Mundo Mulher

Casa Cor Goiás 2010 - programa

Casa Cor Goiás 2010  - programa

22/05/2010

FELICIDADE E SUSTENTABILIDADE

 

Casa Cor Goiás 2010 alia sustentabilidade e felicidade em ambientes sofisticados e confortáveis

 

Está aberta a maior mostra de decoração da América Latina. A 14ª edição da Casa Cor Goiás celebra a felicidade e a sustentabilidade, apresentando os melhores arquitetos, paisagistas, designers e decoradores em ambientes surpreendentes.  Com o tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”, o grande desafio desta edição foi provar que é possível criar espaços originais, sofisticados, confortáveis, funcionais, de bom gosto e que inspirem felicidade. A mostra acontece de 07 de maio a 15 de junho na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista, em Goiânia-GO.

 

Durante 40 dias, o público irá conferir o que há de melhor em materiais, equipamentos e produtos, ecologicamente corretos, nos 47 ambientes, apresentados por 75 profissionais renomados, destacando: Espaço Saúde, Loft do Esteta, Academia em Casa, Sala de Marketing, Sala do Advogado, Jardim Vertical, Cerveja Bar e a Praça Casa Cor, local destinado ao convívio e à realização de eventos.

 

As organizadoras da Casa Cor Goiás, Eliane Martins e Sheila Podestá, da SE Promoções e Eventos, querem proporcionar uma experiência completa para os visitantes da mostra, oferecendo opções de diversão para toda a família. A gastronomia vai comandar os pontos de encontro em cinco ambientes. Direto de Brasília, o chef Rodrigo Sanchez está em Goiânia para conduzir pela terceira vez o restaurante da mostra, o I Maestri. No Café, os visitantes vão conferir as delícias da Confeitaria Doce Doce. O bar está sob o comando do Hakone Japanese N’ Fusion. No Cerveja Bar, o público pode apreciar a cerveja oficial do evento, Stella Artois. No Lounge Gourmet, serão realizados pequenos eventos.

 

A diversão não para por aí. A mostra oferece como sugestões de compra a Loja Casa Cor, que apresenta sua linha de produtos licenciados, constituída por roupas de cama e banho, cerâmicas, revista e livros. A Loja Purpurina Flor traz sua linha exclusiva de bolsas, carteiras e acessórios, desenvolvidos nas mais variadas cores e tecidos e que enfatizam o charme e a delicadeza, como forma de realçar a beleza feminina. O Espaço Sebrae, por sua vez, expõe o melhor do artesanato goiano. 

 

Espaço Exclusivo – Em 2010, a Casa Cor Goiás é realizada no Espaço EBM, construído exclusivamente para o evento. Localizado na Alameda Ricardo Paranhos, um dos endereços mais nobres da capital goiana, no Setor Marista, a área ultrapassa 3 mil m². O espaço é dividido em três pavimentos, que revelam como é possível morar bem e viver feliz. O pavimento térreo abriga os ambientes projetados para offices, além de espaços de uso coletivo como a Sala de Cinema, o Espaço Saúde e a Brinquedoteca.

 

O primeiro pavimento traz tendências de ambientes amplos como livings, homes e cozinhas para quem gosta de viver em grandes espaços. Exibe também opções de estúdios que mostram soluções para viver confortavelmente em espaços compactos.  O segundo pavimento apresenta um modelo de apartamento planejado, que será padrão de lançamento da EBM Incorporações e que foi, hipoteticamente, idealizado para uma família com criança e adolescente.

 

Setor Marista - Localizado na região Sul de Goiânia, o setor Marista é considerado o endereço mais nobre da cidade. Criado no início dos anos 60, o bairro era predominantemente residencial. Com o passar do tempo, a construção de belas mansões, sobrados e edifícios inteligentes foram transformando-o num exemplo de arquitetura moderna e contemporânea. A instalação de clínicas médicas, bares, restaurantes, pizzarias, cafeterias, lojas de decoração e de moda, clubes, academias, shoppings, colégios e boates fez do local uma zona mista. Com o desenvolvimento da área comercial, o bairro alterou o cotidiano de seus moradores, facilitando o acesso a serviços, inclusive para moradores de setores vizinhos. Hoje, residências e comércio convivem lado a lado, fazendo com que o Setor Marista seja rota obrigatória para quem quer usufruir de diversos serviços com bom padrão de qualidade e para quem quer conhecer o melhor da vida noturna da cidade.

 

Alameda Ricardo Paranhos - O Marista possui localização estratégica, sendo responsável pela ligação de importantes bairros situados nas regiões leste, oeste e sul da cidade. Além das avenidas 85 e 136, a Alameda Ricardo Paranhos é uma das mais importantes vias do setor. Possui 2,5 km de extensão. É exuberante em sua arborização e na dimensão das vias. É isso que proporciona sua vocação para atividades de lazer, cultura e esporte. Como a alameda possui movimento relativamente tranqüilo, principalmente no início da manhã e no final da tarde, é considerada uma área ideal para passeios de bicicleta aos domingos e a prática de cooper durante a semana e fins de semana. Por isso, a Ricardo Paranhos se tornou referência para quem gosta de praticar esporte, acolhendo eventos como os circuitos de corrida.

 

Sustentabilidade – Em 2010, a mostra aprimora o conceito de sustentabilidade incorporado ao evento em 2009, propondo uma mudança de comportamento. Aos poucos, a Casa Cor Goiás está implantando as práticas sustentáveis para que, em 2012, a mostra se torne referência no tema. A sustentabilidade é percebida no evento por meio do uso de materiais sustentavelmente corretos na preparação dos espaços, na orientação aos expositores, na separação e reaproveitamento do material descartado, de maneira a “atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades. Esta é uma das definições mais abrangentes de sustentabilidade”, declara Sheila Podestá.

 

“Para ser sustentável, qualquer empreendimento deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. O tema sustentabilidade está em evidência, mas o conceito acaba sendo aderido por muitos simplesmente por modismo ou necessidade. O correto seria se este tema fosse sempre aderido pelo nível de consciência”, declara Eliane Martins.

 

Em 2009, o Grupo Sustentax foi o responsável pela introdução e conscientização dos profissionais sobre o tema sustentabilidade e as vantagens de sua utilização na concepção dos ambientes. Já em 2010, a idéia é empregar a sustentabilidade de forma efetiva em todas as etapas dos projetos, desde a criação, concepção, implantação e durante a mostra e também na sua desmontagem. A meta é reduzir o lixo em 70% e, para alcançar o objetivo simbólico do selo Lixo Zero, os materiais descartados serão separados em categorias. A elaboração dos projetos leva em conta a utilização dos materiais após o uso, conhecida como design reverso, o que é um estímulo para que os profissionais se aprofundem sobre o tema, resultando em benefícios para a mostra e também em seus projetos pessoais.

 

Ambientes Premiados – Os profissionais participantes da Casa Cor Goiás 2010 tiveram mais um estímulo para caprichar na elaboração dos ambientes para a mostra. Isso porque a organização do evento premiará os melhores espaços em cinco categorias: Ambiente mais Sustentável; Melhor Ambiente; Ambiente mais Original; Melhor Ambiente de Uso Público e Melhor Ambiente Comercial. A comissão julgadora será constituída por jornalistas, publicitários, artistas plásticos, membros do grupo Sustentax - apoiador institucional da mostra - e outros expoentes da sociedade goiana. Os vencedores receberão um troféu e dois certificados da honraria, sendo que um deles ficará exposto no ambiente durante toda a mostra.

 

Acessibilidade Logo na entrada do evento, o visitante tem seu primeiro contato com a acessibilidade. A calçada que circunda a mostra oferece piso antiderrapante, sem obstáculos públicos ou particulares que impeçam a mobilidade ou que dificultem a circulação. O piso-guia possui frisos em relevo que indicam a direção que a pessoa com deficiência visual deve seguir, seja para frente ou para o lado. Além disso, possui inclinação e largura adequadas a todas as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida permanente ou temporária.

 

O projeto, executado pela arquiteta Izabel Jácomo e supervisionado pelo engenheiro Civil Augusto Fernandes, especialista em acessibilidade, gera autonomia e segurança para todos os visitantes e especialmente para aqueles que precisam de atenção especial como os idosos, as crianças, os portadores de deficiência física ou visual, as gestantes e condutores de carrinho de bebê. Além disso, no interior da mostra, os ambientes são amplos para facilitar a circulação, com a existência de rampas onde há desnível, elevador e banheiros projetados dentro das normas de acessibilidade. 

 

Tecnologia – A Casa Cor Goiás 2010 apresenta diversos espaços projetados dentro do conceito de ambiente inteligente, onde é possível programar e controlar simultaneamente todos os equipamentos de imagem, áudio, iluminação e climatização. Além de expor os mais modernos itens em áudio, vídeo, acústica, climatização, sonorização e iluminação, a mostra exibe também lançamentos como computadores cujas CPUs são integradas aos monitores, TVs de LED, Ipad, toldos e persianas motorizados e automatizados, armários com iluminação interna, dentre outros.

 

Personalidade Homenageada – O renomado arquiteto e urbanista Lucio Costa será a personalidade homenageada na 14ª edição da mostra. Nascido na França, em 1902, o filho de brasileiros em serviço no exterior morou em diversos países, mas foi no Brasil que estudou pintura e arquitetura, dando início a uma trajetória que mudou os padrões arquitetônicos brasileiros.

 

Em 1938, ao lado de Oscar Niemeyer, Lúcio projetou o pavilhão brasileiro da New York World's Fair. Na década de 50, venceu o concurso nacional para a elaboração do Plano Piloto de Brasília. Nos anos 60, foi chamado para chefiar a equipe que projetou a recuperação da cidade de Florença, na Itália, após uma enchente. Dentre diversos outros projetos, o arquiteto e urbanista iniciou, em 1969, a elaboração do Plano Diretor da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em 13 de junho de 1998, faleceu em casa, também no Rio.

 

Revista Casa Cor Goiás A mostra traz para os amantes da decoração a segunda edição da Revista Casa Cor Goiás, que retrata o estilo de vida voltado para os segmentos de arquitetura, decoração, design e paisagismo e valoriza o trabalho dos profissionais participantes da exposição. A revista, que é anual e prima por um alto padrão gráfico e qualidade editorial de luxo, também apresenta tendências, curiosidades e inovações nos segmentos relacionados à decoração.

 

Dentre as pautas que compõem a edição da revista em 2010 destacam-se a sustentabilidade, a felicidade para morar e viver e a homenagem ao arquiteto e paisagista Lúcio Costa, os temas norteadores da mostra nesse ano, além de matérias sobre entretenimento, compras, lazer e gastronomia. A Revista Casa Cor Goiás estará disponível para aquisição durante todo o período do evento.

 

Special Sale A Casa Cor Goiás repetirá em 2010 o Special Sale, sucesso na mostra no ano passado. Marcado para os dois últimos dias de realização da Casa Cor, dias 14 e 15 de junho, o Special Sale trará todos os produtos vendáveis disponíveis nos 45 dias do evento, incluindo mobiliário, objetos, obras de arte, gravuras, esculturas eletroeletrônicos, equipamentos e acessórios diversos com descontos que podem chegar a 70%. A Casa Cor Goiás vai oferecer apoio na divulgação publicitária e na venda, enquanto os fornecedores serão os responsáveis diretos pela venda e pela definição direta da forma de pagamento e entrega do produto.

 

 

FICHA TÉCNICA DA CASA COR GOIÁS 2010:

Local: Alameda Ricardo Paranhos, esq. com Rua 1131, Qd. 249 – Setor Marista

Período: 07 de maio a 15 de junho de 2010

Horários da Bilheteria: das 15 às 22h, de terça a sexta-feira

                                     das 12 às 23h, sábado, domingo e feriados

Ingressos: R$ 26 – inteira

                 R$ 13 – meia (com a apresentação de comprovante de estudante referente ao ano de 2010)

Manobristas no local

Mais informações: www.casacor.com.br ou pelo telefone (62) 3224.20.23

Patrocinador Master: Louças e Metais Deca

Patrocinadores Nacionais: Todeschini e Suvinil

Apoio Nacional: Stella Artois

Patrocinadores Locais: EBM Incorporações e Luxaflex

Apoio local: VPM Vidros, Soares Center, Sebrae-GO e Navesa/SsangYong

Apoiador Institucional: Grupo SustentaX

Organização: A Casa Cor Goiás é organizada pela SE Promoções e Eventos, franqueada da Casa Cor Promoções e Eventos, uma empresa do Grupo Doria Associados e Grupo Abril

Responsáveis pela SE Promoções e Eventos Ltda.: Eliane Martins e Sheila Podestá

                                                                         
Jornalista TAYSA LARA – (62) 8476.23.70

E-mail: casacorgoias2010@gmail.com

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja