Mundo Mulher

Natal - Casas iluminadas

Preparar a residência para receber a família no Natal é uma festa que promete muitas luzes e enfeites

Natal inspirado no Cerrado ou em clima europeu? Tanto faz. O que importa é que as residências goianas cada vez mais aderem a uma decoração que reproduz uma atmosfera natalina acolhedora e receptiva. Fachadas, jardins e varandas convidam a apreciar uma iluminação especial – cheia de luzes. O cenário estiloso mistura ainda enfeites como estátuas do Papai-Noel, trenós, presépios, guirlandas. Esses símbolos aparecem repaginados, em múltiplas versões de materiais, numa linguagem moderna, porém sem deixar de remeter à maior celebração do calendário cristão.

Muitos lares mostram perfeita sintonia entre as linhas arquitetônicas de projetos arrojados e o paisagismo bem elaborado, salpicado por luzes e mais luzes. A diferença sempre está nos detalhes.

Assim no Natal de 2009, há quem aposte na sustentabilidade, num compromisso com o meio ambiente, com luzes que se acendem num horário predeterminado e se apagam pouco antes da meia-noite ou aumentam ou diminuem a intensidade da luz, com foco direcionado.

Esses recursos são acionados com o uso de timmers e dimmers que resultam em mais atenção para não desperdiçar energia. Afinal, todo cuidado é bem-vindo em tempos de risco de apagão. Esses dispositivos eletrônicos, de tecnologia avançada, impedem ainda que vizinhos fiquem incomodados, na hora de dormir, com o excesso de luminosidade noturna.

Design
Por toda a cidade casas e prédios mostram um visual natalino atraente que desperta um espírito de comunhão e de pura contemplação. Alguns já se preparam para concorrer ao concurso Projeto Luzes, em sua 11ª edição, numa parceria entre Prefeitura de Goiânia e TV Anhanguera, cujas inscrições podem ser feitas no site www.goiania.go.gov.br até o dia 15 de dezembro. Além de brindar os amigos com um Natal mais festivo, o primeiro lugar levará como prêmio isenção nas taxas do IPTU.Nos condomínios horizontais, área em que Goiânia já é uma recordista, há quem capriche com esmero na ornamentação das fachadas das casas. É a chance de transformar a residência em atração turística à noite, a estreitar um pouco mais os laços de convivência entre vizinhos, lembra Meire Menezes da Silva, 35 anos. Ela conta que desde que se mudou com a família para o Portal do Sol investe numa decoração externa de efeito, que atrai a visitação de crianças e adultos. O mesmo ocorre com a empresária Margarete Krefta, moradora do Alphaville, que decorou toda a casa.
Não é necessário gastar demais para criar uma decoração invejável. A arquiteta Ana Maria Miller observa que luzes, pisca-piscas, leds, refletores, entre outros tipos de materiais, sempre vão funcionar como um curinga eficiente para iluminar a paisagem noturna. “Lâmpada acesas se harmonizam com plantas de jardins exuberantes. Por isso recomendo leds, que têm maior autonomia de durabilidade.” Outra boa pedida é reciclar enfeites de natais anteriores junto com novos materiais.

Uma dica é recorrer a bicos de papagaios naturais colocados em vasos, cachepôs, espalhados pela varanda e jardins com focos de luz. Velas, luminárias, de formas mais generosas, dispostas por jardins, varandas, também acendem o clima natalino. Para quem tem um paisagismo dos sonhos vale reforçar a iluminação.

A designer de interiores Rose Vaz Campos destaca que lojas que revendem acessórios natalinos, de artigos para festas, podem render boas surpresas com a aquisição de itens que se inserem com graça à iluminação. Combinações interessantes nascem às vezes de ideais simples. É soltar a imaginação e entrar no clima de Natal.

Foto 1 - Programar uma iluminação de Natal para a residência, no Setor Marista, é um dos passatempos favoritos do casal Helvécio Caetano do Nascimento e Dalva Alpernaz. Com a colaboração dos filhos engenheiros, o jardim sempre encanta quem passa pelas imediações.

 

Foto 2- Nada mais interessante do que programar uma decoração natalina que realce à noite as linhas modernas do projeto arquitetônico da fachada da residência. Árvores de pouca folhagem recebem uma iluminação que se conjuga com equilíbrio com projetores instalados

 

Foto 3 - A ambientação integrada – varanda, jardim de interiores e piscina da residência – traduz o requinte de um cenário que bebe no espírito natalino. As luzes se evidenciam numa solução bacana, que não altera muito a linguagem contemporânea da casa da empresária

 

Foto 4 - O casal Meire Menezes da Silva e Wender Luciano Araújo Silva, moradores do Condomínio Portal do Sol 1, há sete anos investe numa decoração natalina de efeito. A residência se transforma em lugar de visitação dos moradores atraídos pela magia das luzes

 Fonte: O Popular - Margareth Gomes

 

 

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja