Mundo Mulher

Sustentabilidade e sofisticação serão temas da Casa Cor Goiás 2009

Sustentabilidade e sofisticação serão temas da Casa Cor Goiás 2009

 1/

 Casa Cor Goiás, que será realizada de 20 de maio a 30 de junho, no Colégio Estadual Lyceu de Goiânia, chega em 2009 à sua 13º edição

A mostrassempre preocupada em mostrar o morar bem por meio de ambientes diferenciados, elaborados com o que há de melhor em materiais, equipamentos e produtos. A exposição, que apresentará as tendências do mercado de arquitetura, decoração, design e paisagismo, terá neste ano o selo “Evento Sustentável”. Isso significa que, durante o período de realização da Casa Cor, somente serão utilizados sistemas, equipamentos, materiais e procedimentos socioambientalmente corretos. A Casa Cor Goiás será o primeiro evento no Estado a participar desse programa.

 

O tema “Sustentabilidade” também será incluído nos ambientes em exposição, que apresentarão soluções pensadas para promover a harmonia entre o ser humano e meio ambiente, sempre primando pelo conforto e funcionalidade. De acordo com a gerente comercial nacional da Casa Cor, Silvana Lorenzi, a idéia é de que “os arquitetos imprimam em seus ambientes a importância da Sustentabilidade” em todas as situações possíveis, como “no aproveitamento racional de água nos espaços em que seu uso for necessário, na utilização de tintas produzidas com  materiais atóxicos e de móveis cuja madeira seja certificada”, dentre outros.

 

Durante os 40 dias de exposição, o publico poderá conferir nos 44 ambientes as novidades desta edição, apresentadas por 70 profissionais renomados, destacando-se: o Escritório do Condomínio, o Loft da Executiva Grávida, Espaço da Beleza, Quarto e Banho da Noiva, o Loft do Louco por Informática, o Jardins de Encontros, e o espaço Jardim das Festas, local destinado a realização de eventos, coquetéis e workshops. A gastronomia estará presente no restaurante, na pizzaria e no café do evento.  Outro destaque será o Memorial, ambiente que recordará a história do Lyceu e dos seus alunos ilustres.

 

A arquiteta e urbanista Rubiana Teixeira, que participa do evento pela terceira vez, reflete sobre o papel da mostra na divulgação dos profissionais envolvidos. “Participo da mostra porque meus clientes cobram a minha participação. A Casa Cor Goiás é uma vitrine para o profissional no mercado e faz com que as pessoas passem nos conhecer e principalmente a conhecer o nosso trabalho”. Já o arquiteto Victor Tomé, estreante na Casa Cor Goiás, observa na exposição a oportunidade de vivenciar o funcionamento e os bastidores de um grande evento de arquitetura, situações que despertavam o seu interesse quando ia à mostra somente como visitante.

 

Homenagem ao paisagista Roberto Burle Marx - A Casa Cor Goiás 2009 celebrará o centenário de nascimento do artista plástico brasileiro Roberto Burle Marx, nascido em 4 de agosto de 1909, que ficou mundialmente famoso por seu trabalho como paisagista. Era o quarto filho de Cecília Burle (de origem pernambucana e francesa) e de Wilhelm Marx, judeu alemão, nascido em Stuttgart e criado em Trier (cidade natal de Karl Marx, primo de seu avô).

 

Roberto Burle Marx era um artista polivalente. Foi pintor, designer, arquiteto, paisagista, artista plástico, tapeceiro e nas horas vagas cantava música lírica para os amigos. Sua obra é amplamente reconhecida e premiada em mostras e salões internacionais. O nome de Burle Marx paisagista ultrapassou fronteiras e sua assinatura brilha em milhares de projetos espalhados pelos cinco continentes, com destaque para os projetos paisagísticos elaborados para: Aterro do Flamengo - RJ, Aeroporto da Pampulha em BH, Parque do Ibirapuera – SP e a Embaixada do Brasil em Washington - EUA, entre outros.

 

Na Casa Cor Goiás 2009, a homenagem a Burle Marx estará presente em todos os ambientes da mostra, por meio de gravuras, frases, pinturas e esculturas  que remetam à obra do paisagista paulista, falecido em 4 de junho de 1994, aos 84 anos.

 

Colégio Lyceu de Goiânia - A realização da Casa Cor Goiás no Colégio Lyceu de Goiânia, o mais tradicional da capital, foi possibilitada graças à manutenção da parceria estabelecida com a Secretaria Estadual de Educação (SEE). A secretária de Educação de Goiás, Milca Severino, destacou a importância da realização do evento no Lyceu. “A parceria é positiva tanto para a marca Casa Cor quanto para a educação goiana, na medida em que teremos revitalizada uma parte do colégio obedecendo todas as exigências legais”. Milca também ressalta a oportunidade que a sociedade goiana terá de conhecer o prédio que é símbolo da educação pública da cidade, o que, segundo ela, será um reforço positivo à imagem da escola pública. 

 

O Lyceu, que fica localizado na Rua 21, nº 10, no Centro, dispõe de uma área total de 2.330 m2, sendo 1.890 m2 de área construída. A Casa Cor vai revitalizar o prédio principal para abrigar a mostra. As aulas no colégio continuarão sendo ministradas nos prédios laterais, não sofrendo interferência alguma, e ocorrerão normalmente durante todo o período de funcionamento da exposição. Na estruturação do evento estarão envolvidas direta e indiretamente mais de 1,5 mil pessoas.

 

A revitalização do prédio será realizada de acordo com as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, já que o colégio foi tombado pelo patrimônio histórico nacional em 2003. Isso significa que as reformas a serem efetuadas, além de conservar as características da arquitetura Art Déco que fizeram da edificação um dos 22 componentes do Acerco Arquitetônico de Goiânia, não irão alterar a sua fachada original, conforme esclareceu Paulo Henrique Farsetti, chefe de Divisão Técnica da 14º Superintendência Regional do Iphan. “Estamos com uma parceria já discutida com a organização do evento, e assinaremos um documento que vai nos permitir ter a segurança e a tranquilidade de que a edificação não sofrerá nenhuma interferência”, afirma.

 

 SAIBA MAIS SOBRE...

EVENTOS SUSTENTÁVEIS

Eventos Sustentáveis são aqueles harmonizados com o meio ambiente e com a comunidade de sua influência, que proporcionam o melhor retorno para seus investidores e promotores e, ao mesmo tempo, conforto, saúde, segurança e produtividade para seus participantes, durante o seu período de realização.

 

Um evento recebe a certificação de Sustentável quando: utiliza sistemas, equipamentos, materiais e procedimentos socioambientalmente corretos; quando todos os envolvidos na organização e prestação de serviço na preparação, montagem, operação e desmontagem e logística assumem em suas atividades o compromisso socioambiental; e também pela neutralização do dióxido de carbono produzido durante o evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COLÉGIO ESTADUAL LYCEU DE GOIÂNIA

ONTEM - A história do Colégio Lyceu em Goiás tem início em 1845, com a nomeação de Joaquim Ignácio de Ramalho à Presidência da Província de Goyaz. Joaquim vinha de São Paulo, onde já haviam sido criados colégios secundaristas, denominados de liceus. O então presidente encontrou um desejo favorável à criação de um estabelecimento de instrução secundária, já existente em outras províncias. Ramalho, após analisar as finanças da província, elabora um projeto de lei que explicita a criação de três cadeiras (disciplinas), que foi sancionada e publicada como lei em 20 de junho de 1846. Esta data é lembrada como o dia da criação do colégio. O Lyceu de Goiás é, em ordem de criação, o 17º do país, e em ordem de instalação, o 12º. O primeiro diretor foi o Padre Emígdio Joaquim Marques.

 

Em 1904, após um longo período em que ocorreram poucas modificações na estrutura de ensino, o Lyceu de Goiás passou por um processo de equiparação ao Ginásio Nacional do Rio de Janeiro, antigo Colégio Pedro II, a primeira instituição educacional de nível secundário oficial do Brasil, que era referência de ensino para todo o país. O período que se seguiu foi caracterizado por inúmeras disputas de poder entre oligarquias, que provocaram inúmeras alterações na legislação e na administração do Lyceu. 

 

Com a mudança da capital de Vila Boa para Goiânia, o antigo Lyceu de Goiás também se transferiu para a nova capital. A transferência foi oficializada por decreto, assinado pelo interventor Pedro Ludovico em 27 de novembro de 1937. A mudança do Lyceu para Goiânia ocorreu de forma rápida; caminhões vinham lotados de gabinetes, arquivos, livros, trazendo também o famoso sino que ainda hoje é o símbolo da tradição liceana. O primeiro diretor do colégio em Goiânia foi Iron da Rocha Lima, que permaneceu durante cinco anos no cargo.

 

Quando veio de Goiás, o Lyceu tinha 200 alunos. Em seu primeiro ano de funcionamento em Goiânia, em 1937, já eram 300 os matriculados. O colégio chegou a ter, no ano de 1965, 5.400 estudantes matriculados nos três turnos de funcionamento.

 

O centro educacional revelou vários homens públicos para o país: dois presidentes do Banco Central, Gustavo Loyola e Henrique Meirelles; Wander Arantes; Iram Saraiva; Terezinha Vieira; Afonso Félix de Sousa; Gilberto Mendonça Teles; Martha Azevedo Panunzio; e Emílio Vieira. Também foram alunos do Lyceu: o primeiro prefeito de Goiânia, Venerando Freitas Borges; Daniel Antônio; Jaime Câmara; Dr. Hélio Seixo de Brito; Manuel dos Reis; Índio Artiaga; Francisco de Castro; Hélio Lobo; Luíz Sampaio; Messias Tavares; João Bênio; Aldo Arantes e Luiz de Aquino.

 

HOJE – Em 18 de novembro de 2003, o edifício foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, por meio da portaria nº 507. O Lyceu de Goiânia é um prédio em estilo Art Déco simples, em alvenaria, pintado na cor ocre. Possui 21 salas de aula, 3 laboratórios, sala de vídeo, sala de artes, sala dos professores, sala da direção e duas salas de coordenadores e secretaria, e conta com cerca de 1.900 alunos atriculados. A atual diretora é a pedagoga Silvia Zeferina de Farias.

 

             

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto: 8477

Legenda: Silvana Lorenzi (E), Sheila Podestá, a secretário Estadual de Educação Milca Severino, o secretário de Ciência e Tecnologia Joel Santana Braga Filho e Eliane Martins (D) posam para fotos no lançamento da Casa Cor Goiás 2009

Crédito: Silvio Simões

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:

Local: Colégio Estadual Lyceu de Goiânia

            Rua 21, n.º 10 – Centro

Período: 20 de maio a 30 de junho de 2009

Horários: das 15 às 22h, de terça a sexta-feira

                 das 12 às 22h, sábado, domingo e feriados            

 

Patrocinador Master: Louças e Metais Deca

Patrocinadores Nacionais: HSBC Premier e Suvinil

Apoio Nacional: Nextel

Patrocinadores Locais: EBM Construtora e Sebrae-GO

 

Organização: A Casa Cor Goiás é organizada pela SE Promoções e Eventos, franqueada da Casa Cor Promoções e Eventos, uma empresa do Grupo Doria Associados e Grupo Abril.

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Assessoria de Imprensa da Casa Cor Goiás 2009

Jornalista DORIS COSTA – (62) 9293.32.40 doriscostabastidores@gmail.com

Jornalista LUCAS BALDUÍNO – (62)  8122.43.45 lucasfbalduino@gmail.com

Jornalista TAYSA LARA – (62) 8476.23.70 taysalara@gmail.com

 

www.casacor.com.br                                            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja