Mundo Mulher

Casa Cor Goiás 2010 ambientes e fotos parte 6

10/06/2010

Sala de Leitura – Designer de Interiores e Artista Plástica Rosângela Queiroz

Telefones: (62) 3246-0341 / 9977-5256 / 9253-7367

E-mail: rosangela.designer@globo.com

Um local de leitura aconchegante, com inspiração no estilo clássico inglês, mas com toque moderno e de sofisticação. Esse foi o ponto de partida para a criação da Sala de Leitura da Casa Cor Goiás 2010 pela designer de interiores e artista plástica Rosângela Queiroz. O resultado foi um espaço de 31m² sóbrio, arrojado e com linhas curvas e retas em homenagem ao arquiteto e urbanista Lúcio Costa. A sustentabilidade marcou todo o planejamento do ambiente, que apresenta piso branco feito de madeira de reflorestamento certificada e paredes revestidas com papel de parede cinza, pintura especial cinza e fibras de celulose colados com cola à base de trigo. Adornam o espaço um tapete marrom de couro ecológico, vasos, objetos de decoração e um arranjo de flores feito pela própria designer. As cores predominantes são o cinza, o branco e o marrom, combinadas com a prata envelhecida dos móveis e nuances de xadrez inglês, que dão ao ambiente um ar sofisticado. Para promover o conforto ao leitor, a iluminação é pontual, com lâmpadas que economizam até 65% de energia, um lançamento no mercado. O destaque fica por conta do pendente desenvolvido especialmente para o espaço.

 

Quarto do Casal – Arquitetas e Urbanistas Irondina Siqueira de Assis e Ninfa de Melo Canedo

Telefones: (62) 3282-8393

Ninfa Regina: (62) 8111-2829 – Irondina Siqueira: (62) 8428-6565

E-mails: nmcanedo@bol.com.br irondinaassis@hotmail.com

Ao conceberem o projeto do Quarto do Casal da Casa Cor Goiás 2010, as arquitetas e urbanistas Irondina Siqueira de Assis e Ninfa de Melo Canedo imaginaram um casal de gosto refinado e amante de arte e cultura. A atmosfera do quarto deveria então expressar tranqüilidade, aconchego e como um “recanto de memórias”, com a exposição, de forma sutil, da diversidade artística e cultural advinda da história daquele casal. Para simbolizar o ousado casamento entre arte e história, as profissionais homenagearam uma personalidade feminina cuja obra simboliza essa união: Gabrielle Channel, que serviu de inspiração para o espaço por sua ousadia, simplicidade, glamour e austeridade. O ambiente é contemporâneo, pois mescla a magia do clássico com a expressão das texturas e materiais da atualidade. A mistura de estilos passa pelo romântico dossel, a leveza e transparência dos cristais no aparador Jaqueline Terpins, circula na expressão dos móveis clássicos, como a cadeira Luiz XV e chega até a arte moderna com as gravuras de Picasso. Um pouco da história de vida de Channel é retratada por meio de seus perfumes mais famosos, roupas, sapatos e bolsas, espelhando o estilo de vida de como pessoa ora ousada, ora clássica. A inspiração transparece também no uso da estampa (que é sua marca registrada) em uma poltrona e a composição do clássico branco e preto, sua característica. Toda a parte de marcenaria foi criada para o ambiente, em especial o dossel em ripas de madeira de reflorestamento que inicia logo acima da cabeceira da cama bérgere e percorre toda a extensão do teto até o outro lado, emoldurando assim o ápice do quarto, que é a cama do casal. O piso é flutuante, por ser prático e belo, e as paredes trazem papel com motivos retos e clássicos. A iluminação é cênica, e traz também pendentes e abajures ingleses.

 

Banho do Casal - Designer de Interiores Nando Nunes

Telefones: (62) 3434-4910 / 9296-4720

E-mail: nando_nunes_fer@hotmail.com

O designer de interiores Nando Nunes, presente na Casa Cor Goiás pela terceira vez, assina em 2010 o Banho do Casal. O projeto tem uma proposta inovadora: trazer, para dentro do banheiro, uma espécie de área externa, com pérgolas que emitem luz indireta, transmitindo uma sensação de bem estar ao imitar a luz natural, e um deck com vasos e plantas naturais de sombra, que necessitam de pouca manutenção e são ideais para ambientes internos. O banheiro caracteriza-se pela mistura entre o clássico e o moderno, com linhas retas e o uso de pastilhas com efeito de banho de ouro, que conferem ao ambiente um ar requintado. Para dar mais conforto ao casal, foram utilizadas duas banheiras clássicas; um tecido que vem desde o teto sobre as banheiras dá um efeito de tenda, o que imprime um ar de suntuosidade ao espaço. Além das banheiras, todos os demais acessórios do Banho do Casal são duplos.

 

Studio do Executivo – Arquitetos Augusto Tomé e Júnior Roriz

Telefones: (62) 3092-4005

Augusto Tomé: (62) 9215-4833 – Júnior Roriz: (62) 9255-1955

E-mail: thomeroriz@uol.com.br

Presentes na Casa Cor Goiás pela sexta vez, os arquitetos assinam em 2010 o Studio do Executivo, de 59m². O espaço foi criado para um homem na faixa etária entre os 25 e 65 anos de idade e no auge de sua carreira profissional. As antigas bibliotecas inglesas foram a inspiração do projeto, por proporcionarem aos seus donos privacidade para a discussão de assuntos sérios, a opção de receber amigos e o aconchego para a leitura, tudo adaptado para os dias atuais. O ambiente dá suporte para que diversas funções possam ser exercidas, trazendo, em um primeiro momento, uma mesa de trabalho despojada e rodeada de banquetas, um frigobar e uma estante com módulos componíveis para livros e objetos pessoais.  Mais adiante há o espaço de home theater onde o computador recebe um telão de 73 polegadas no lugar do monitor, e ao fundo encontram-se uma mesa bar com quatro poltronas Berger e o canto para leitura, que traz uma poltrona Charles Eames, um clássico do modernismo, e que foi batizado de “Espaço Lúcio Costa”, em homenagem ao arquiteto e paisagista.  Com exceção das poltronas e do sofá, todo o mobiliário foi desenhado pelos próprios arquitetos, sendo constituído por dois pufs, mesa de centro, rack, mesa de trabalho, banquetas e estante em módulos. Algumas das peças podem ser utilizadas de diversas maneiras, como os pufs que podem ser usados de todos os lados e composições desejadas e a estante, com seus módulos componíveis, que pode ser reorganizada em qualquer outro canto da sala e nas mais variadas disposições. O espaço traz também uma cópia de uma tela de Renoir, costume muito utilizado na Europa por colecionadores, uma vez que a tela legitima, de valor inestimável, encontra-se em um museu. O piso é flutuante padrão madeira de demolição, que além de ser sustentável imprime à ambientação um ar descontraído e contemporâneo. Já as paredes trazem papeis em tons neutros mais escuros para criar uma atmosfera dramática e masculina. A iluminação é pontuada, com focos concentrados em objetos. O Studio do Executivo tem ainda uma coletânea de fotografias com o tema “A Flor na Paisagem” emolduradas em composição numa das paredes do espaço.

 

Studio do Rapaz – Arquitetos Fábio Souza e Simone Moura

Telefones: Simone Moura: (62) 9241-8389 – Fábio Souza: (62) 3095-1029 / 8103-0897

E-mail: simonesmarq@gmail.com fbarqui@gmail.com

Pensado para um rapaz na faixa dos 25 anos, que ainda vive com a família, o projeto do estúdio funciona como um “anexo” à residência principal. Nele, o jovem, de gosto clássico contemporâneo, possui o essencial à sua liberdade e ao seu dia a dia, em um ambiente totalmente integrado. Do conceito “Upper”, de Nova York, veio a inspiração que dá forma, cor e personalidade ao ambiente de 59,23m² assinado pelos arquitetos Fábio Souza e Simone Moura. Do estilo browstone e da observação do perfil urbano surgiu o desenho preciso. O estúdio caracteriza-se por tons sóbrios em oposição ao design moderno, presente nos armários, mobiliário, objetos e utensílios em geral. Materiais contemporâneos emolduram este ambiente que, mais do que confortável, têm o tamanho exato das necessidades da vida urbano, sendo prático, funcional e de extremo bom gosto, sem desperdício de espaços. A cozinha potencializa a utilização do living com muito charme. O mobiliário é composto por um Sofá em veludo velvet violeta, extraído do bambú; poltrona Voltaire, de 1965, design de Sérgio Rodrigues; cama revestida em couro ecológico; banquetas em madeiras orgânicas da Indonésia; cadeiras Forest italiana, de alumínio, inspirada nas formas da natureza; aparador em madeira; e uma cadeira Papyros, de polietileno. Nos revestimentos, foram utilizados papel de parede, pintura em tinta acrílica e porcelanato, todos diferenciados por tratarem-se de materiais funcionais, de aplicação simples e de extremo bom gosto. A iluminação é predominantemente embutida, com lâmpadas econômicas que destacam o pendente em tecido fendi. Uma homenagem ao arquiteto e urbanista Lúcio Costa está presente no projeto, e se dá pela escolha de peças modernistas, sua vertente arquitetônica mestra. O ambiente traz ainda outras peças de destaque, como a porta tunisiana antiga, bonecos articulados masculinos, luminária Lighthouse tripé preto de 1,60m, pinguim vermelho design Daniela Ktenas e luminária Folk.

 

Refúgio do Jovem Casal – Designers de Interiores Fatima Mesquita, Márcia Albieri e Regina Amaral

Telefones: (62) 3541-7492

Fatima Mesquita: (62) 9972-1171 – Marcia Albieri: (62) 9931-0515 – Regina Amaral: (62) 9977-2037

E-mail: scaladesign@gmail.com

As designers de interiores Fatima Mesquita, Márcia Albieri e Regina Amaral, presentes na mostra pela oitava vez, assinam o Refúgio do Jovem Casal. Projetado para um casal que deseja um ambiente em que possam curtir um ao outro, o espaço tem 60m² e é dividido em estar, cozinha e banheiro. Integrado, prático e eclético, o ambiente possui mobiliário moderno, que é complementado com o clássico presente em certos móveis e tecidos. No estar, localizam-se um grande sofá Decameron, duas grandes mesas (lateral e central) e um puff, todos modernos, além de poltronas e puffs clássicos que apresentam a mesma linguagem das cadeiras de refeição. A cozinha é totalmente equipada, e o banheiro recebe uma banheira para o casal, além de uma cuba colocada sobre um móvel de antiquário. O deck é feito em MDF certificado. Um grande aquário possibilita a representação da natureza dentro do espaço. O piso é de porcelanato, utilizado devido à sua alta resistência, durabilidade e beleza. Já as paredes receberam papel de parede com textura diferenciada, semelhante às escamas de um peixe. Um grande lustre realça o ambiente, enquanto duas arandelas pontuam uma bancada de apoio. As demais peças são de iluminação indireta, dando um ar cênico ao espaço. O Refúgio do Jovem Casal traz ainda duas telas do arquiteto e urbanista Lúcio Costa.

 

 Studio Tecnológico – Arquiteto Victor Tomé

Telefones: (62) 3434-3080 / 7811-1823

 

E-mail: vt.arquitetura@gmail.com

Com 55m², o Studio Tecnológico foi elaborado pelo arquiteto Victor Tomé, que marca presença presente na Casa Cor Goiás pela segunda vez. O ambiente é amplo e traz mobiliário da Ovo Design e de Herman Miller, além de obras de arte de Siron Franco, Ana Maria Pacheco e Marcelo Solá. As cores predominantes são o branco, cinza e preto, numa referência à modernidade, tecnologia e sofisticação. As paredes trazem texturas de diversos padrões, e o piso é de porcelanato ebanizado, que imita madeira e remete à praticidade, tecnologia e aconchego. A iluminação é indireta com pontos focais e cênicos e que traz a opção de vários cenários por meio de automação, que está presente também na interligação de sistemas de áudio, vídeo e ventilação. O Studio Tecnológico faz ainda uma homenagem ao arquiteto e urbanista Lúcio Costa por meio da exposição de desenhos e croquis de Oscar Niemeyer.

 

 Café – Arquiteta Cláudia Zuppani

Telefones: (62) 3945-2429 / 9677-4010

E-mail: claudiazuppani@terra.com.br

Espaço contemporâneo com inspiração pop, que privilegia o bem estar dos visitantes. Esse é o Café da Casa Cor Goiás 2010, ambiente projetado pela arquiteta Cláudia Zuppani. Com 110m², o Café é um ambiente aconchegante e que oferece várias possibilidades, funcionando como bar, lanchonete e confeitaria. O piso em porcelanato escuro com textura semelhante ao linho – que também vai ser utilizado em uma das paredes e no balcão – e o teto em estrutura metálica aparente reforçam a contemporaneidade do espaço. O contemporâneo também é a marca do mobiliário, formado por sofás, que ocupam a área do lounge, e mesas estilo Marc Jacobs em couro trabalhado, colocadas na área do café. Outros elementos de destaque são a poltrona cuja estampa exibe a capa do LP mais vendido dos Beatles e o puff revestido com a bandeira dos Estados Unidos, que imprimem ao ambiente um ar descolado.

Contatos para imprensa CASA COR GOIÁS 2010

Bastidores – Assessoria de Comunicação Ltda.

Jornalista DORIS COSTA – (62) 9293.32.40 

Jornalista TAYSA LARA – (62) 8476.23.70

E-mail: casacorgoias2010@gmail.com

 

 

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja