Mundo Mulher

Henrique VI – 2ª parte, 2º ato, cena 2: hein? - Flávio Paranhos

Henrique VI – 2ª parte, 2º ato, cena 2: hein? - Flávio Paranhos

19/07/2014

 

Crônica - Flávio Paranhos

Jardim do Duque de York. Entram York, Salisbury e Warwick. O primeiro tenta explicar aos segundos por que ele deveria ser o rei, e não Henrique VI.

York – Seguinte. X’eu explicar de novo.

(Salisbury e Warwick suspiram. York ignora.)

York – Eduardo III teve sete filhos. O primogênito, Eduardo o Príncipe Negro, Príncipe de Gales; o segundo, Guilherme de Hatfield, e o terceiro, Leonel, Duque de Clarence; em seguida veio João de Gaunt, o Duque de Lancaster; o quinto foi Edmundo Langley, Duque de York; o sexto foi Thomas de Woodstock, Duque de Glaucester; Guilherme de Windsor foi o sétimo e último. Eduardo o Príncipe Negro morreu antes do pai, deixando Ricardo, seu único filho, que, após a morte de Eduardo III, assumiu o trono. Isso até que Henrique Bolingbroke, Duque de Lancaster...

Salisbury – Peraí, mas o Duque de Lancaster não era João de Gaunt?

York – Henrique Bolingbroke era seu filho mais velho, herdou o titulo.

Salisbury – Ah, bom. Siga.

York – Daí, Henrique Bolingbroke tomou o trono de Ricardo, o legítimo rei, tornando-se Henrique IV.

Warwick – Putz, tamo no quarto ainda? Quando é que vai chegar no sexto pra gente poder comer a sobremesa? A propósito, vai ter sobremesa, né? Porque ensopado de carneiro com menta... tem dó!

York (suspirando) – Hortelã. Enfim, assassinaram Ricardo, o legítimo rei.

Warwick – Cê vai ficar usando aposto toda vez que falar o nome desse Ricardo?

Salisbury (coçando a cabeça) – Não seria um vocativo?

Warwick – Nada a ver. Um é leite, o outro é manga.

Salisbury – Mas por que sempre vêm juntos na gramática?

York (impaciente) – Primos, primos, foco, por favor! Bom, o próximo depois de Ricardo, o legí... esquece. O próximo na linha era pra ser algum filho de Guilherme de Hatfield, só que este não os teve. Daí vem o Duque de Lancaster, de quem eu descendo.

Salisbury faz menção de que ia perguntar algo. Warwick cochicha: “Não pergunta, não pergunta!”

Salisbury – Como?-

York – O quinto filho de Guilherme foi o primeiro varão. Este se casou com Margareth, a sardenta, que era tia de Elizabeth, a falsa ruiva, que por sua vez era prima em terceiro grau de Sigmundo, que se casou com Siglinda, sua irmã, o que deixou Fricka, a megera, puta da vida com Wotan, que foi meu primeiro sogro, até eu perder Brunilda, a macha, e me casar com minha prima, a pequena Margareth, neta de Margareth, a sardenta.

Salisbury enxugou pequeno riacho de baba que lhe percorria os vincos face abaixo, desde que a cabeça tombara em profundo sono. Warwick se animou:

– Sobremesa?

Publicado em O Popular
Flávio R. L. Paranhos é médico,doutor em Oftalmologia pela UFMG, com doutorado-sanduíche (CNPq) na Universidade Harvard, mestre em Filosofia pela UFG e professor do Departamento de Medicina da PUC Goiás

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja