Mundo Mulher

Louças e metais ganham combinações ousadas nos banheiros

Louças e metais ganham combinações ousadas nos banheiros 27/03/2010

 

Um toque ecológico Louças e metais ganham combinações ousadas nos banheiros. Inspiração vem da natureza, da onda retrô e do minimalismo

 

Combinações certeiras, num jogo bem bolado de contrastes de diferentes materiais, têm transformado o banheiro em salas de banho. Produzidos para relaxar, repor as energias com um banho gostoso, em duchas modernas, estes ambientes exibem uma forte tendência para uma pegada mais naturalista e ecológica, misturando épocas e culturas na montagem de atmosferas de forte característica zen. O bem-estar evidencia-se no uso de revestimentos naturais ou que remetem a uma aparência natural – reproduzem madeiras e pedras, com acabamento rústico e sem brilho.

Um cuidado apurado na seleção de acessórios obrigatórios cada vez mais valoriza esse ambiente. O apelo por uma maior consciência ecológica tem levado fabricantes a lançar produtos inovadores, como louças e metais mais econômicos e racionais no consumo de água. Cubas em pedras nobres, madeiras, resinas tecnológicas, bancadas, torneiras e banheiras high tech, ofurôs, louças sanitárias, ganchos em formas mais minimalistas (traços secos), multifuncionais (dupla função), retrôs ou de design criativo, desfilam com graça no banheiro em parcerias inimagináveis tempos atrás.

Entre as propostas originais que surgem para realçar o design de interiores dos banheiros vale destacar o uso de bancada de madeira de demolição em composição com uma cuba em mármore bruto, considerada uma ótima opção para quem adota uma linguagem mais rústica, explicam os arquitetos André Brandão e Márcia Varizo. Reciclar e reutilizar são verbos que aparecem na moldura de banheiros que tanto seguem uma linguagem tradicional quanto optam por aventurar-se na seara do pós-moderno. Móveis antigos estão sendo restaurados e reutilizados ocupando a função de bancadas em perfeita, numa sintonia com cubas e metais de linhas contemporâneas.

Cores quentes
Para a arquiteta Camila Inácio, o desafio está em dosar com equilíbrio a mistura de peças de época com outras de linguagem moderna. Tais elementos são capazes de criar uma decoração de efeito surpreendente. Composições que reúnem peças em tons de dourados, prateados e outros metálicos reforçam o clima de sofisticação no ambiente mais íntimo de uma residência. A tecnologia marca presença no banheiro com torneiras e duchas que simulam jatos de cachoeira ou uma chuva refrescante de final de tarde. E o melhor: dotadas de controle de fluxo d’ água que delimitam desperdícios e garantem a temperatura desejada: fria, morna ou quentíssima.

A simplicidade das formas invade o banheiro com alavancas fáceis de manejar, porém de design criativo. Uma tendência seguida pela badalada designer espanhola Patrícia Urquiola, cuja linha de louças e sanitários está chegando ao Brasil. Em banheiros de medidas compactas, um truque interessante é instalar o chuveiro sobre a banheira para conseguir ampliar a área de circulação, sugerem os especialistas.

Quais acessórios podem levar o título de atemporais? “Metais cromados, louças brancas, de design reto, com a aplicação de uma bancada em mármore nacional. Eles garantem um lugar de honra como uma sugestão para a concepção de um banheiro funcional sem perder o aconchego”, ressalta o arquiteto Victor Tomé.

Outra tendência que ganha espaço é revestir as paredes, de preferência com pastilhas e cerâmicas antimofo, somente na área molhada do banheiro, no box. Fica mais fácil trocar a cor da pintura, aplicar tinta époxi, colocar um papel de parede diferente, mudar o cenário com mais facilidade. A casa e os ambientes movimentam-se cada vez mais com trocas constantes.

Para quem gosta de ousar, seguindo os passos da onda retrô do mundo fashion, a decoração de banheiros aposta no uso de louças escuras (em substituição aos tradicionais tons clarinhos), metais dourados e efeitos metalizados. Fique de olho no lançamento de cubas de sobrepor com estampas fotográficas, nas suas laterais, que reproduzem cenas de pontos turísticos de cidades como Barcelona, Berlim, Nova York, Shangai.

Quando se refere às cubas, as novidades do mercado em formatos e tamanhos, desenhos e materiais estão ilimitadas. A influência do design italiano marca presença na oferta de metais limpos e formas mais quadradas nas louças. Os contrastes surgem na seleção de torneiras retrô na cor ouro-velho em parcerias com uma cuba preta ou de madeira. Acessórios secundários como saboneteiras, porta-cosméticos, toalheiros exploram peças metálicas, acrílico colorido, fibra de vidro, em tons mais vibrantes para dar um toque de cor ao ambiente. Não ter pressa na escolha dos materiais e observar o que combina com seu estilo é essencial para criar o banheiro dos sonhos.

DETALHES

 Luminárias embutidas continuam a ditar o tom do ambiente. Composições com luz direta e indireta evitam sombras e, de acordo com a ocasião, simulam uma estada temporária num hotel de luxo, só para você.

 Chuveiros com duchas de design arrojado ganham espaço. Idem banheiras com controle de temperatura da peça em único comando.
Espelhos de qualidade impedem que ocorra a absorção de excesso de umidade e uma aparência envelhecida.

 Os espelhos devem estar em sintonia com a iluminação para não deixar o ambiente confuso e desconfortável e não provocar ofuscamento da visão.

 Espelhos com molduras antigas, dourada ou prateada, oferecem um estilo mais clássico ao banheiro. Já molduras orgânicas realçam as linhas contemporâneas.
Em alguns casos o espelho entra em cena como revestimento de parede, do piso ao teto, para ampliar as medidas do ambiente.

 Sobre as bancadas, os espelhos devem garantir boa iluminação e estar na altura apropriada. Uma técnica muito utilizada é colar os espelhos sobre MDF com iluminação de fundo. Eles conseguem imprimir o efeito de que estejam soltos da parede.

 Começam a chegar ao mercado torneiras de acionamento automático. Também já é possível encontrar caixas acopladas, válvulas de descarga com acionamento duplo, que trazem o benefício de diminuir o consumo de água.

Espelhos que flutuam no espaço e jogo de cubas com maior profundidade carimbam o passaporte de um banheiro de linhas arrojadas. As torneiras trazem um design funcional e moderno. A parede recebe um revestimento que imita madeira, um recurso que leva a natureza

Fonte: O Popular/Margareth Gomes

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja