Mundo Mulher

Casa Cor 2009 - Banheiro Público Feminino 1 – Jalma Borges Lamounier, Manuel Balbino Carvalho e Mônica Tormim

17/06/2009

Os arquitetos Jalma Borges, Manuel Balbino e Mônica Tormim participam da mostra pela segunda vez, assinando o projeto dos quatro banheiros públicos da Casa Cor Goiás 2009.

Os banheiros, que estão na mesma posição que já ocupavam no prédio (dois no térreo e dois no andar superior), foram elaborados a partir de um só projeto, pois serão mantidos após o termino do evento – sendo necessária, para tal, a manutenção de uma identidade comum aos quatro espaços. Em virtude disso, a perenidade da obra, juntamente com a sustentabilidade e o bom gosto estético, foram os ideais seguidos pelos arquitetos na concepção dos ambientes.

Na Casa Cor Goiás, os visitantes irão conferir verdadeiras "casas de banho", com mobiliário de época – no estilo Art Déco – e decoração acompanhando a linguagem original do Lyceu. A iluminação indireta, o piso na cor bege e as paredes no tom areia conferem aos ambientes um caráter de neutralidade, em contraponto aos objetos utilizados na decoração.

 Espelhos, tapetes e persianas de madeira também adornam os espaços, que tem 11,5 m² cada. As louças e metais utilizados, todos fornecidos pela Deca, tornam os banheiros sustentáveis, o que é condição técnica própria da empresa. Nas portas predomina a madeira, característica da época da construção do prédio.

A porta de entrada foi ampliada e os elementos internos dos banheiros foram redistribuídos de forma a permitir a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência. Como elemento final, os arquitetos homenagearam o Lyceu com painéis sobre as personalidades que lá estudaram ou que estiveram de algum modo envolvidas com a história do colégio.

Os Banheiros Masculino e Feminino 1 estão localizados no andar térreo do prédio.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja