônimo de tranqüilidade. Peça também ajuda aos amigos mais próximos: encarregue de cuidar do som, outros da reposição de bebidas e gelo.

O que servir

Na hora de escolher o cardápio, pense também na maneira de apresentá-lo aos convidados. Planeje o menu de acordo com o tipo de recepção. Alguns pratos são perfeitos para um almoço e simplesmente desastrosos para um jantar (feijoada, por exemplo). Outros combinam com o serviço de bufe, mas são impróprios para ocasiões formais (sanduíches de metro...). A tradicional seqüência "entrada, salada, prato principal e sobremesa" não é obrigatória. Servir um único prato com alguns acompanhamentos é possivelmente possível e muito moderno.

Informe os convidados sobre seu cardápio escolhido, principalmente se estiver pensando num jantar temático com comida japonesa, mexicana ou árabe. De qualquer modo, é sempre bom ter uma massinha e uma salda como uma opção paralela.

No calor, pratos leves à base de frutos do mar, saladas e quiche são bem vindos. Deixe as sopas, vatapás e fondues para os dias mais frios. Peixes e carnes brancas combinam com vinho branco (se bem que bacalhau fica ótimo com vinho tinto também).

Carne vermelha, massas e aves? Vinho tinto! Pratos típicos com moqueca de peixe vão bem com cerveja. Refrigerantes e água não podem faltar nunca. Servir a sobremesa ou o bolo de aniversário acompanhado de champanhe é muito chic!

Para finalizar, o tradicional cafezinho seguido de licores e conhaques.

Serviço americano

Pratico e informal, é indicado para um numero maior de convidados, que podem se sentar em sofás, bancos, pufes..Uma mesa central ou aparador de bom tamanho, com todos os pratos e apretechos necessários, resolve o assunto. No cardápio entram pratos fáceis e de agrado geral, como carnes, saladas e massas. Ao preparar o ambiente, vale soltar a imaginação! Xales, mantas coloridas, páreos ou belos tecidos africanos podem servir de toalha. Arranjos de flores ou de frutas, velas, vaselinas com ervas, especiarias e grãos - tudo se presta a lindos arranjos. No bufe, o prato principal deve ficar à frente dos demais. As carnes devem estar cortadas e os frangos, desossados. Utilize rechauds para manter a comida quente. Copos e bebidas devem ficar na extremidade da mesa. Se não houver espaço, utilize uma mesinha lateral. Disponha os guardanapos próximos dos talheres, em leque ou em fileiras. Use pratos e talheres, em leque ou em fileiras. Use pratos e talheres descartáveis apenas em último caso. Certifica-se da resistência deles. Bebidas: disponha as latas de refrigerante e cerveja em um balde de gelo. Vinho branco e champanhe também devem ser mantidos no gelo.

À francesa

Esse tipo de serviço, hoje em dia é muito pouco usado, é recomendado em recepções formais ou pequenas, quando é possível acomodar todos à mesa. Copeiros treinados servem pratos para cada um dos convidados pelo lado esquerdo e os retiram depois pelo lado direito. A ocasião pede requinte: louças diferenciadas, os melhores talheres e copos, flores, velas e musica suave. As velas são indicadas para os dias mais frios. Castiçais de tamanho adequado, por favor! Se a toalha for lisa, a lousa pode ser desenhada e vice-versa. Se optar por jogos americanos, use apenas os mais sofisticados (de linho bordado, renda ou organdi). Ao arrumar a mesa, coloque o sousplat e , por cima, o prato. O quardanapo (de pano, sempre) fica à esquerda. Distribua os talheres: garfos à esquerda e; facas e colher de sopa à direita: faca, garfo e colher de sobremesa acima do prato. Os pratinhos para pão, com uma faca para manteiga; fica acima dos garfos. E os copos? Do lado direito, acima das facas: um para água, um para vinho tinto e outro para vinho branco. Caso seja servido champanhe, a taça deve ficar à esquerda do copo para água. Os lugares à mesa devem ser previamente definidos. Intercale homens e mulheres. Tradicionalmente, o convidado de hora honra fica à direita da dona da casa e a convidada, à direita do dono da casa. 

   
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja