Mundo Mulher

Santos Arquidecor - de 1º de setembro a 12 de outubro.

Santos Arquidecor - de 1º de setembro a 12 de outubro.

09/09/2009

 

Preto, marrom, bege, branco. A uniformidade cromática, em contraste com a diversidade  dos materiais de acabamento, ressaltam tendências observadas na Santos Arquidecor Casa Natal 2009, que acontece na cidade de 1º de setembro a 12 de outubro.  São 43 ambientes residenciais criados por 66 profissionais dos segmentos de arquitetura, design de interiores e paisagismo, que sugerem maneiras de morar com beleza e conforto. 

A realização é da Associação de Ex-Alunos do Colégio Stella Maris-AEA, das Cônegas de Santo Agostinho, com renda integralmente destinada à manutenção de três centros de acolhimento a jovens e crianças em situação de risco. “Na cidade onde nasceu o voluntariado, ações desse gênero fazem parte da cultura de toda a população”, comenta o prefeito João Paulo Papa.       

Este ano, a planta foi modificada. As lojas ficaram de fora, para que o público possa percorrer espaços mais amplos, contando com corredores mais largos e áreas comuns para encontros e descanso. Exposições de fotografias e de peças decorativas fazem parte da programação, que inclui show de tango, jogos de carta e snooker. No campo da gastronomia, as opções vão desde o cafezinho e o lanche até o jantar com sotaque portenho, passando pela happy hour no bar.

No contexto geral, porcelanato brilhante ou fosco, tudo quanto é tipo de madeira – nobre, de demolição, em carpete, tábua corrida, taco, PVC – e até pastilha vitrificada e vidro revestem pisos e por vezes resolvem subir pelas paredes dos ambientes, embora estas priorizem a forração em papel.

Painéis e contra-paredes são uma constante. Ora escondendo fiações, ora delimitando áreas, eles garantem um toque de charme, seja  confeccionados em vidro, pastilha vitrificada, espelho, gesso, acrílico , madeira, cerâmica ou bambu, por vezes cobertos por folhagens e flores. O convite para que a vegetação entre em casa está presente em jardins internos e vasos de todos os feitios e tamanhos.

         A iluminação, direta ou indireta, valoriza cada recanto. À maneira de lustres, as cúpulas podem ser cilíndricas, quadradas, retangulares ou triangulares, confeccionadas em pergaminho, tecido, vidro, metal.  Lustres de cristal e abajures não foram esquecidos, enquanto spots e luminárias realçam detalhes e liberam mesas laterais. 

 

O prazer da convivência

A Sala da Família exibe a transparência do vidro temperado e alumínio na bancada do bar. Repetindo o vidro, a clarabóia deixa à mostra o estar do mezanino,  com acesso por meio de escada caracol em vidro e alumínio. Uma das paredes é forrada de alto a  baixo em tecido preto.

O negro segue como denominador comum nas  mesas de refeições. Quadrada no Loft e retangular na Sala de Jantar, no Restaurante elas são cobertas por longas saias, à maneira das usadas na Argentina. Foi no país “hermano” que o arquiteto encontrou inspiração para mesclar sofisticações como piano negro e tapetes persas lado a lado com a arte urbana, expressa nos jornais que forram o alto das paredes e o teto. “ Os argentinos costumam encher os muros das ruas com protestos de cunho político”, comenta Fabrício Forganes. O vermelho nos cravos sobre as mesas, na  iluminação indireta e em quadros evoca a dramaticidade castelhana.

O Living ousa casar o tecido listrado dos sofás com a estamparia suave nas almofadas das poltronas de vime. E consegue harmonia.  Escrivaninha  com máquina de escrever antiga e retrato da mãe do dramaturgo santista Plínio Marcos prestam homenagem à octogenária senhora.

Já as fibras naturais dominam o Recanto do Bem Estar, servido por mesa de almoço com cadeiras, chaise long e poltrona em junco. Elas tornam a surgir nos tapetes do piso e nas esteiras que forram o teto, acompanhadas de painel de bambu numa das paredes, criado para suporte de vasos. Providencialmente homeopáticas, doses de vermelho em flores, tapete, almofadas e velas quebram a discrição do bege.

O apelo à natureza é recorrente. No espaço da AEA, uma espécie de “fatia” de tronco de árvore, serrada no sentido longitudinal, ganha  funções de mesa. No Snack Bar, as contra-paredes vazadas com formato de folhas deixam à mostra a serigrafia iluminada das paredes, que retrata campos de capim. As folhas ressurgem no cenário da Sala de Jantar. “Repare que elas estão no papel de parede e no desenho das contra-paredes”, aponta Thelma Afonso. O local adota projeção do sinal de TV e vídeo em película de vidro que, além de fazer o papel de divisória, reproduz a imagem em dupla face.

Quanto à proposta do Espaço Gente, essa parece incitar à água na boca. Ali a pessoa pode se imaginar apreciando o preparo das refeições, sentada à mesa de vidro temperado e acomodada em cadeiras de couro – tudo com estrutura de alumínio. Depois, a opção é descansar na Praça do Café, sombreada por palmeiras, onde negras poltronas de fibra artificial sintética, resistentes às águas da primavera,  repousam sobre o chão de pedrisco. 

 

Quartos e banheiros

A cama de dossel em linhas retas é a peça de resistência do Quarto do Casal.  Se antigamente o cortinado sobre a armação de madeira geralmente se destinava à proteção contra insetos, na releitura contemporânea ele apenas convida ao aconchego. “ É um quarto para namorar”, avisa o arquiteto Aloysio Félix. “A poltrona ali no lado é mais larga para caberem duas pessoas”, explica ele sobre o esquema da ambientação em preto e branco, em que o toque de amarelo se apresenta como coadjuvante.

Já o Loft da Moça abre mão das cores escuras. O azul e o branco predominam  sobre o bege do PVC dos móveis e o marrom  do papel de parede, ornado com flores claras. Flores que retornam, idênticas,  jateadas no painel de vidro que separa o recanto da cama de um segundo ambiente, onde se encontram a penteadeira e a escrivaninha.

         Em bois de rose e branco, o Quarto do Bebê parece exclamar: é uma menina !  A decoração é literalmente coberta de frufrus no berço, em almofadas, cortinas, prateleiras, bonecas. A banheirinha antiga chama  atenção.

         E por falar em banheira, vale ressaltar certos detalhes dos lavabos e banheiros. Como uma pia folheada a ouro e duas de alabastro no Lavabo; o piso de vidro do banheiro do Loft;  o painel de figuras coloridas, nos lavabos em uso na exposição.

          O endereço da Santos Arquidecor Casa Natal 2009  Av. Coronel Joaquim Montenegro, 117, Canal 6, bairro da Ponta da Praia,. Ingresso normal: R$ 15,00 – para um dia de visita. Ingresso Passaporte: R$ 30,00 – entrada livre durante todo o período da mostra. AEA: (13) 3233-1214. 

 Amélia Fernandez Gonzalez - amelia.secom@santos.sp.gov.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja