Mundo Mulher

Mostra propõe um diálogo entre iluminação e mobiliário

Mostra propõe um diálogo entre iluminação e mobiliário    

Luz é tudo em decoração. Qualquer ambiente de uma residência requer um bom projeto luminotécnico para que o mobiliário transmita mais do que características de design. O clima da hora que se deseja para o lar depende sempre de como a luz se insere nos ambientes, na maneira adequada e correta da distribuição de luminárias embutidas, lustres, pendentes, abajures. Para apresentar soluções bacanas e criativas para sala de estar, sala de jantar, quarto, escritório e jardim será aberta nesta quarta a Mostra Elementos Qual é a Sua Luz?

A principal idéia é retratar cenários com várias linguagens das percepções de iluminação (com peças dos anos 1930 à atualidade), num diálogo que provoque uma fina sintonia com o mobiliário, explica a arquiteta Maria Luiza Rocha de Siqueira, curadora da exposição. A mostra traz reflexões de ambientação que misturam objetos antigos e contemporâneos, sempre valorizando e dando lugar de destaque à iluminação, seja ela direta ou indireta. Logo à entrada, na sala de estar assinada pela arquiteta Edmara Cavalcantte, uma concha embutida no teto recebe uma intervenção artística de M. Cavalcanti com uma iluminação indireta embutida.

No mesmo ambiente, um lustre de cristal bacará, um clássico, instalado numa posição lateral, realça um par de mesas baixas. A proposta evidencia o luxo e um estilo mais divertido de receber os amigos. O compromisso maior da ambientação é explorar o impacto emocional de peças únicas com fortes pitadas da decoração retrô. O resultado é o aconchego. Pense numa sala de jantar em que as paredes e o teto refletem tons de azul com uma iluminação bem dosada em vários pontos. Ora o tom é cenográfico, com dois lustres franceses clássicos estilo Maria Teresa sobressaindo em cima de duas mesas de jantar em laca branca (mobiliário contemporâneo).

O espaço traz ainda um carrinho retrô (vermelho) e um bufê de apoio também laqueado (em tons de vermelho), num sutil jogo de tendências de mobiliário e luz. Ora o foco de luz transforma um cantinho da sala num lugar mais sofisticado, onde uma luminária italiana de pé em alabastro reproduz um efeito visual extremamente chique. A proposta do arquiteto Cristiano Lemes reflete ousadia e toda a versatilidade da luz na composição de ambientes plurais. A atmosfera do quarto de dormir espelha visuais diferenciados a partir da iluminação. Assim os arquitetos Karla Bittar e Eduardo Bittar apresentam um cenário eclético em que uma cama de linhas modernas (Ligne Rosset) recebe a companhia de uma chaise e de um guarda-roupa de madeira de demolição.

À primeira vista, o impacto visual é de um ambiente superintegrado. Um miniloft explora a correta distribuição dos pontos de luz, com luminárias como abajures e de teto retrô que, mescladas nos tons certos de luzes embutidas, resultam num ambiente que inspira romantismo. Um imenso painel na parede central arremata a estética contemporânea da composição. Os projetos atuais mostram que o escritório/biblioteca é um espaço eficiente e necessário para quem opta por trabalhar também em casa. Por isso os arquitetos Bruno Veras e Juliano Costa reproduziram a concepção de um ambiente em que uma enorme mesa branca com tampo de vidro sobreposto recebe cadeiras de cores diferenciadas. Poltronas e cortinas complementam a ambientação em que uma luminária pescador dos anos 1930 dá um ar ainda mais descolado à decoração contemporânea. Evento: Mostra Elementos Qual é a Sua Luz?
Fonte: O Popular - Margareth Gomes 

 
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja