Mundo Mulher

São João em Campina Grande

São João em Campina Grande

O maior arraial - Campina Grande realiza uma festa de São João considerada a maior do mundo
 
24/05/2011
 
As tradicionais quadrilhas são um espetáculo que atrai turistas de várias partes do País para as festas de São João realizadas na Paraíba Costuma-se dizer que a Bahia é o templo do axé, que o frevo nasceu e se criou em Pernambuco, que o carnaval é a marca mundial do Rio de Janeiro e que São Paulo é uma cidade multicultural. No Nordeste, entretanto, quando se fala em festejos juninos, pode cravar, sem medo de errar, que o destino é a Paraíba. O Estado garante ter o maior São João do mundo, realizado na cidade de Campina Grande, a 168 km da capital João Pessoa. A festa se prolonga por exatos 30 dias, com 500 atrações e mais de 2 milhões de pessoas curtindo todos os estilos de música. Tem até espaço para o sertanejo.

As festas de São João na Paraíba realmente têm sido um diferencial para atrair cada vez mais turistas. Tanto assim, que cidades como Bananeiras e Areia, localizadas no Brejo paraibano e próximas a Campina Grande, ficam com os hotéis lotados em todos os finais de semana do mês de junho e nas duas primeiras semanas de julho. Seguindo rumo ao Sertão, o município de Santa Luzia (a 263 km da capital) também tem um dos melhores festejos juninos do Nordeste, a exemplo do que acontece em Cajazeiras (a 480 km de João Pessoa).

O São João, além de transformar diversas cidades em verdadeiros arraiais, faz girar a economia, através da geração de empregos e renda. E olha que não são poucos. Somente em Campina Grande, para exemplificar, são criados mais de 2 mil empregos temporários, que fazem injetar na economia mais de R$ 25 milhões, como contabilizou a prefeitura no ano passado. Foram quase 2 milhões de pessoas curtindo a festa em 2010 e a previsão para este ano é de chegar a 2,5 milhões de pessoas durante todos os 30 dias de festa.

A energia dos festejos juninos tem contagiado tanto as pessoas na Paraíba, que até mesmo João Pessoa, que tem a imagem de cidade pacata, de seis anos para cá começa a se revelar como um excelente destino para se curtir as festas. Localizada a menos de uma hora de viagem de Campina Grande, a capital paraibana passou a acomodar em seus hotéis grande parte dos turistas que sobem para a Serra da Borborema. Isto é, curtem as belas praias urbanas da capital e do litoral sul durante o dia, e à noite vão se divertir ao som dos trios elétricos e bandas de forró eletrônico – há espaço para todos.

De olho nesse público, a Prefeitura de João Pessoa passou a promover um São João praticamente do mesmo nível dos do interior do Estado, contratando bandas e artistas regionais, sempre puxados por uma grande atração nacional. Em 2011, artistas do porte de Alceu Valença e Gilberto Gil já estão confirmados e vão dividir as atenções com Zé Ramalho, Antônio Barros e Cecéu, e as bandas Magníficos, Aviões do Forró e Ferro na Boneca, entre outros.


Cidade de Campina Grande está pronta para receber mais de 2,5 milhões de turistas durante os 30 dias de festa junina. O evento começa no dia 3 de junho e segue até 3 de julho, com mais de 500 atrações musicais, que irão se apresentar em diversos bairros da cidade, mas, sobretudo, no Parque do Povo, onde foi montada uma grande estrutura para receber mais de 50 mil pessoas por noite. De acordo com a prefeitura da cidade, no Parque do Povo irão se apresentar mais de 500 atrações musicais no palco do Arraial Hilton Mota, 150 trios de forró nas palhoças, além de 100 quadrilhas e grupos folclóricos estão confirmados para animar os forrozeiros durante mil horas de forró.

Entre as atrações anunciadas estão Flávio José, Alcymar Monteiro, Garota Safada, Santana, Dominguinhos, Geraldinho Lins, Capilé, Amazan, Calypso, Nando Cordel, Ton Oliveira, Elba Ramalho, Aviões do Forró, Sirano e Sirino, Zé Ramalho, Magníficos, entre outros. Além do espaço do Parque do Povo, a festa também será descentralizada e haverá trios de forró pé de serra na Feira da Prata e na Vila do Artesão nos finais de semana.

Os festejos juninos em Campina Grande transcendem e contagiam os turistas que terão à disposição trens ornamentados seguindo para o Distrito de Galante, com trios tocando o verdadeiro forró pé de serra, durante o percurso de pouco mais de 30 minutos. As saídas serão sempre nos finais de semana e começam no dia 11 de junho com a primeira viagem do Expresso Forrozeiro; e no dia 12 em São José da Mata. Nos finais de semana seguintes também haverá programação nessas localidades. Para conhecer toda a programação acesse o endereço: http://www.saojoaodecampina.pb.gov.br/2011

 

Pacotes para ver o São João

Operadoras de turismo preparam roteiros especiais para a Paraíba

As principais operadoras de turismo do Brasil, a maioria estabelecida em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro, estão em plena movimentação de vendas do destino Paraíba para os festejos juninos. Os catálogos da Bancorbrás, CVC, TAM Viagens, Marsans e Visual apresentam roteiros para João Pessoa e Campina Grande durante o mês de junho.

A venda do destino Paraíba é resultado imediato das recentes ações de divulgação e treinamento dos agentes e operadores de turismo dos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília promovidos pela PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) e o trade turístico de João Pessoa.

A expectativa da presidente da PBTur, Ruth Avelino, é que haja um acréscimo de até 60% no fluxo de turistas na Paraíba, a partir de João Pessoa e Campina Grande.

As festas acontecem no período de média alta estação, entre junho e julho - período das férias escolares do meio do ano. “Estamos reforçando o trabalho de treinamento dos agentes e operadores nos principais mercados emissivos de turistas para o Nordeste, que são profissionais especializados na venda de destinos turísticos. O resultado tem sido bastante positivo, a partir da oferta de pacotes nas maiores operadoras do País”, afirma a executiva.

Vendas

Operadoras como a Marsans estão vendendo roteiros combinados com Recife e Natal, para um pacote de até sete noites, em vôos regulares. Já a TAM está negociando o fechamento de voos charters, como ocorre todos os anos nos períodos de aumento de fluxo de turistas para a região. A Azul Linhas Aéreas confirmou o início de um segundo voo para João Pessoa a partir do dia 1º de junho, com chegada às 17 horas, durante 30 dias.

O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, tem registrado aumentos significativos desde o começo do ano, segundo informação da Superintendência da Infraero. Nos primeiros quatro meses do ano, a movimentação de passageiros (embarques e desembarques) cresceu 24,91% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 380.100 passageiros. Durante todo o ano de 2010, 923.053 passageiros cruzaram os portões do aeroporto para viajar.

Para reforçar ainda mais a divulgação do destino Paraíba, focando nos festejos juninos, a operadora Visual, na capital paulista, vai promover no dia 7 de junho o seu primeiro workshop cujo o tema será Um Arraial de Novidades, com coquetel, shows e festa junina. A Paraíba estará entre os 120 expositores nacionais e internacionais do evento, que será realizado no Terraço Daslu, na Vila Olímpia, uma das localidades mais sofisticadas de São Paulo. A estimativa é de reunir um público de 3 mil agentes de viagens de todo o País. A cantora paraibana Elba Ramalho está confirmada para fazer um show especial.


Fonte: Fábio Cardoso - da Paraíba, especial para O POPULAR -  Fotos: César di Cesário e Augusto Pessoa

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja