Mundo Mulher

Quer trocar de casa nas férias?

05/10/2011 


Sistema de venda fracionada chega ao mercado de turismo do Brasil, oferecendo a chance de até 12 pessoas serem donas de uma única casa de férias de alto padrão

 
Sala de estar de uma das residências: cada casa do projeto pode ser partilhada por até 12 proprietários
 
Piscina no interior do condomínio
 
Píer que dá acesso à lagoa do local: sossego em meio a belas paisagens


 
As casas do condomínio na Costa do Sauípe, na Bahia

Um novo tipo de turismo, já experimentado nos Estados Unidos há mais de 20 anos, chega ao Brasil trazendo um inovador conceito de posse. Trata-se da propriedade fracionada, sistema em que vários donos compartilham um único bem em esquema de rodízio, como uma espécie de sociedade, a preços bem mais acessíveis.
O negócio foi implantado há pouco mais de um ano no mercado de turismo, para a venda de casas de férias. Por meio dele, é possível comprar uma fração de um imóvel na praia, por exemplo, dividindo a casa com outros 11 proprietários.

Cálculos detalhados, tabelas de semanas e escalas de prioridade garantem uma distribuição democrática, de maneira que cada um dos 12 donos das frações usufrua de quatro semanas do imóvel ao longo do ano, alternando entre períodos de alta, média e baixa temporada. Para que ninguém se sinta condenado a passar as férias sempre no mesmo lugar, o modelo permite também troca de semanas da casa-base por hospedagem em imóveis de luxo, apartamentos ou flats associados ao The Registry Collection (TRC), em paraísos ao redor do mundo.

Assim, quem tem uma fração de uma casa na Bahia pode, se quiser, passar suas férias em um belo condomínio na Grécia, numa mansão na Tailândia ou em um castelo na Toscana.

Opções

No Brasil já existem iniciativas desse tipo em Londrina (PR), Itacaré e Costa do Sauípe, na Bahia, onde são oferecidos empreendimentos de luxo para compra fracionada. Os imóveis localizados na Costa do Sauípe - visitados pelo POPULAR - dão uma ideia de como funciona o sistema.

São casas de alto padrão da Odebrecht Realizações Imobiliárias, construídas no Condomínio Quintas Private Residences, a 75 quilômetros de Salvador. Com quatro suítes, deck, piscina, espaço gourmet e demais dependências, distribuídas em 300 metros quadrados de área construída, elas são entregues completamente mobiliadas e equipadas, incluindo todos os eletromésticos e enxoval completo, como almofadas, travesseiros, roupa de cama e banho.

A regra do condomínio é oferecer praticidade e conforto, conciliando a liberdade de uma casa de férias com as facilidades dos serviços de hotelaria. O dono da fração não precisa se preocupar sequer em se lembrar da chave da casa. Cada vez que uma família chega para se hospedar, um funcionário se encarrega de recepcionar o grupo e fazer o check-in, conferindo todos os itens do imóvel.

Há uma copeira à disposição para preparar o café da manhã, faxineiras que providenciam a limpeza e troca do enxoval duas vezes por semana, e o visitante ainda pode optar por contratar serviços de compras de supermercado ou mesmo de cozinha, ficando com um chef em domicílio.

A fração, com direito real de uso por cem anos, custa a partir de R$ 180 mil reais e pode ser vendida, herdada, emprestada ou presenteada. O proprietário tem também a opção de alugar as semanas que lhe cabem pelo preço que achar conveniente. O valor mensal do condomínio, pago por todos os donos de frações, é de R$ 690 reais, e garante a manutenção completa do imóvel, inclusive com pagamento de taxas, impostos e reposição de eletrodomésticos estragados. No caso de o dano ser provocado por mau uso, o hóspede da semana fica com a responsabilidade de custear o reparo.

"O tempo é uma mercadoria cada vez mais preciosa. A ideia do sistema fracionado é permitir que ele seja aproveitado da melhor forma possível nas férias, sem necessidade de administrar caseiros, funcionários, e com flexibilidade de opções", defende Franklin Mira, diretor de desenvolvimento do Destino Sauípe. Para usufruir dessa flexibilidade a que Franklin Mira se refere, é preciso trocar os dias que o proprietário tem direito por créditos e escolher um dos 180 destinos à disposição em todo o mundo, locais onde há empreendimentos associados ao TRC, uma espécie de clube de férias.

 

Tranquilidade e conforto

O diretor de desenvolvimento do Destino Sauípe, Franklin Mira, garante que a proposta, embora pouco conhecida pelos brasileiros, está sendo bem recebida no País. O perfil da clientela é basicamente composto por famílias com dois filhos, da classe média alta, que viaja muito e busca o negócio com a intenção de usufruir, raramente de investir. É esse o tipo de turista que tem frações nas casas do Condomínio Quintas Private Residences, na Costa do Sauípe, onde também há alguns imóveis adquiridos integralmente, pelo sistema convencional, entre eles os de propriedade de famosos como a atriz Gloria Pires e o músico Carlinhos Brown.


No condomínio, a tranquilidade é total. As casas ficam junto a uma grande reserva de dunas, restinga e Mata Atlântica, margeando a Grande Laguna - lagoa que tem o dobro do tamanho da Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Para chegar até a praia, a poucos metros das casas, pode-se atravessar a lagoa numa balsa que sai em horários regulares, num passeio bucólico pelas águas. Cada casa tem um carrinho de golfe à disposição para percorrer o condomínio, onde são oferecidas diversificadas alternativas de lazer. Campo de golfe, cavalos, caiaques, academia, sauna, lan house, restaurante, espaço kids e um cinema de dez lugares são algumas delas.


Quem estiver no Quintas Private pode também desfrutar de opções de entretenimento do complexo de hotéis de Sauípe, que fica do lado do condomínio, o que inclui shows, restaurantes e lojinhas de artesanato. Os empreendimentos ficam todos dentro da mesma área, uma fazenda de propriedade da Odebrecht, com área de 13 milhões de metros quadrados, no município Mata de São João. Um belo cenário de mar, dunas e coqueiros para se entregar à preguiça, com muito conforto e despreocupação.

O Popular/Silvana Bittencourt - Da Costa do Sauípe - fotos : Júlio Bittencourt

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja