Mundo Mulher

Livro expõe a redução da mortalidade infantil, de acordo com Nações Unidas

Livro expõe a redução da mortalidade infantil, de acordo com Nações Unidas

26/10/2012

Maior entidade do segmento, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia assina Coleção que já nasce como referência e pretende ser um norte para a evolução científica nas próximas décadas

Primeiro livro da série será lançado dia 16/11, no 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal, em Brasília (DF)

 


A redução da mortalidade infantil é uma das Metas de Desenvolvimento do Milênio definida pelas Nações Unidas. No Brasil, nas últimas décadas, as mortes infantis decorrem principalmente das condições perinatais: malformações fetais (respondem por 11,2%), partos prematuros e restrição de crescimento fetal.

Ciente desta realidade, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia inicia sua COLEÇÃO FEBRASGO com o lançamento de um livro numa das áreas mais importantes da obstetrícia moderna: a medicina materno-fetal. Com este primeiro volume da série, a Federação tem a intenção de traçar um norte para a evolução científica da especialidade, uniformizando condutas e estimulando estratégias de prevenção das causas de óbito perinatal.

A série destina-se aos profissionais e residentes de Ginecologia e Obstetrícia que necessitam de uma fonte para formação, consulta e atualização nas subáreas de atuação. Os livros serão bibliografia indispensável para provas de título e outros certificados de atuações.

Inicialmente, a série terá oito volumes publicados pela Editora Elsevier, focados em áreas de interesse da obstetrícia e da ginecologia: Medicina Fetal; Endocrinologia Ginecológica; Gestação de Alto Risco; Reprodução Humana; Anticoncepção; Câncer Genital; Câncer de Mama; Doenças Infecciosas em Obstetrícia.

A COLEÇÃO FEBRASGO contará com cerca de uma dezena de editores associados altamente qualificados;  mais de cem colaboradores nacionais e internacionais de universidades com ações relevantes em cada área abordada; mais de 200 imagens em cada livro; e material complementar no Expert Consult - acervo multimídia da Elsevier exclusivo para conteúdos online que complementam o conhecimento adquirido nos livros.

Em 2013 a Febrasgo também lança, com a Elsevier, seu Tratado de Obstetrícia, obra única no mercado brasileiro ao abordar várias escolas, de todo o país.  “Esta é a principal ação da diretoria científica da Federação: formatar diretrizes e cunhá-las em guias práticos de conduta, manuais, livros e compêndios que reflitam o melhor conhecimento de forma eclética e democrática”, escreve, na apresentação da série, o diretor científico da Febrasgo e um dos editores do primeiro livro da coleção, Nilson Roberto de Melo.


O PRIMEIRO LIVRO: Medicina Fetal

Medicina Fetal, primeiro livro da coleção, será lançado no próximo dia 16/11, em Brasília, no 1º Congresso Internacional de Medicina Fetal, quando os editores Eduardo Fonseca e Nilson de Melo farão a apresentação sobre a obra.

Nas palavras do presidente da Federação, Etelvino de Souza Trindade, na apresentação do volume, "o feto emerge como um paciente e a saúde materna entra em uma nova dimensão. Como parte integrante dos processos fisiológicos ou patológicos do binômio materno-fetal, ele exige dos que lidam com a Medicina Materno-Fetal vasto conhecimento das complicações da gravidez que afetam a mãe e/ou o feto e com as várias modalidades disponíveis para o diagnóstico, avaliação e tratamento. Este livro é fruto dessa visão”.


Conhecimento de várias escolas
Segundo o outro editor da obra, Eduardo Fonseca, o primeiro livro da COLEÇÃO FEBRASGO é o único sobre o tema que reflete a realidade do país, ao reunir conceitos de diversas escolas médicas nacionais, e não apenas o de uma instituição acadêmica. “Devemos observar as características de uma nação e este livro traz a abordagem eclética necessária para a atuação dos profissionais em qualquer região brasileira”.

Capítulo de Kypros H. Nicolaides
Os colaboradores de Medicina Fetal são grandes nomes da literatura nacional e internacional na área. O livro é o primeiro do assunto, no Brasil, a ter um capítulo escrito pelo maior pesquisador na área de fisiologia e prevenção de partos prematuros no mundo, o inglês Kypros H. Nicolaides, professor de Medicina Fetal da Escola de Medicina do King´s College London. “Dr. Kypros consolidou a maioria das terapêuticas fetais realizadas na presente década e atuou na formação dos mais importantes especialistas em medicina materno-fetal do mundo”, ressalta o editor. Outro profissional renomado presente na obra é Roberto Romero, pesquisador da área Perinatologia do National Institute of Child Health and Human Development, do National Institutes of Health e do Department of Healh Human Services, nos Estados Unidos.

Um atlas multimídia
Medicina Fetal tem 40 capítulos e, no Expert Consult - acervo multimídia da Editora Elsevier de material complementar online – 40 vídeos e casos clínicos. Os vídeos trazem desde problemas simples como a anencefalia, até casos raros como malformação cardíaca, de face, do sistema nervoso central, de parede abdominal. A finalidade, de acordo com Eduardo Fonseca, é atender os médicos que praticam a chamada medicina fetal armada - através de ultrassonografia e procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos – e, na mesma medida, despertar os obstetras que precisam orientar pacientes com as diretrizes corretas em seus consultórios,  desmistificando conceitos errôneos sobre alterações que possam ocorrer.
 

EVENTO DE LANÇAMENTO 
1º Congresso Internacional de Medicina Fetal da Febrasgo
Dia: 16 de novembro de 2012
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Eixo Monumental, Lote 5, Ala Sul, Brasília (DF) – Estande da Febrasgo.


COLEÇÃO FEBRASGO - Medicina Fetal
Autores: Nilson Roberto de Melo e Eduardo Fonseca
Editora Elsevier  // Págs: 464    // Formato: 21x28   // Preço: R$ 279


EDITORES

Eduardo Borges da Fonseca
Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba;
Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO;
Título de Habilitação em Medicina Fetal pela FEBRASGO;
Research Fellow Harris Birthright Centre - King’s College Hospital NHS Foundation Trust.

Nilson Roberto de Melo
Professor Livre Docente em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP;
Diretor Científico da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia-FEBRASGO (2011 – 2015) e Presidente da FEBRASGO (2005-2008) e (2008-2011);
Membro do Executive Board International Society of Gynecological Endrocrinology;
Presidente da Federación Latino-Americana das Sociedades de Climatério y Menopausia – FLASCYM  -(1996-1999) e Presidente Honorário da FLASCYM;
Presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo- SOGESP-  (1997- 2001);
Presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana- SBRH (2002- 2004);
Presidente da Federación Latinoamericana de Sociedades de Obstetricia y Ginecologia - FLASOG (2008-2011).

                                                                    Sobre a Elsevier
No Brasil, a Elsevier publica os principais livros da área de saúde e consagrados há centenas de anos em todo o mundo - a maioria deles acompanhados de material complementar na web. A editora também produz revistas científicas de importantes sociedades médicas, oferece uma série de produtos eletrônicos e digitais inovadores, como o Science Direct, o ClinicalKey, o Scopus e databases bibliográficas, além de serviços e soluções e conteúdos específicos para a indústria farmacêutica.

 
Andrea Drummond – dea.drummond@cantodotrabalho.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja