Mundo Mulher

Livros /

Entrevista com a escritora Zélia de Oliveira

20/04/2012

1. Como nasceu a Coleção Um conto e "." e com que objetivo?
De verdade? Eu estava deitada, lendo no meu e-reader, e a história estava boa e eu não queria parar. Pensei em quantas vezes, pegamos um livro para relaxar na hora de dormir e quando vemos, a história nos prende e não paramos a leitura. Foi aí que pensei. Poderia ter um livro pequenino que tivesse apenas Um Conto e ".".
Foi daí que surgiu a ideia. Levantei e fui para o laptop desenvolver o projeto, e vi como poderia ter vários objetivos: aproveitar o tempo em uma condução a caminho do trabalho, uma leitura rápida na sala de espera de um consultório médico, incentivar a leitura para os leitores "preguiçosos" que se assustam com um livro grosso, dar oportunidade aos novos escritores e fazê-los aparecer com o seu conto. Enfim. São vários os objetivos.
 
2. De que maneira se deu a captação inicial de autores?
A Aped já é cadastrada em alguns sites de autores que estão a procura de uma oportunidade para publicar o seu livro. Inicialmente foi esse o canal que utilizei e me deparei com um conto maravilhoso: O Portal do Sobrenatural, de Bebete Alvim, escritora já consagrada no mercado literário. Imediatamente entrei em contato com ela, que "comprou" a ideia na hora.
Também utilizamos o mailling da editora com autores que já nos procuraram em outros momentos. Tivemos o apoio incansável dos blogs literários e revistas literárias. E a ideia foi sendo divulgada pela internet. Fiz um certo mistério, no site da editora com a frase: você quer saber o que é Um Conto e "."? Envie um email para a APED. E assim fomos crescendo o número de autores.
 
3. Quais são as expectativas em torno dela e como está a venda?
A expectativa é que cresça e muito. Agora, estamos na fase da divulgação. Os autores tomarão conhecimento e, com isso, chegarão até nós para publicarmos os seus contos.
Ainda não temos um número oficial de vendas. Temos somente 15 dias no mercado, nos sites das livrarias. Mas ela está sendo muito bem aceita, pois diversas livrarias solicitaram toda a coleção digital. Isso é muito bom.
E o preço dos contos, que podem ser comprados separadamente, é maravilhoso.
 
 
4. Qual é o título querido do público?
É uma pergunta dificil de responder, pois existem vários gêneros literários. Talvez os adolescentes optem mais por terror e suspense, os mais maduros por romance e ficção. Eu amei ler todos os contos. De uma riqueza e criatividade ímpar.
 
5. Como é o dia a dia da Aped e da Zélia, editora?
Uma loucura. Nossa. Eu sou Zélia Aped 24hs. Os autores são maravilhosos e temos uma abertura muito grande. Eles nos ajudam e muito em todo o trabalho. Então eu me desdobro em atenção com eles.
Além deles, que são o coração da empresa, temos de avaliar os textos, temos de rever. Sou um tanto centralizadora e gosto de ver tudo antes de liberar. Sempre uma olhada a mais, para quem trabalha com texto é muito importante.
Temos os lançamentos, a divulgação, o contato com os blogs, revistas, responder aos emails, rede sociais... Ufa. No final do dia, estou cansada, mas feliz.
 
6. O que está por vir?
Muita coisa boa está por vir. Estamos lançando agora o livro Almoço em Família, crônicas - resultado de um concurso literário que foram escolhidos 30 autores. Já estamos preparando, para junho, outro concurso, agora de contos. Ainda estamos definindo o tema. Muitos lançamentos ainda este ano. Autores jovens que prometem muito. A ideia é sempre focar no autor e dar grandes oportunidades para que ele apareça.
 
 
 
Zélia de Oliveira, desde pequena, é apaixonada por livros. Sua maior paixão, além dos livros, são seus dois pequenos filhos caninos.Formada em jornalismo, atuou durante alguns anos como assessora de imprensa . Há treze anos, desvendou o mundo editorial trabalhando como produtora editorial e gráfica para diversas editoras, onde percebeu a dificuldade de os escritores nacionais conseguirem uma editora que apostasse em sua obra.  Foi então que decidiu abrir a sua própria editora, há 9 anos. Agora, aos 44 anos, dedica-se inteiramente a sua editora – a APED – Apoio e Produção Editora Ltda., que tem como objetivo maior proporcionar o sonho dos escritores brasileiros que ainda não tiveram essa oportunidade.  

Andrea Drummond

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja