Mundo Mulher

Eu leio Brasil, e você ? Por Janaina Rico

Eu leio Brasil, e você ? Por Janaina Rico 10-12-2010

Eu amo o meu país. Nosso povo sempre tão alegre habita um dos lugares mais bonitos do mundo, com muita cor, muita pulsação, muita vida.

As praias, os coqueiros, as comidas, as florestas. Somos abençoados, sem sombra de dúvidas. Da serra gaúcha, passando pelo Pantanal e sem esquecer das dunas em Natal, o cenário é inspirador para qualquer artista.

Na música sempre fomos destaque. Vinicius de Moraes imortalizou a “Garota de Ipanema” e fez com que o mundo inteiro babasse com as curvas das morenas cariocas. Gilberto Gil nos informou que “toda menina baiana” é única. Lupicínio Rodrigues eternizou as dores do amor de uma maneira espetacular.

Nossas artes cênicas têm amplo destaque. Nosso cinema é premiado, nossa televisão referência e nosso teatro produz pérolas. Temos Ariano Suassuana, Fernanda Montenegro e Fernando Meirelles para provar!

As artes plásticas não ficam para trás, com Aleijadinho, Di Cavalcanti e Cândido Portinari só para começar...

Mas eu sou obrigada a puxar brasa para minha sardinha. Sou escritora. A literatura brasileira é uma das mais ricas do mundo. Somos criativos, oras! Jorge Amado, Cecília Meirelles, Clarice Lispector, Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Martha Medeiros, Paulo Coelho, Castro Alves, Mario Andrade, Monteiro Lobato... Se eu fosse escrever o nome de todo mundo daria um livro e certamente eu esqueceria alguém.

Por isso quero valorizar a cultura literária do meu país. Não desmerecendo as demais, mas quero ver cada dia mais autores nacionais na lista dos mais vendidos. E hoje temos muito sangue novo, produzindo coisa boa, que está buscando espaço de divulgação. Por isso criei este manifesto: Leia Brasil.

Vamos apoiar nossa prata da casa. Se você quer me ajudar, participe. Divulgue nossos autores! Vamos criar uma corrente de leitores de livros brasileiros. Quem quiser me acompanhar, será muito bem vindo.

Eu leio Brasil. E você?

* Se você é autor nacional e quer que seu livro seja divulgado, entre em contato comigo pelo leiabrasil@janainarico.com.br

Janaina Rico é romancista, cronista, roteirista, palestrante e entrevistadora. Autora dos livros "Ser Clara" (esgotada a primeira edição), "O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar" (no prelo) e Apimentando (no prelo), dos roteiros teatrais "Todas as Piadas de Nossas Vidas" e "O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar" e colunista do site "Mundo Mulher". Nasceu em Brasília (DF), formou-se em Direito e foi servidora pública, mas não exerce a carreira jurídica e pediu exoneração da função pública para se dedicar exclusivamente à literatura.

www.janainarico.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja