Mundo Mulher

Jardinagem e terapia

 

28/09/2009

Para muita gente, cuidar da jardinagem é sinônimo de qualidade de vida. O hábito acaba tão incorporado ao estilo de vida que pode ser desenvolvido mesmo quando o espaço em casa é pequeno ou se mora em apartamento.

O arquiteto Fernando Melo projetou seu apartamento com espaço para as plantas. Ele cuida de tudo pessoalmente. “Há uma necessidade muito grande de ter verde em casa. Quando a gente sente que vem a brisa, dá pra perceber que há vida na própria planta. Ela faz o movimento de acordo com o vento que está batendo”, disse.

“A gente pode considerar que é uma terapia. Ficamos procurando algumas pragas, folhas secas, se está bem adubado, se a terra tá úmida. Sem ter estes cuidados, não vai ter beleza”, afirma.

Zilá da Fonseca Oliveira planta hortaliças na cobertura de seu apartamento. Nos canteiros suspensos, ao invés de flores, ela cultiva couve e cebolinha. “Para mim é uma alegria plantar, mexer com a terra. E eu planto e fica bonito”, diz a dona de casa.

Para a salada, ela planta pimentão. O pé de hortelã fica verdinho o ano todo. Ela aproveita tudo para cozinhar. “Faço quibe, tempero carne de porco e suco de abacaxi. Fica uma delícia.”, afirma Zilá.

Além da vantagem de ter verduras sempre às mãos para uma alimentação saudável, o cultivo de hortas em apartamentos é também uma terapia. “Gosto muito de mexer na terra, plantar. É a hora que eu fico mais calma. Eu acho que vale a pena plantar um pé de couve”, diz.

Joana D’arc Ribeiro transformou a área de serviço do apartamento com o passatempo da jardinagem. O local, que mais parece um terreiro de fazenda, é onde  ela passa a maior parte do dia. Alem das plantas, ela tem um viveiro onde cria pássaros, todos com registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nos vasos, ela cultiva pimenta e frutas como romã. Ela também tem um pé de acerola e gosta de cultivar ervas. O manjericão ela usa para temperar o molho de macarrão. A arruda serve para espantar o mau olhado. O alecrim, ela também usa na cozinha. “Uso em carne de frango, carne de porco, peru... é muito bom!”, diz Joana.

Dicas

O paisagista Lúcio Costa dá dicas das plantas mais apropriadas para cada tipo de lar.  As árvores frutíferas são indicadas para apartamentos. “Plantamos em vasos a uva, pitanga, acerola, carambola, laranjinha e limão galego”, conta o paisagista.

Quanto às ervas e hortaliças, ele aconselha: “o que a planta mais exige é luz e sol. Ela precisa ficar no mínimo quatros horas no sol, preferencialmente o da manhã”..

Para plantar, escolha um vaso mais aberto e coloque bolinhas de cerâmicas. Elas podem ser substituídas por pedaços de telha. Coloque por cima uma manta, para filtrar a água. Misture composto de terra com areia, esterco e adubo orgânico. Depois, é só tirar a muda da embalagem e plantar.

Se a raiz estiver enrolada, deve ser aparada, se não a planta não desenvolve. Aperte bem e regue. “Planta precisa de água regularmente."

Goiasnet.com/G1

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja