Mundo Mulher

Mostra Ambientar 2009

 

17/09/2009

Quartos se unem a banheiros. Sala, cozinha, copa e varanda se integram e tornam o espaço maior e mais bem aproveitado. Peças e mobiliário antigos se misturam a móveis e detalhes modernos. É o que foi feito nos ambientes dos quatro apartamentos que serão apresentados na terceira edição da Ambientar – Mostra de Interiores, que abre nesta quinta-feira para convidados, sexta-feira para o público e segue até o dia 18 de outubro.

Este ano o evento marca a inauguração da Central de Decorados da Consciente Construtora e da Bambuí Empreendimentos, um prédio erguido na Avenida T-9 com a T-30, no Setor Bueno. A Ambientar deste ano conta com a participação de 99 profissionais e estudantes de arquitetura, design e paisagismo, responsáveis pela elaboração de 45 ambientes.

Para ter acesso ao evento, o visitante poderá doar dois quilos de alimento não perecível (exceto sal, açúcar e fubá) ou uma lata de leite em pó ou ainda pagar pelo ingresso o preço de R$ 10. Tanto a arrecadação em dinheiro quanto os alimentos serão encaminhados às creches Anjo da Guarda e Casa do Caminho.

A terceira edição apresenta quatro apartamentos voltados para perfis específicos.O público poderá conferir o apartamento do fazendeiro, o da grande família, o do jovem advogado e o da professora de música. A mostra também conta com uma ampla área externa com espaço de lazer e convivência, que abrigará brinquedoteca, restaurante, lanchonetes e garagem. Neste espaço serão realizados shows, desfiles e oficinas. A Banda Autoramas é a atração de sexta-feira, a partir das 20h30.

No quarteirão que vai abrigar a Central de Decorados, palco da Ambientar 2009, os realizadores estão desenvolvendo o projeto Calçada Consciente. O objetivo é implantar no local todos os parâmetros exigidos pela legislação brasileira. O engenheiro civil especialista em acessibilidade Augusto Fernandes é quem está à frente do projeto.

Ambientes
Um dos grandes ambientes da mostra é a sala de convivência, projetada por Naira Sá. A arquiteta apostou na cor verde-musgo e em pouca iluminação para dotar o local de uma aura de mistério e aconchego. “O mobiliário mistura estilos de peças autênticas francesas e peças artesanais mineiras”, destaca. Telas com motivos de cães de caça, bancos feitos com madeira de demolição e vasos vietnamitas que parecem pedra vulcânica são alguns destaques da sala.

A aparência rústica está presente em muitos ambientes da mostra. Detalhes em madeira em vários formatos e tamanhos decorando paredes e mobiliário em madeira de demolição estão espalhados por diversos espaços da Ambientar. Na varanda gourmet do apartamento da grande família, uma bancada rústica feita em madeira de demolição contrasta com bancos brancos de design moderno. Uma poltrona antiga proporciona a sensação de aconchego ao ambiente. A varanda foi decorada pelas arquitetas Janaína Neiva, Camila Oliveira e Juliane Morais Kuckelhaus.

No apartamento do fazendeiro, a suíte do casal, projeto das arquitetas Maria Célia e Sara Moreschi, traz toques que lembram a fazenda. A cabeceira da cama foi revestida em couro que imita pele de vaca e a bancada feita com material que copia madeira. Para fazer o espaço parecer maior, o banheiro da suíte sofreu modificações. A área de banho ficou separada do lavatório e este ficou integrado ao quarto. Espelhos e uma iluminação moderna acionada por controle remoto dão charme ao ambiente.

Espelhos, madeira, papéis de parede com estampas variadas e texturas decoram paredes, inclusive as dos banheiros, deixando os ambientes da mostra harmoniosos e requintados. A home da professora de música foi decorada com materiais coloridos e texturas. O trabalho das arquitetas Rúbia Bailão, Mariane Barcelos e do designer de interiores Jean Bueno ganhou descontração com o detalhe feito em gesso, que se ajusta às formas e aos movimentos das partituras musicais junto com a iluminação automatizada e os CDs enfeitando uma parede.

A suíte das gêmeas foi toda inspirada nos movimentos de balé. As arquitetas Camila Loyola, Fernanda Loyola e Wanessa Mendonça usaram o tom rosa seco para decorar o quarto das bebês. O berços em estilo provençal, ao lado dos pontinhos de iluminação na parede, deram delicadeza ao ambiente.

Já o jovem advogado ganhou uma cozinha prática e confortável. Os estudantes de arquitetura Jô Sousa e Synara Coelho, junto ao designer de interiores Denis Rezende, pensaram um ambiente para fazer rápidas refeições e reunir os amigos em petits comités. As bancadas foram projetadas em granito.

Outro destaque é o modelo utilizado para a pingadeira, em formato diagonal. O ambiente conta com um projeto luminotécnico, com destaque para os pontos sobre as bancadas de preparo e de alimentação.

Serviço: Ambientar 2009 – Mostra de Interiores
Data: de 18 de setembro a 18 de outubro
Local: Av. T-9 com Rua T-30, Setor Bueno
Funcionamento: de terça a domingo, das 15 às 21 horas (horário de bilheteria para visitantes). A visitação prossegue até às 22h30 e as áreas de lazer e alimentação funcionarão até as 23h30
Ingressos: 2 quilos de alimento não perecível, uma lata de leite em pó
ou R$ 10. Crianças até 12 anos e maiores de 65 anos têm entrada franca mediante apresentação do documento de identidade

Goiasnet.com/Camila Blumenschein - O Popular

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja