Mundo Mulher

Plotagens cumprem o papel de enriquecer paredes

 25/04/2009     Apesar de não ser indicada para o uso em áreas mais úmidas, a plotagem pode ir parar no box (na área externa) do banheiro

Você se identificou com alguma das imagens desta página? Então é hora de aproveitar a linguagem lúdica das plotagens para fazer combinações mais personalizadas em sua residência. Os recursos de plotagem adesivadas utilizadas como revestimento são ilimitados.

Elas reinventam espaços com a vantagem de ser uma solução de acessório decorativo prático e de instalação rápida, destaca a decoradora de interiores Soraia Prates. Têm preço baixo, um alívio quando o orçamento da reforma ou construção já está no limite. O efeito visual moderno arremata com classe a atmosfera de uma casa.

Ótima pedida para renovar as paredes, as plotagens reproduzem imagens enormes (sem emendas, até 1,20 metro) de adesivo leitoso (com laminação e brilho) ou fosco – sempre com uma película fina com 0,08 milímetros de espessura. Elas podem ser afixadas, em poucos minutos, a seco, com cola, ou usando água direto na parede, em vidros e em outros tipos de superfície como MDF, acrílico, metal.

Fotos de viagem, do casal, da família, da natureza, de paisagem, de um detalhe de uma obra de arte que ficou registrado na memória, tudo pode virar uma plotagem de impacto, explica Dalila Lima, coordenadora de produção da Traço Criações Artísticas. Atração à parte de um cenário residencial ou comercial, a plotagem pode ser colorida, em preto-e-branco ou brincar com transparências criando imagens mais surrealistas, abstratas. Às vezes aquecem um ambiente com um efeito de sombras.

De olho na unidade
Simulações em computador ajudam na definição do motivo, seleção de tamanhos, até a impressão digital, explica Márcio Melo Miranda, da M3 Artes Visuais. Nunca se esqueça do elemento unidade na ambientação. Para não escorregar no erro clássico de misturas que não se afinam. Também é bom ter cuidado na escolha das imagens utilizadas, para não ferir direitos autorais.

Quando se recorre à plotagem, a proposta mais em evidência é trazer mais aconchego à casa. Tudo vai depender do que tema que se deseja estampar e do tamanho, seja na cobertura de paredes, no guarda-roupa, no box do banheiro, em persianas e até em geladeiras. Também é necessária uma análise minuciosa do conjunto da ambientação para que a plotagem entre no espaço com equilíbrio, sublinham as arquitetas Michelle D´Oliveira e Camila Braga. Para não pesar ou confundir o olhar com excessos.

A adesivação substitui o tradicional papel de parede? Cada um tem uma leitura própria. “O papel tem um formato repetitivo por toda a superfície de maneira proposital e, em geral, funciona como um elemento complementar, de texturização. Ele quase nunca é apelativo em suas cores e formas”, responde Soraia Prates. Na sua opinião, a plotagem alcança territórios maiores, pois oferece mais liberdade de expressão e cor.

Não é necessário cobrir toda a extensão de uma parede, mobiliário. Assim os adesivos carregam uma leitura mais expressiva ao filtrar as impressões mentais de cada pessoa. Têm uma característica mais intimista. Refletem estilos de vida. Qual é o seu? Descubra e acerte na escolha.

FAÇA ABERTO

* Uma plotagem com brilho custa 120 reais o metro quadrado. A fosca sai a 140 reais.

* A limpeza demanda apenas um pano úmido embebecido em água, sem uso de produtos químicos.

* Duram em média dois anos, sem imperfeições à vista. Só se soltam se alguém
puxá-las, se houver infiltração na parede ou mofo.

* Dão menos problema que o papel de parede na hora de removê-las quando se cansa deste tipo de decoração. Saem com facilidade quando puxadas.

* Podem ser feitas em vários tamanhos. Com ou sem contornos, formas variadas, letras, traços. Solte sua imaginação.

* Quando a imagem a ser estampada pede medidas mais generosas, podem ser feitas emendas, que só ficam visíveis quando se olha muitíssimo de perto.

* A tatuagem de parede é uma outra versão feita com adesivo vinil recortado. Ideal para desenhos chapados, letras. Só não serve para reproduzir imagens de fotografias. O preço é 120 reais, por metro quadrado. Pode ir para áreas molhadas, sem riscos.

* Já as plotagens digitalizadas não toleram muito bem áreas molhadas. Portanto, não são recomendadas para banheiros ou lugares úmidos, com risco de a tinta escorrer.

Fonte de consulta: Márcio Melo Miranda (M3 Artes Visuais), Dalila Lima, (Traço Criações Artísticas)

Goiasnet.com/Margareth Gomes - O Popular

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Eletrônicos - Submarino.com.br
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher