Mundo Mulher

Espelhos - Jogos visuais

Espelhos - Jogos visuais    

Quando bem escolhidos, os espelhos são um trunfo poderoso na decoração de interiores Margareth Gomes - Os espelhos em uma residência atraem o olhar e hipnotizam ao refletir imagens de ambientes bacanas.

Adolescentes adoram um espelho. Por isso, no quarto preparado para jovens vaidosas, o revestimento aparece em destaque na porta de um armário de correr.

Dá para dar uma olhadinha básica no visual, além de ampliar o espaço que conjuga ainda tons de branco. Proposta da decoradora Daniela Rocha, da designer de interiores Lorena Tahan e das estudantes de arquitetura Elisa Veloso e Luanne Tahan

 Na decoração de interiores, funcionam como um revestimento curinga que simula efeitos os mais diversos, imprimindo mais originalidade desde o estilo clássico ao contemporâneo. Quando bem posicionados, conseguem criar a ilusão de medidas mais generosas a espaços tradicionalmente pequenos, camuflar defeitos de paredes e colunas e duplicar a iluminação, deixando o cenário bem mais leve.

Têm o poder de captar uma bonita paisagem externa, como um jardim, transferindo um ar de frescor ao ambiente. Em apartamentos, hoje são usados em portas de armários, numa parede inteira a dar amplitude a ambientes mais enxutos. São cada vez mais bem-vindos em múltiplas composições, tamanhos, formatos, em bronze, argentatos e prata convencional, com bordas lisas, bisotés ou na companhia de belas molduras. Em lugares onde a luz natural é fraca, o bom uso é capaz de atrair a claridade para o interior. No banheiro é um atributo marcante. Principalmente os que recobrem a parede da bancada até o teto.

Móveis

Nos últimos tempos, o espelho incorporou novos papéis, revestindo também os móveis (em detalhes ou em toda a peça), sugerem as arquitetas Aline Di Prado e Sandra Camargo. Numa sala, pode aparecer numa parede inteira, encaixado em faixas horizontais ou verticais, mesclado com pedras, papéis de parede e madeiras, recomenda a designer de interiores Silvya Guedes. Quem é ligado a técnicas orientais de feng shui, costuma com freqüência colocar um espelho no hall, para que ele filtre as energias negativas externas, deixando os ambientes mais tranqüilos, sem os desgastes do agito das grandes metrópoles.

No quarto, para não interferir no clima de romance, uma solução é dispô-lo nas laterais ou atrás da cama ou num armário em que o ângulo não incida direto sobre a cama. Surpreenda e crie movimento aos quadros de uma parede com uma brincadeira de espelhos.

Que tal um arranjo simétrico com peças iguais, uma seqüência de quadrados, num corredor? Ou então, distribuir peças de formatos iguais e tamanhos diferentes, soltas aleatoriamente numa parede? Como mero enfeite podem serem ainda pendurados em substituição a quadros em paredes. Ele pode reinar absoluto ou com a graça de muitas boas companhias. O espelho veneziano, de uma linguagem mais rebuscada, merece mais cuidado na sua aplicação. É uma ótima pedida para recobrir o mobiliário, mas sem overdose de peças num mesmo ambiente.
fonte: Jornal O Popular

 
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja