Mundo Mulher

Cozinhas - Tecnologia se transforma em item essencial

   28/03/2009 O território multifuncional das cozinhas está cada vez mais tecnológico. Tanto pode ser uma cozinha que se abre e conjuga com a sala, com o escritório, quanto um projeto de um ambiente único e de medidas mais amplas. A palavra de ordem é valorizar a praticidade. Na hora de pensar qual o modelo se encaixa mais no perfil da sua casa, não se pode perder de vista a ergonomia, o design e a funcionalidade.

Uma cozinha toda branquinha continua a ser campeã deste cenário. Porém, pitadas de cor vêm se insinuando em portas de armários, gavetas, que aparecem com frente em vidro colorido, a compor uma moldura com toques de modernidade, explica a arquiteta Silvana Taveira Valsecchi. Atenção: cores cansam o olhar mais rapidamente.

É bom lembrar que o mobiliário fixo (armários, eletrodomésticos) não é para ser trocado a cada seis meses como um guarda-roupa fashion. Por isso, cuidado ao bolar um projeto de armários muito escuros ou em tons quentes. Brincadeiras com cores realçam acessórios hypes, com um tempero bem dosado de humor.

Uma perfeita integração entre eletrodomésticos e mobiliário (mesas, cadeiras) e demais detalhes de uma cozinha exige planejamento, leia-se um projeto em que se pese com precisão cada minúcia. As linhas retas predominam, ressalta a arquiteta Liana Resende. Uma diversidade de materiais reina na composição do espaço com o uso do laminado plástico (fórmica), laca, lâminas de MDF, MDP, para armários que recorrem a madeiras de reflorestamento, com vários padrões de tons e acabamentos.

Nas bancadas, o uso do granito permanece em alta, mas hoje abre-se espaço para o techini stone, fácil de limpar, observa a arquiteta Ana Maria Miller. Outras opções mais arrojadas entram em cena como peças feitas de retalhos de pedra banhadas com um produto especial na sua montagem. Os armários fechados são considerados mais higiênicos. Porém, há quem opte por algumas prateleiras e nichos abertos.

Triângulo
Um dos ambientes mais aconchegantes da casa se veste com matérias-primas inovadoras. Acima de tudo, elas retratam a proposta de higienização e a beleza. Nada de armários até o teto. Eles devem ficar a uma altura que respeite a ergonomia. O layout da cozinha deve priorizar um equilíbrio entre a divisão dos setores de armazenagem da cozinha e a quantidade ideal dos armários, que acondicionem sem atropelos, com organização, utensílios e mantimentos. O resultado é uma circulação eficiente, sem obstáculos.

Para não errar: um triângulo ideal de trabalho é definido por três zonas: cozinhar, lavar e conservar. “Trabalhar em pé numa bancada muito baixa ou alta demais obriga o usuário a esforços desnecessários, colocando em risco a postura”, observa a arquiteta Marília Abrão. Fique de olho também nas medidas das bancadas: nem muito baixas nem muito altas e devem apresentar largura favorável à manipulação de receitas.

No quesito revestimento para paredes e pisos, misturas são bem-vindas. Com a tendência da cozinha de assumir o compromisso de ser um espaço social, de maior convivência entre a família e amigos até pinturas lisas (epoxi), papéis de parede, texturas podem ornamentar as paredes, desde que distantes das áreas molhadas (pias) e de cozimento.

O porcelanato (fosco ou brilhante) e cerâmicas em tamanhos extragrande, com rejuntes neutros, seguem como revestimentos de apelo forte em tais ambientes. Idem as pastilhas decorativas, lisas ou estampadas. Um banquete de sensações é o que oferece a cozinha atual.

FAÇA CERTO

* Entre os equipamentos imprescindíveis estão: coifa, geladeira, freezer, micro-ondas, forno elétrico, fogão, lava-louças, triturador. A diferença é que hoje tais produtos são multifuncionais e têm um designer apurado.

* O fogão tradicional cede lugar ao cooktop, peça individual com cinco bocas, com opção de ser elétrico ou a gás. As geladeiras mais modernosas incorporam funções como bar, dispenser para água, gelo na porta. 

* A linha branca em eletrodomésticos ainda predomina, mas já abre espaço para os metálicos em inox em tons de prata ou preto. Ou customizações.

* O exaustores cedem lugar às coifas, em alumínio ou vidro, de tecnologia mais eficiente no combate à eliminação das gorduras, utilizando carvão ativado.

* Panelas, porcelanas, copos ficam bem guardados em gavetas ou prateleiras feitos sob medida. Nos armários, gavetões apresentam amortecedores. As corrediças suportam pesos de até 50 kg numa única gaveta. Nenhum cantinho é desperdiçado. Tudo vem à mão em aramados que deslizam suavemente.

* Liquidificadores, torradeiras, espremedores ficam bem guardados em prateleiras fechadas ou aparecem em nichos ou sobre bancadas.

* Mobiliário de mesas e cadeiras pode receber toques de modernidade em peças de design com cores que deixam o ambiente mais harmônico e aconchegante. Nos armários, os puxadores estão mais clean ou desaparecem em propostas que permitem a abertura a um simples toque.

Fonte: Goiasnet.com/O Popular - Margareth Gomes

Foto: A praticidade e o aconchego se abraçam na cozinha. Um painel de pastilhas coloridas levanta o astral. Armários bem planejados se espalha- Cristina Cabral

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja