Mundo Mulher

14ª Casa Cor Goiás - Moderna e funcional

06/05/2010

14ª Casa Cor Goiás, que abre as portas ao público amanhã, traz um painel bem contemporâneo de soluções para a decoração de interiores

Cenários de uma residência que trazem o frescor da linguagem contemporânea marcam os ambientes da 14ª Casa Cor Goiás, que será inaugurada hoje à noite em festa para convidados e amanhã abre suas portas ao público. Este ano, a mostra de arquitetura e decoração presta uma homenagem ao mestre do modernismo brasileiro, o arquiteto Lúcio Costa, um dos principais artífices da paisagem urbana de Brasília.

O requinte domina a composição de 47 ambientes que bebem em múltiplas composições nas referências do estilo modernista. Além de reforçar com graça a estética do luxo, mas com uma aparência mais despojada. Um clima setentista ressurge no colorido de peças de mobiliário, acessórios e revestimentos.

A maior mostra de decoração de interiores do Centro-Oeste ocupa nesta edição um edifício construído pela EBM, na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista. A exposição ocupa uma área de 3 mil metros quadrados, onde se sobressaem três pavimentos. Neste espaço de medidas generosas e pé-direito alto, 75 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, experimentam soluções criativas de morar bem com personalidade.

O minimalismo cede passagem a uma decoração mais rica em detalhes. Móveis de designers badalados surgem em vários ambientes. No térreo, aparecem sugestões para espaços de uso coletivo como escritórios, sala de cinema em casa com um visual mais descontraído, espaço saúde e brinquedoteca – com uma composição que remete à Copa do Mundo na África.

Uma atmosfera moderna impera em territórios cheios de inspirações, que dialogam com uma estética bem democrática. No roteiro da mostra, no primeiro pavimento, entram em cena concepções de salas, homes, estúdios e cozinhas. São propostas que valorizam a livre circulação e priorizam objetos e acessórios de impacto.

No lugar de uma residência clean emergem espaços elaborados que investem em pitadas de retrô. Inovando nesta edição, aparecem conceitos de arquitetura que se encaixam tanto em ambientes extragrandes quanto naqueles de medidas mais enxutas. Uma vitrine eclética para todos os gostos.

 

TERRITÓRIOS INTELIGENTES

Combinações visuais que exploram novas sensações e possibilidades de morar bem convidam a uma visita ao segundo pavimento. É hora de conhecer um modelo de apartamento de 200 metros quadrados, pensado para uma família com criança e adolescente. A tecnologia, a automação, a utilização de sistemas inteligentes de acústica, de iluminação e de climatização, que conferem mais praticidade à vida moderna, marcam presença por toda a Casa Cor 2010.

O conceito de sustentabilidade continua a nortear projetos que incorporam o uso de matérias-primas que não fomentem a destruição da natureza. O passado e a modernidade se abraçam em peças de mobiliário, em revestimentos, num casamento singular de formas e cores.

Para Eliane Martins e Sheila Podestá, da SE Promoções e Eventos, sócias-franqueadoras da Casa Cor Goiás, nestes14 anos de realização do evento a mostra tem contribuído para incrementar o mercado que, de poucos fornecedores na primeira edição, saltou para mais de 120 na fase atual. Sheila, no entanto, frisa que a mostra mantém a ideia original de reunir um leque bem estruturado de conceitos de decoração e situações de entretenimento.

Durante a mostra, serão realizados ainda eventos paralelos de gastronomia, artesanato e moda, nos chamados espaços de convivência: Restaurante I Maestri, Confeitaria Doce Doce, Cerveja Bar (uma espécie de pub), a Loja Casa Cor, o Espaço Sebrae-GO e a Praça Casa Cor.

Foto 1- Sofisticado e moderno, este estúdio que homenageia o arquiteto Lúcio Costa, com exposição de desenhos e croquis, reúne peças de mobiliário de linhas retas com obras de arte. Proposta do arquiteto Victor Tomé, para o estúdio do executivo

Foto 2-  Um jeito bem brasileiro de viver domina este cenário que valoriza o mobiliário nacional com sofás assinados pelos renomados designers Marcos Ferreira e Carlos Mota e cadeiras, poltronas e bancos de Sérgio Rodrigues

Foto 3- Numa bem bolada releitura do estilo clássico com pinceladas de tintas mais modernas. Proposta dos arquitetos Múcio e Márcia Carvalho, para a sala de jantar

 

Foto 4- É tradição nas famílias goianas o convívio em torno da mesa na cozinha. Que tal aproveitar este espaço para a produção de receitas deliciosas num fim de semana? Proposta das arquitetas Gabriella Saback e Paul Munhoz, para a cozinha e dependências

Foto 5- Uma explosão de cores aterrissa na sala de cinema inspirada num apaixonado pela sétima arte e pelos super-heróis. Proposta dos arquitetos André Brandão e Márcia Varizo para a sala de cinema 

Evento: Casa Cor Goiás 2010
Data: de amanhã a 15 de junho
Local: Al. Ricardo Paranhos c/ Rua 1.138, qd. 249, Setor Marista. Telefone: 3224-2023 e-mail casacorgoias2010@gmail.com
Visitação: De terça a sexta-feira, das 15h às 22h, sábado, domingo e feriados: das 12h às 23h.
Ingressos: R$ 26 (inteira), R$ 13 (meia-entrada)

O Popular / Margareth Gomes

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja