Mundo Mulher

Pendentes

Pendentes    

Os pendentes Naranza, do design italiano Vistosi Vetreria, em murano, revitalizam o desenho e celebram a modernidade. Com suas formas orgânicas, podem surgir em diferentes cenários: ao lado da cama, acima da mesa de jantar, em salas de estar ou no banheiro, como na sugestão do arquiteto Leo Romano, que usou peças da Interpam Nuances da luz Articuláveis ou fixas, com um bom e original design, as luminárias decorativas dão um toque a mais no ambiente

De design vintage, com pitadas retrô ou elaboradas em linhas supermodernas, as luminárias sugerem nuances de atmosferas desde momentos mais intimistas até os bem festivos. Sejam lustres (com cristais e braços sinuosos), pendentes fixos no teto, nas paredes ou de pé, expostos com graça num cantinho de um ambiente, os formatos brincam com proporções e dimensões, num jogo de luzes que alegra os olhos sem perder o efeito do conforto visual.

Tais peças desfilam imponentes em salas, quartos, banheiros, varandas. Não há lugares restritos para sua instalação. Nem regras fixas para a mistura de composições, estilos e materiais, informa o arquiteto Marcelo Trento, da Interpam Iluminação. Redondas, retangulares, quadradas, em múltiplas versões, as luminárias trazem um caleidoscópio de imagens que as transformam em estrelas da hora.

O maior desafio das luminárias decorativas de hoje é criar num mesmo ambiente vários níveis de focos de luz integradas com a iluminação embutida - que valoriza obras de arte. Quando bem planejadas e escolhidas com cuidado, são um achado. Uma seleção de peças de tirar o fôlego foi apreciada na Casa Cor Goiás 2008. A mostra, que se encerrou no dia 22, apresentou uma diversidade de luminárias e pendentes que tanto podem causar uma sensação de amplitude no ambiente quanto resgatar retalhos de memórias, um quê de nostalgia das casas de nossos avós.

A alta tecnologia aparece em modelos com cúpulas metálicas, transparentes, em cristal murano, com o uso de leds, tecidos, em formas esculturais, articuláveis. Até capa de crochê removível já pode ser encontrada a dar mais estilo às luminárias atuais, que bebem ainda na fonte do artesanal. As tendências sinalizam para o uso sustentável dos mais variados modelos com lâmpadas que melhoram a relação custo-benefício, sem direito a desperdícios de energia elétrica.

Pendentes em estilo art déco, das década de 1940 e 1950. Trabalhados em opalina, que é um vidro leitoso, reproduzem um efeito de luz agradável. O que diferencia estes modelos dos que eram vistos em salas e alpendres das casas de nossos avós são as formas bem maiores e o alto relevo, que compõem desenhos que dão charme e os tornam tão exclusivos. Da Elementos Móveis e Antiguidades, usados pelo arquiteto Marcílio Lemos, na ambientação de um restaurante.


Fonte>: O Popular - Sebastião Nogueira - Margaretth Gomes

   

 

 
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja