Mundo Mulher

Vai para Paris?

DICAS PARIS

Por Leonora R.L.N.

 

O Café Deux Magots, no blvd. Saint Germain, é obrigatório. Vá para tomar um café, um vinho, comer um doce ou mesmo para almoçar vendo os parisienses passarem.

 

O Café de Flore fica ao lado, é um pouquinho mais metido e serve para fazer a mesma coisa.

 

O Café Bonaparte, na rue Bonaparte em frente à Place Saint Germain des Prés tem a melhor salade de chèvre chaud de Paris. Também servem omelettes, croque-monsieurs, etc. Maravilhoso para um lanche ou almoço rápido e, é claro, ver o movimento da praça. Eu amo esse lugar!

 

Ao lado do Bon Marché (Rue de Sèvres, 38, metrô Sèvres-Babylone, shopping chic, frequentado por parisienses e muito bom para compras tanto femininas quanto masculinas), fica a Grande Epicerie de Paris, um super, mega e chic empório, onde você encontra o que existe de melhor no mundo da gastronomia. Azeites, foie gras, frutas, enfin, tout! Para quem gosta de cozinhar, um deleite. Karl Lagerfeld faz compras lá!

 

Se quiser comer um típico couscous marocain, vá ao melhor: o Chez Omar 47, rue Bretagne 75003. É uma coisa aquela sêmola quente chegando na mesa, com uma bola de manteiga derretendo por cima. Para ir com fome!

 

Sopa de Cebola pode ser em algum café na Place Montmartre. Além de lindo, o bairro de Montmartre é frio! Na praça, não deixe de fazer o seu perfil recortado por algum dos artistas. É uma recordação muito simpática.

 

Jardin de Luxembourg: maravilhoso, feminino, para passear, sentar em um banquinho e observar. Sempre tem boas exposições acontecendo por lá. Compre o PARISCOPE em uma banca e confira todas as exposições da cidade. Aliás, compre-o assim que chegar!

 

Passeio delicioso é o Marais, de preferência aos domingos, quando você com certeza vai ver músicos tocando jazz ou música clássica na Place de Vosges, a mais linda do mundo! Coma em algum bistrot da praça que vai comer bem. As galerias são ótimas para entrar e aquecer um pouco se estiver muito frio. Lá perto, tem o museu Picasso, que era casa dele. Maravilhoso!

 

A Place Saint Sulpice em Saint Germain é um lugar belíssimo e chic! De frente à igreja, na cobertura do prédio, mora Catherine Deneuve. Ao lado, a Pierre Hermé é a patisserie mais badalada do momento. Fica no nº 72, rue Bonaparte. Vale a pena comprar alguns macarons de sabores inacreditáveis para experimentar. As caixinhas de chocolates são ótimas opções para presente.

 

Os perfumes da Annick Goutal, loja também na praça, são simplesmente maravilhosos e super especiais.

 

Andar por Saint Germain des Près (ao lado da Place Saint Sulpice) é uma delícia e lá tem um excelente restaurante italiano que é imperdível, o Positano, na rue Guisarde. Vá mais cedo para o jantar, pois tem sempre fila de gente na porta. Tudo é muito bom.

 

Visitar o Louvre de manhã e depois almoçar no Café Marly é um luxo! O café fica em frente à pirâmide e vale a pena sentar de fora, na varanda (se o frio for suportável) e pedir um gateau de tomate au chèvre, se ainda estiver no cardápio de entradas. Se não, os steaks são ótimos.


Depois, atravesse a rua e caminhe pelo Jardin des Tuileries até a Place de la Concorde e chegue ao Champs Elysées. Ou, se preferir egordar um pouquinho, por dentro do jardim mesmo, pegue as saídas para a Rue de Rivoli e vá tomar um chocolate quente no Café Angelina, nº 226. O lugar é um clássico, os doces são de morrer e o melhor chocolate quente do mundo está lá! O chocolat african. Se dê esse prazer!


A Place Vendôme, lá perto, é "a" poderosa e dar uma volta pelas vitrines das joalherias faz brilhar os olhos! Uma entradinha no Ritz para tomar une coupe de champagne no Bar Hemingway é algo rápido e luxuoso. Além disso, entrar no hotel também é um passeio cultural.

 

Passear no Champs Elysées é uma delícia no final de tarde, quando o céu estiver cor de rosa e lilás. Lá, vá na La Durée, a mais antiga pâtisserie da França. Para mim, os melhores macarons e doces do mundo. Sente numa mesinha e tome um chá, acompanhado de um docinho. Ou peça alguns macarons no balcão e saia andando com um saquinho gostoso na mão.


O museu Rodin eu adoro e é pequeno, vale a pena. O novo Orangerie (dos impressionistas, tem as ninpheas de Monet) também é ótimo e fica no Jardin de Tuileries. O D´Orsay é um espetáculo e lá ficam as bailarinas de Degas.

Se quiser ouvir jazz num lugar fantástico, vá ao Duc des Lombards. Veja a programação no site www.ducdeslombards.com e já faça reserva. É um lugar muito antigo e especial.

 

O restaurante L´Atelier de Joel Robuchon é um passeio gastronômico sofisticado e caro. Se quiser comer comida metida, porém boa, vá lá. É diferente e moderno sentar no balcão e ver todo o movimento da cozinha à sua frente. Tá na moda.

Adoro o Chez André. Comida típica francesa e muito gostosa. Das entradas às tradicionais sobremesas, tudo é clássico e muito bom. http://www.gerard-joulie.com/chezandre-1.html

 

Se estiver em Saint Germain e der fome, vá ao La Palette na rue de Seine, 75006. É simples, super parisiense e um dia frequentado por Picasso e Cézanne.

Para tomar um chá, a casa À Priori Thé 35-37, Galerie Vivienne, é deslumbrante. A galeria é belíssima e o Palais Royal é logo alí perto e é outro passeio imperdível.

 

A Diptyque 34, boulevard Saint Germain é uma loja de perfumes e velas simplesmente MARAVILHOSA!!! Tem como clientes Sophie Marceau, as princesas de Monaco, Karl Lagerfeld e Naomi.

 

A melhor padaria de Paris é a Poilâne, 8 rue du Cherche-Midi 75006. Quer se sentir local? Passe por lá, fique na fila no final da tarde e espere para comprar uma baguette, colocá-la de baixo do braço e continuar o seu caminho.

 

O Café de la Paix (Opera) é um lugar tão chic e tão clássico... Tem uma sopa de cebola divina e também é uma boa opção para almoçar.

 

A Fauchon (www.fauchon.com)  é um lugar onde faz você entender o valor que o francês dá à gastronomia. Frutas, chocolates, azeites, pastas, pães, vinhos, tudo! Tudo do melhor e do melhor!

 

Com extraordinária culinária francesa de Alan Ducasse, o Chez Benoit, no 20, rue Saint-Martin 75004, é outra ótima dica para almoço ou jantar. Clássico, clássico, clássico. Desde 1912.

 

Oh lá là! C´est déjà pas mal!

Je vous souhaite un très bon voyage!

Cordialement,

 

Leonora R.L.N.- é desgin de moda e viveu em Paris alguns anos. Apreciadora atenta de tudo que é bom e bonito.

 

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja